You are currently viewing Geografia – Recursos hídricos: água doce

Geografia – Recursos hídricos: água doce

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Água. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/derrubar-respingo-agua-l%C3%ADquido-3698073/>. Acesso em: 22, dez. 2023.

Recursos hídricos: água doce

Aproximadamente 70% da superfície terrestre está coberta por água, por isso, muito provavelmente, você já ouviu dizer que a Terra é o planeta água. No entanto, apenas 3% da água disponível no planeta é classificada como doce, o restante são as águas que compõem os mares e oceanos. 

Dos 3% de água doce disponíveis no mundo, apenas 1% é acessível aos seres humanos, considerando que 2% da água doce está localizada nas geleiras, o que dificulta o acesso ao recurso. Ainda assim, nem toda água doce disponível é potável, ou seja, própria para o consumo humano e para produção de alimentos. 

A água é necessária para manutenção dos seres humanos, porém utilizamos esse recursos para outras atividades e por isso é importante preservar e usar de forma consciente, garantindo que haja recursos para as gerações futuras.

Os rios fazem parte daqueles 1% de água doce do mundo e são utilizados para pesca, para captação de água e para circulação de mercadorias e pessoas. Os rios onde é possível movimentar cargas e pessoas são chamados de navegáveis e as hidrovias são os caminhos percorridos pelas embarcações para os deslocamentos.  Estima- se que o Brasil possui 42 mil quilômetros de rios com potencial para navegação e utiliza aproximadamente 30% das possíveis rotas hidroviárias. 

As usinas hidrelétricas produzem mais de 60% da energia elétrica consumida no Brasil, sendo a principal matriz geradora de energia elétrica. Essa é produzida pela vazão do rio, a partir do potencial hidráulico do curso d’ água. A região norte do Brasil detém quase 40% dos recursos hídricos do país e abriga quatro das cinco maiores usinas hidrelétricas brasileiras. 

Ainda que compreendemos a importância dos recursos hídricos para nossa sobrevivência, nem sempre a gestão das bacias hidrográficas ocorre da forma necessária. O descarte irregular do esgoto nas áreas urbanas, a poluição dos rios e a contaminação dos reservatórios subterrâneos, o desmatamento das matas ciliares, o descuido com as nascentes, o assoreamento dos rios, dentre outros, geram impactos negativos.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Rio Tietê – Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Polui%C3%A7%C3%A3o_no_Rio_Tiet%C3%AA_em_Salto_-_panoramio_-_zardeto.jpg

A imagem apresenta a espuma de poluição no Rio Tietê, as águas do Tietê abastece milhares de famílias em São Paulo e irriga lavouras pelo estado. Sabendo disso, quais medidas podemos adotar para reduzir a poluição que atinge o Rio Tietê e diversos cursos da água pelo Brasil.

QUESTÃO 2

Aproximadamente 60% da energia elétrica brasileira é produzida pelas Usinas Hidrelétricas, que geram energia a partir da vazão do rio, do potencial hidráulico do curso d’ água. Sabendo que das cinco maiores usinas hidrelétricas do Brasil, quatro estão localizadas na mesma macrorregião, assinale alternativa que apresenta a região que abriga as maiores usinas hidrelétricas do Brasil. 

(A) Nordeste 

(B) Norte

(C) Sudeste 

(D) Centro- Oeste

QUESTÃO 3

Explique como as mudanças climáticas podem impactar os recursos hídricos. Aponte os efeitos esperados nas chuvas, disponibilidade de água doce e estratégias de adaptação necessárias para lidar com essas mudanças.

QUESTÃO 4

Qual é uma das estratégias mais eficazes para conservar os recursos hídricos?

a) Aumentar a irrigação em áreas agrícolas com técnicas rudimentares.

b) Construir mais represas e barragens em locais onde hoje é proibido. 

c) Promover o reúso da água em atividades domésticas e industriais.

d) Desenvolver novos métodos que aumentam o uso de água potável. 

Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF06GE04-D) Identificar as diferentes formas de uso das bacias hidrográficas, hidrovias, energia, irrigação, consumo, bem como seus impactos ambientais.
Referências:BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Hidrovias do país batem recorde histórico de movimentação de cargas. Disponível em: <https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/08/hidrovias-do-pais-batem-recorde-historico-de-movimentacao-de-cargas>. Acesso em: 18, dez. 2023.
SHIMAKO, M. Z. O potencial hidrelétrico brasileiro e a maior usina geradora de energia do Mundo. Disponível em:<www.usp.br/portalbiossistemas/?p=7865>. Acesso em: 18, dez. 2023.
SORICE, G. Água potável e Saneamento. Disponível em:<https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/agua-potavel-e-saneamento/>. Acesso em: 18, dez. 2023.
SOUZA, J. Semana do Meio Ambiente: os impactos ambientais sofridos pelas bacias hidrográficas no contexto urbano. Disponível em:<https://www.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12687-semana-do-meio-ambiente-os-impactos-ambientais-sofridos-pelas-bacias-hidrograficas-no-contexto-urbano>. Acesso em: 19, dez. 2023
WWF- BRASIL. Dia mundial da água. Disponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/dia_da_agua/#:~:text=Isso%20porque%20apesar%20de%20mais,apenas%203%25%20s%C3%A3o%20%C3%A1gua%20doce.>. Acesso em: 18, dez. 2023