Olá! Como você está? Espero que esteja bem. E o estudo da Matemática? Está preparado para mergulhar em um universo de descobertas e aprendizagem? Você já ouviu falar de Estatística? Conhece formas em que ela é utilizada na sociedade? Hoje você vai conhecer um pouco desse conteúdo e se surpreender de como a Estatística está tão próxima de você! Vamos começar?
A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los bem como analisar informações.
Assista ao vídeo a seguir e veja o que é e para que serve a Estatística:
ATIVIDADE 1
Responda em seu caderno as questões a seguir relacionadas ao vídeo que você assistiu. Se precisar, assista-o novamente. Vamos lá?
1) De acordo com o vídeo, o que é a Estatística e para que ela serve?
2) Cite dois exemplos de como a Estatística é utilizada:
3) O que é análise estatística? Quais os dois métodos utilizados para fazer a análise estatística?
Uma das formas de apresentar informações e dados é através dos gráficos. Esse tipo de apresentação facilita a compreensão. Veja alguns tipos:
Grafico 4: de setores↑
Portanto, os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas.
Você já parou para pensar como deve ser construído um gráfico?
Ao construirmos um gráfico em estatística, devemos levar em consideração alguns elementos que são essenciais para sua melhor compreensão. Um gráfico deve ser simples devido à necessidade de passar uma informação de maneira mais rápida, ou seja, em um gráfico estatístico, não deve haver muitas informações, devemos colocar nele somente o necessário. Além disso, as informações de um gráfico devem ser claras e verdadeiras de acordo com as informações levantadas na pesquisa.
Veja um exemplo:
Uma empresa deseja verificar seu faturamento em determinado ano, os dados foram dispostos em uma tabela:
Uma empresa deseja verificar seu faturamento em determinado ano, os dados foram dispostos em uma tabela:
Mês | Faturamento | Mês | Faturamento |
Janeiro | R$ 10.000,00 | Julho | R$ 8.000,00 |
Fevereiro | R$ 15.000,00 | Agosto | R$ 16.000,00 |
Março | R$ 8.000,00 | Setembro | R$ 10.000,00 |
Abril | R$ 15.000,00 | Outubro | R$ 11.000,00 |
Maio | R$ 20.000,00 | Novembro | R$ 11.000,00 |
Junho | R$ 24.000,00 | Dezembro | R$ 20.000,00 |
Agora, veja a demonstração dos dados contidos na tabela em um gráfico de segmentos:
Faturamento anual da empresa
ATIVIDADE 2
Registre em seu caderno as questões a seguir analisando o gráfico acima:
- Em quais meses o faturamento foi abaixo de R$11 000,00?
- Qual o total do faturamento do primeiro semestre (janeiro a junho)?
- Em que mês houve o maior faturamento? Qual valor em reais?
- Qual o total do faturamento do segundo semestre (julho a dezembro)?
- Quais os meses em que o faturamento foi de R$20 000,00?
Muito bem! Falamos aqui que gráficos são representações utilizadas em análises informativas ou de valores numéricos. Esses dados são transmitidos por pontos, linhas e formas geométricas.
Servem para destacar a dimensão estática dos fenômenos, indicar padrões e tendências, além de comparar determinadas circunstâncias em um período de tempo.
Normalmente são aplicados em pesquisas, concursos, vestibulares, nos meios de comunicação (jornais impressos, internet, TV, etc.) e em disciplinas escolares (matemática, história, química, física, entre outros).
E você sabe quais elementos não podem faltar em um gráfico?
Alguns elementos estão presentes em todos os tipos de gráficos. São eles:
Título: frases curtas com a palavra-chave do assunto apresentado.
Fonte: parte importante para dar credibilidade ao gráfico. Identificação da fonte (estudos científicos, órgãos públicos, instituições privadas, economistas, etc.) no qual a informação foi retirada.
Números: valores que são essenciais para a comparação dos fatos. Eles são organizados em ordem crescente e apontam quantidades e períodos (mês, semestre, ano).
Legendas: pequeno resumo das informações analisadas no gráfico. Podem ser colocadas em qualquer parte e destacadas por cores.
Ótimo! Já sabemos o que é a Estatística, os tipos de gráficos e os elementos que não podem faltar em um gráfico. Agora, no vídeo a seguir CLICANDO AQUI e veja como se constrói um gráfico.
ATIVIDADE 3
Agora é sua vez! Vamos praticar? Registre as perguntas e respostas em seu caderno.
Luíza plantou 100 sementes para cada tipo de vegetal em sua horta. Entretanto, apenas algumas das sementes cresceram e viraram mudas. Veja esses números na tabela ao lado:
Crie um gráfico de barras para representar quantas mudas cresceram para cada tipo de vegetal. Siga o modelo abaixo. Não se esqueça de criar um título para seu gráfico.
Por falar em Estatística, você sabe o que é IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)? Veja o vídeo a seguir:
Estatística (para leigos): aprenda fácil e rápido! – YuTube
Viu só? O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é considerado um órgão importante e conceituado na área de Estatística.
ATIVIDADE 4
1. Agora, no seu caderno, responda as perguntas a seguir: Qual o significado de IBGE?
2. Qual a função do IBGE?
3. Como é feita a pesquisa do IBGE?
Muito bem! Hoje mergulhamos nos conhecimentos estatísticos. Foi bem legal não acha? Continue empenhado nos estudos e não se esqueça de que você é capaz. Até a próxima!
Saiba Mais / Referências:
Canal Explicador Virtual – EV@ – YuTube
Objeto de Conhecimento | – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barra simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas: – Coletas de dados, organização e registro |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF06MA32-A) Ler, interpretar, resolver e interpretar situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer o uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações em tabelas, vários tipos de gráficos e texto. |
Proponentes/ Professores: | Ângela Betânia Dias de Souza Fernanda Carolina Ribeiro de Freitas Almeida Willian Limirio de Oliveira Júnior Wender Divino de Souza Teodoro |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |