You are currently viewing Geografia – Fluxos migratórios na América Latina

Geografia – Fluxos migratórios na América Latina

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Latino americano – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/garotas-wayuu-indiano-cultura-4232029/

Fluxos migratórios na América Latina 

O continente americano apresenta grande extensão latitudinal e por isso pode ser regionalizado utilizando diferentes critérios. Quando consideramos características culturais, econômicas e aspectos comuns do processo de colonização, o continente americano está regionalizado na América Latina e América Anglo- Saxônica. 

A América Anglo- Saxônica é formada apenas pelos EUA e o Canadá, são Países de língua inglesa, foram colônias de povoamento e atualmente são economias desenvolvidas. 

Já a América Latina é formada por países de língua neolatina (português, espanhol, francês, entre outras), foram colônias de exploração e atualmente são economias emergentes ou em desenvolvimento. Ainda que na América Central tenha países que falam inglês, o passado colonizatório comum os classificam como América Latina. 

Ao longo da história a América Latina foi região de atração para diversos migrantes, durante o período das Grandes Navegações, que ocorreu entre os séculos XV e XVII, os povos nativos que habitavam essa região assistiram a chegada dos europeus.  

Ao longo do processo de colonização a América recebeu portugueses, holandeses, franceses, espanhóis e dentre outros.  Ainda nesse período, milhares de africanos foram escravizados no continente americano e esse foi um dos maiores fluxos de migração forçada da humanidade. 

Durante as duas grandes guerras mundiais, na primeira metade do século XX, a América Latina recebeu muitos imigrantes, especialmente europeus, fugindo da guerra. As pessoas buscavam países que estavam iniciando o seu processo de industrialização, nesse período o Brasil recebeu italianos, russos, alemães, japoneses, dentre outros. 

Por volta de 1970 a América Latina passa a vivenciar fluxos migratórios internos ou pessoas saindo dos países latinos em direção às nações desenvolvidas. A pobreza, o narcotráfico, a ação de grupos guerrilheiros e fatores naturais são exemplos de fatores que motivam a migração dos latinos. 

É importante destacar que a pobreza é um problema que atinge boa parte dos países latinos americanos o que intensifica os fluxos migratórios, países como Brasil, México e Chile são os que mais recebem migrantes. Venezuela, Haiti, Bolívia e Peru são as nações onde encontramos elevados índices de emigrantes.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Questão 01

Leia o trecho da canção América Latina do rapper Fabio Brazza e responda o que se pede. 

Yo soy americano, latino americano

Filho do fardo escrito por Eduardo Galeano

As veias abertas da América Latina

A mercê dos interesses da América de cima

 América Latina – Fabio Brazza

a) Levando em consideração os mesmos critérios de regionalização adotados para estabelecer a América Latina, qual é “América de cima” citada na canção? 

b) O trecho da música evidencia que América Latina está sujeita aos interesses da América de cima, quais motivos podem justificar essa afirmativa?

Questão 02


Leia:

Na Argentina, por exemplo, o principal destino dos migrantes na América do Sul, o então presidente Mauricio Macri aprovou um decreto em 2017 para limitar a entrada de imigrantes e facilitar a deportação, o que causou duras críticas da Organização das Nações Unidas (ONU). No Chile, o presidente Sebastián Piñera também endureceu as políticas de imigração.

O tumulto político também aumentou a pressão. Grandes protestos no Chile e na Colômbia, um golpe na Bolívia, uma crise política que viu três homens diferentes assumirem a presidência do Peru em uma semana e o fortalecimento do regime autoritário da Venezuela levaram milhões de latino-americanos a sair em busca de uma vida melhor.

“Embora tradicionalmente existissem países latino-americanos que eram o destino final de muitos migrantes, atualmente todas as nações da região têm tanto migrantes que chegam para se estabelecer como aqueles que estão de passagem”, detalhou o especialista Doña-Reveco.

MOHOR, D. Crise migratória sem precedentes dispara na América Latina. Disponível em:<https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/crise-migratoria-sem-precedentes-dispara-na-america-latina/>. Acesso em 10, mar. 2022.

a) De acordo com a reportagem da Daniela Mohor, para a CNN Brasil, quais motivos têm levado os latinos americanos a migrar?

b) América Latina ao longo da sua história já recebeu imigrantes de diversos países, atualmente assistimos a inversão migratória que leva muitas pessoas a deixarem a América Latina em direção às nações desenvolvidas. Entre 2009 e 2014 64% dos latinos imigrantes deslocaram- se dentro da própria região, aponte quais fatores contribuem para que os latinos não procurem outros destinos.

Questão 03


Considerando a crítica presente na charge e as questões migratórias no continente americano assinale alternativa correta:

(A) A charge representa a dificuldade que os americanos encontram quando tentam migrar dentro da América Latina, países latinos não recebem migrantes de outras nações latinas. 

(B) Nos anos 2000, países desenvolvidos endurecem as medidas para restringir a entrada de migrantes, os EUA constroem muros na sua fronteira com o México e estabelece leis e regras mais rígidas para os imigrantes. 

(C) Durante muitos anos América Latina atraiu imigrantes de diferentes regiões do planeta, recentemente observamos que a maior parte dos imigrantes que vivem na América Latina são oriundos da América Anglo- Saxônica. 

(D) Devido ao alto fluxo migratório no continente americano vários países construíram muros na tentativa de reduzir a migração, a charge evidencia muros mais frágeis presentes apenas em países mais pobres.

Questão 04

América – Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina#/media/Ficheiro:Latin_America_(orthographic_projection).svg

A  região em destaque na imagem é: 

(A) América do Sul 

(B) América do Norte

(C) América Latina 

(D) América Anglo- Saxônica

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=7AZRp73h7K0
Canal Geo Power “Atividade 04 – Grandes deslocamentos na América Latina – 8° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7AZRp73h7K0>. Acesso em: 01, abr. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/


Habilidade:(EF08GE04-A) Identificar e compreender os fluxos de migração na América Latina, movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração, e as principais políticas migratórias da região.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 
EBC. Povos Indígenas: conheça os direitos previstos na Constituição. Disponível em:<https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-04/povos-indigenas-conheca-os-direitos-previstos-na-constituicao>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
FUNAI. Terras indígenas: o que é?. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
Índio, ou nativo americano. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/índio-ou-nativo-americano/482011>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.