Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Domínios morfoclimáticos
O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, por volta de 1960, considerou a relação entre relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia para estabelecer os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos. Classificando o espaço geográfico em seis domínios, são eles: amazônico, caatinga, cerrado, mares de morro, araucárias e pradarias.
O domínio amazônico está localizado na região norte do Brasil, nesse domínio predomina a floresta equatorial, abrigando a maior biodiversidade do mundo, a vegetação é classificada em mata de igapó, várzea e terra firme. As matas de terra firme não estão sujeitas a inundação, já as matas de várzea estão sujeitas a inundação no período de chuvas e as matas de igapó permanecem inundadas o ano inteiro.
O clima predominante é o Equatorial (Quente e úmido), no domínio amazônico o relevo é de baixas altitudes, com a presença de planícies, planaltos e depressões. A bacia do Rio Amazonas e Araguaia-Tocantins compõem os recursos hídricos dessa região, sendo o Rio Amazonas o maior do mundo em volume de água.
A Caatinga ocorre principalmente na região nordeste, esse domínio abriga paisagens exclusivas do Brasil. O clima semiárido (quente e seco), faz com que a vegetação seja adaptada a essa condição, predominando espécies rasteiras e capaz de armazenar água. Nesse domínio, o relevo é formado por depressões cercadas por planaltos, com solo raso e pouco permeável. Alguns rios dessa região são intermitentes, ou seja, secam durante um período do ano.
O Cerrado pode ser encontrado nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Apresenta clima tropical com duas estações do ano bem definidas: verão (quente e úmido) e inverno (menos quente e seco). Neste domínio predominam os planaltos, a vegetação é de pequeno e médio porte, com tronco e galhos retorcidos. A região onde o solo do Cerrado é pouco fértil e ácido, obrigando a utilização de fertilizantes e da técnica da calagem para viabilizar o plantio. Conhecido como caixa d’água do Brasil, abriga as nascentes de importantes rios como o Paraná, São Francisco, Tocantins, Araguaia e Parnaíba.
Nas Pradarias os Campos Sulinos ou Pampas gaúchos dominam as paisagens da região Sul. Apresenta clima subtropical, com vegetação composta por gramíneas que cobrem as planícies que são a principal unidade de relevo da região.
O domínio das Araucárias estende-se pelas regiões sul e sudeste, esse domínio apresenta solo fértil com predomínio da Mata de Araucária, onde encontramos o Pinheiro do Paraná. Nessa região podem ocorrer geadas em decorrência do clima subtropical frio e úmido.
Questão 01
A imagem representa uma paisagem brasileira onde predomina o clima semiárido, quente e seco. Por isso a vegetação é adaptada às elevadas temperaturas e longos períodos de estiagem presente no
(A) Domínio Amazônico.
(B) Domínio do Cerrado.
(C) Domínio da Caatinga.
(D) Domínio das Araucárias.
Questão 02
A imagem representa o Domínio Morfoclimático que pode ser conhecido como caixa d’água do Brasil em decorrência dos reservatórios subterrâneos presentes nessa região e por ser nascente dos principais rios brasileiros. Onde apresenta solo ácido, que dificulta a agricultura, é comum a prática da calagem para viabilizar o plantio no
(A) Domínio Amazônico.
(B) Domínio do Cerrado.
(C) Domínio da Caatinga.
(D) Domínio das Araucárias.
Questão 03
Conforme o mapa dos Domínios Morfoclimáticos e considerando as macrorregiões do IBGE as Pradarias estão localizadas em quais regiões do Brasil?
Questão 04
Escreva as características do Domínio Amazônico.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente curricular: | Geografia |
Habilidade: | (EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos. |
Referências | AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003. ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ______________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. A NATUREZA DA FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/438/7/geo_m3d5_tm05.pdf>.Acesso em: setembro de 2022. SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: setembro de 2022. |