Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 02/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Olá pessoal. Tudo bem com vocês?
Antes de começar nossos estudos de hoje, quero saber se estão se cuidando para se proteger do Corona vírus?
Sim! Que bom!!
Então vamos começar,!
Quero fazer uma pesquisa com vocês:
Antes dessa quarentena, qual era o seu lazer preferido?
O que fazia para se divertir?
Cinema, museu, show de música, passear no parque, jogar futebol com os amigos, ver televisão, jogar no celular?
A turminha “Adoro Problemas” fez uma pesquisa com o objetivo de montar um gráfico com as respostas de uma pesquisa para saber qual lazer as pessoas mais gostam e qual elas menos gostam
Eles seguiram os seguintes passos:
Primeiro escolheram o tema:
Qual lazer é o preferido das crianças?
Depois, colocaram algumas opções e fizeram uma lista:
- Cinema:
- Teatro
- Livros e gibis
- Televisão
- Videogame
- Outros
Então partiram para uma pesquisa com 40 crianças.
Com os resultados eles montaram uma tabela que ficou assim:
Montar um gráfico com as respostas de uma pesquisa ajuda muito para saber qual lazer as pessoas mais gostam e qual elas menos gostam.
Mas vocês perceberam todos os passos que essa turma fez para conseguir saber tudo isso? Vamos relembrar?
Primeiro eles escolheram o tema: Qual lazer é o preferido das crianças.
Depois, colocaram algumas opções e colocaram em uma lista que foram:
- Cinema:
- Teatro
- Livros e gibis
- Televisão
- Videogame
- Outros
Então partiram para a pesquisa com 40 crianças.
Com os resultados eles montaram uma tabela que ficou assim:
Olhando para o gráfico dá para saber qual foi o lazer preferido, ou seja, qual foi o lazer escolhido do pela MAIORIA?
Isso mesmo, videogame!
Só de olhar a barra do videogame no gráfico já sabemos que ela é a maior.
Será que seu lazer preferido é também o da maioria? Ou está em segundo, terceiro ou quarto lugar? Será que é o da minoria, ou seja, o menos votado?
Você já tinha vistos um gráfico como esse?
Se prestarmos atenção nos jornais e nos noticiários, vemos que muitas vezes eles usam gráficos para mostrar dados de pesquisa.
Algumas vezes eles usam gráficos parecidos com esses que a turminha fez, que chamamos de gráficos de barra, em outras um gráfico conhecido para gráfico de pizza… isso mesmo de pizza.
Com a leitura de gráficos podemos escrever muitas informações baseadas em fatos. Vamos tentar?
Vamos voltar ao Gráfico da turminha “Adoro Problemas.” Com aqueles dados podemos escrever uma recomendação de lazer para as crianças da pesquisa.
Por exemplo: nesta turma a maioria das crianças preferem jogar videogame em seus momentos de lazer, mas aquelas que preferem cinema não fica longe, a diferença é pequena, é de…….
Vou ajudar, se 13 preferem videogame e 9 cinema, qual é a diferença?…. Isso mesmo, basta fazer uma conta de subtração: 13 – 9 que é 4!!! Uma diferença de 4.
Continuando nosso texto: Mas essa turma está mesmo precisando investir na leitura, apenas 3 escolheram gibis ou livros, o que dá uma diferença de 10 para o videogame.
Viu só que bacana? Os gráficos ajudam inclusive a fazer campanhas, a mostram tendências, preferências, estilos de vida e muitas outras coisas.
Agora que vocês já sabem ler gráficos, que tal treinar como fazer um?
Agora vamos colocar a mão na massa e fazer um gráfico?
Se você não tiver uma folha quadriculada, não tem problema, basta uma folha e uma régua.
Agora vou passar os dados para vocês fazer um gráfico e depois escrever um texto sobre ele. Vamos lá?
ESPORTE COLETIVO MAIS POPULAR NA ESOLA:
Agora qeu você já tem os dados, partiu gráfico…
Hoje foi um dia de usar a cachola, não é mesmo?
Que tal terminar essa aula com uma música bem divertida?
Essa música fez parte do filme animação rio 2, que já viu? Ela foi composta pelos integrantes do grupo brasileiro de percussão corporal barbatuques André Hosoi, Renato Epstein e letra de Taura Stinson e André Hosoi.
Podem levantar que a música é animada…
E aí, gostaram?
Por hoje é só pessoal. Não esqueçam do desafio do gráfico e das recomendações dos médicos para conter coronavírus: Fiquem em casa!
Componente | Habilidade |
MATEMÁTICA | (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 4º ano
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: