Você sabia que existem areias coloridas? E que com elas podemos criar muitos trabalhos artísticos, inclusive pinturas? Hoje, você vai conhecer uma artista goiana que é excelente nessa técnica – Goiandira do Couto!
Assista ao vídeo sobre Goiandira do Couto e conheça um pouco mais sobre essa artista goiana e suas técnicas artísticas:
Agora, escreva em seu caderno três frases citando o que você achou mais interessante ver ou conhecer nesse deste vídeo. Veja a organização abaixo:
Frase 1:_____________________________________________________
Frase 2:_____________________________________________________
Frase 3:______________________________________________________
Muito bem!! Escolha alguém da família e conte o que você descobriu com esta renomada artista goiana Goiandira do Couto. Aproveite para ler as frases que você registrou.
Atividade 2
Assista ao vídeo do tutorial de como fazer uma areia colorida:
Agora é sua vez!
A partir do vídeo assistido na atividade 2, faça a sua areia colorida.
Materiais:
Areia de construção ou da praia / Sal refinado de cozinha Tintas (cores de sua preferência) (xadrez, corante alimentício, tinta líquida de bisnaga) Água
Modo de fazer: Primeiro peneire a areia para retirar todas as pedrinhas e para que ela fique bem fininha, acrescente um pouco de tinta e vai misturando conforme mostra o vídeo. Pingue umas gotinhas de água para ajudar a tinta a se dissolver e misturar bem na areia. Em seguida, deixe-a secar no sol por 24 horas.
Prontinho a sua areia colorida está pronta para ser usada.
Atividade 3
Agora o artista será você!
Crie um desenho e decore com a areia colorida feita por você. Passe cola aos poucos e vai jogando devagar a areia com os dedos em cada parte, conforme mostrado no vídeo da atividade 1.
Capriche!
Saiba Mais /Referências:
Objeto de Conhecimento | Artes visuais: Matrizes estéticas e culturais Matrizes estéticas e culturais local e regional Sistemas da Linguagem Artistas e artesões Elementos da linguagem: A Arte e os cinco sentidos |
Habilidades | (GO-EF02AR03-A) Conhecer as distintas matrizes estéticas e culturais, reconhecendo os artistas que contribuem com a produção artística local e regional especificamente e possam produzir, a partir das obras estudadas, desenvolvendo a sua criatividade e expressividade. (GO-EF02AR07-B) Conhecer e respeitar os artistas e os artesãos locais e regionais, bem como estabelecer relações com os nacionais e os internacionais, respeitando a diversidade cultural. (GO-EF02AR02-A) Conhecer e explorar elementos diversos que estimulem outros sentidos para além do visual, bem como dialogar com a produção artística, como vivências sonoras, táteis, olfativas e de gustativas, ampliando as suas sensibilidades. |
Componente Curricular | Artes Visuais |
Proponentes/ Professores: | Rejane Faleiro de Souza e Luciene Cunha Barbosa |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2 o ano – Corpo, Expressão e Movimento