Olá! Hoje vamos aprender a identificar idéias centrais de notícias em reportagens e compreender a relação entre gêneros e mídias, estudando como a notícia é estruturada. Também analisaremos a construção de um infográfico. Utilizaremos reportagens que homenagearam a professora da rede municipal, Winnie Rakel, vítima do coronavírus.
ATIVIDADE 1
Vamos ler agora duas reportagens:
Acesse o link abaixo, disponível em G1-Goiás:
Acesse o link abaixo, disponível em “O Popular”:
No caderno, responda as seguintes perguntas:
1. Na sua opinião, qual é a finalidade de um texto informativo, tal como a reportagem?
2. A reportagem apresenta elementos mais detalhados como levantamento de dados, entrevistas com testemunhas ou especialista e uma análise detalhada dos fatos a partir de um ângulo pessoal. Por isso, ao contrário da notícia, ela é assinada pelo repórter. Identifique o nome dos repórteres que assinam as reportagens acima citadas e escreva-os.
3. A reportagem é uma notícia com mais detalhes. Nestes dois gêneros, notícia e reportagem, deve-se responder as seguintes perguntas referentes ao fato publicado:
a) Onde?
b) Quando?
c) Como?
d) Quem?
e) O quê?
f) Por quê?
Responda, em seu caderno, as perguntas analisando a reportagem do “G1-Goiás”.
4. Volte às reportagens. Identifique um exemplo de uso de discurso direto e transcreva-o.
ATIVIDADE 2
Depois de realizar as atividades, assista ao vídeo “Reportagem – Gêneros Textuais / Brasil Escola” e veja a importância de comparar reportagens de veículos diferentes para não dar crédito a notícias sensacionalistas e fake news, tornando-se, assim, um cidadão mais crítico, logo abaixo:
ATIVIDADE 3
Para ilustrar e explicar, os infográficos são muito utilizados em reportagens. Veja o exemplo, disponível no link:
1. A partir da explicação dada no infográfico sobre o plasma, defina com suas palavras o que é o plasma.
2. Você conhece alguém, familiar ou conhecido que realizou tratamento com o plasma para recuperação do Covid-19? Relate!
3. Deu para perceber que os infográficos trazem informações e mesclam texto e imagem e elementos gráficos. É um gênero midiático novo e, junto com a evolução tecnológica, surgem novos gêneros também, dependendo da necessidade de uso. Existem os infográficos animados e estáticos! Já pensou em elaborar um? Faça um infográfico de como organizar sua rotina de estudos durante esse período de isolamento: suas dúvidas, suas curiosidades… Faça um levantamento e mãos à obra! Faça o seu gráfico em folha em branco. Até a próxima!
Saiba Mais | Referências:
Visite o site do Brasil Escola e saiba mais sobre infográficos:
Visite o site do Brasil Escola e saiba mais sobre Reportagem:
Objeto de Conhecimento | Relação entre gêneros e mídias; Elementos centrais das notícias. |
Habilidades | EF69LP02-C – Perceber a construção composicional e os estilos dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. EF69L003 – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a subtemas; em tirinhas, charges, a crítica, a ironia ou humor presente. EF69LP42-A – Analisar a construção composicional de textos pertencentes a divulgação de conhecimentos: título, (olho e/ou janela), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo, definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais como fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. NOTA: Pensamos essa atividade carinhosamente em homenagem a nossa colega e amiga Winnie Rakel. Foi vítima dessa guerra invisível que tem sido o embate e combate ao coronavírus. Nosso respeito e carinho aos familiares e amigos! |
Proponentes/ Professores: | Ana Lúcia Débora Oiveira Hadassa Freire Hérika Ribeiro Neli Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista |
CRE: | Maria Helena Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ed. Ambiental e Saúde