You are currently viewing Geografia – Usos do solo na zona rural e urbana e os impactos ambientais

Geografia – Usos do solo na zona rural e urbana e os impactos ambientais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Usos do solo na zona rural e urbana e os impactos ambientais

O mapa de uso e ocupação do solo na Região Metropolitana de Goiânia, apresenta o intenso processo de urbanização e uso do solo na região. O crescimento populacional e expansão urbana geram uma série de impactos ambientais significativos, afetando tanto os ecossistemas naturais quanto a qualidade de vida da população local.

Um dos impactos ambientais decorrentes do uso do solo e da urbanização em Goiânia é a perda de áreas verdes e de habitats naturais. Com o rápido crescimento urbano, muitas áreas anteriormente cobertas por vegetação nativa, como cerrado e matas ciliares, são convertidas em áreas urbanizadas, resultando na fragmentação e degradação desses ecossistemas. Um exemplo, são as notícias de animais silvestres “invadindo” condomínios fechados em Goiânia e na Região.

Mapa dos pontos de alagamento e inundações em Goiânia entre 2006 e 2010

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa sobre os principais problemas ambientais urbanos e produza um texto sobre qual problema ambiental mais afeta a região onde você mora, cite exemplos no decorrer da construção do texto.

QUESTÃO 02

Faça uma pesquisa e produza um texto sobre como desenvolver um uso do solo sustentável nas zonas rurais.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades:(EF06GE10-A) Relacionar e problematizar os impactos ambientais das diferentes formas de uso do solo, rotação de terras, terraceamento, aterros, bem como dos recursos hídricos, em espaços e tempos diferentes.
Matriz de habilidades essenciais:Distinguir diferentes usos do solo na zona rural e urbana como: rotação de terras, terraceamento, correção do solo, plantio direto.
Referências:REGO, Thalyta Lopes; BARROS, Juliana Ramalho. ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES EM GOIÂNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA IMPRENSA LOCAL E DOS REGISTROS DA DEFESA CIVIL. Revista Formação, n.21, volume 1 –p. 170-185, 2014. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/2358>. Acesso em 14 de maio de 2024.

RIOS, Rafaela Nunes. ANÁLISE ESPACIAL EXPLORATÓRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA. Artigo publicado no Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz – IEPG. Disponível em: <https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao_11_Rios_Rafaela_Nunes.pdf>. Acesso em 14 de maio de 2024.

SANTOS, Paulo Sergio dos , SANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos, SANTOS, Raul dos. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO: REFLEXÃO SOBRE IMPACTO AMBIENTAL. Revista Agri-Environmental Sciences, Palmas-TO, v. 7, e021005, 2021. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/agri-environmental-sciences/article/download/5208/2600/>. Acesso em 14 de maio de 2024