“Ginástica para todos”, você já ouviu falar? No vídeo a seguir você vai conhecer mais sobre essa modalidade, que é bem ampla e utiliza elementos da Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim. Ela também aborda manifestações de danças, expressões folclóricas e jogos, assista ao vídeo a seguir e aprenda mais.
Vídeo 1
Trabalho de formiguinhas – Gymnarteiros/UFC” – Canal: Kássia M. – https://www.youtube.com/watch?v=9C2DzhCQH2o
Atenção: É muito importante aguardar o retorno das aulas para tentar realizar esses movimentos com a orientação do seu professor ou professora na escola.
Atividade 1
Interessante, não é? Agora acesse ao link abaixo e leia mais informações sobre a “Ginástica para todos”. Descubra a origem dessa forma de fazer ginástica e escreva em seu caderno.
Ginástica Para Todos – site UFRJ – https://www.eefd.ufrj.br/ginastica-para-todos
Atividade 2
Agora pesquise sobre a “Ginástica para todos”, descubra por qual motivo ela tem esse nome e continue com suas anotações em seu caderno.
Atividade 3
Você já realizou alguma vez um movimento de ginástica? Qual? Tente escrever com suas palavras como esse movimento é feito, como se estivesse ensinando a alguém.
Atividade 4
Pesquise os diferentes tipos de ginástica que compõem a “Ginástica para todos” (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim), depois tente identificar alguns desses elementos na apresentação que você acabou de assistir.
Saiba mais:
Atividade | Ginástica Para Todos 2” – Canal: TV INES – https://www.youtube.com/watch?v=mKnWnKgMHy8&t=2s
Por Dentro Das Olimpíadas #27 – Ginástica Artística” – Canal: Esporte Interativo – https://www.youtube.com/watch?v=hioLPlPtjeg
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento
HABILIDADES: | (GO-EF06EF20) Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas (ginástica artística, rítmica, natural, etc.), identificando e refletindo sobre as esportividades.(GO-EF06EF21) Experimentar a ginástica de condicionamento físico, Identificando, apropriando e analisando características histórico-culturais, valores, normas, objetivos e técnicas presentes nessa modalidade. |