You are currently viewing Geografia – Urbanização

Geografia – Urbanização

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Atualmente a maior parte da população mundial, do Brasil, de Goiás e de Goiânia é urbana, mas acredite, nem sempre foi assim.  A urbanização é um processo recente em nossa história foi apenas em 2008 que o mundo se tornou urbano, ainda que países como Inglaterra, França e Estados Unidos tenham vivenciado a urbanização no séc. XVIII. 


Urbanização 

Ainda que urbanização seja um nome recorrente nas revistas, jornais ou até mesmo nas atividades realizadas na escola alguns estudantes apresentam dificuldades de compreender o conceito de urbanização ou do crescimento urbano. 

Quando o crescimento da população urbana é proporcionalmente maior do que a população do campo estamos vivenciando a urbanização. Na Europa, o processo de urbanização foi intensificado pela Revolução Industrial, ao passo que as indústrias, instaladas nas cidades, geravam empregos e atraíam pessoas do campo para as cidades impulsionavam a urbanização. 

Países como Estados Unidos, Japão, dentre outros também vivenciaram a urbanização impulsionada pela industrialização e pela mecanização do campo o que provocou o êxodo rural, as pessoas saiam em massa do campo, agora mecanizado e com pouca oferta de emprego, para buscar trabalho nas grandes cidades. 

Atualmente, outros fatores são influenciadores do processo de urbanização, entre eles temos o desenvolvimento das tecnologias, e o terceiro setor da economia que se refere às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. Dessa forma, hoje as cidades atraem as pessoas por suas possibilidades e ofertas de comércio, saúde, educação, entretenimento, entre outros. 

O crescimento urbano ocorre quando a cidade amplia o espaço físico da sua área urbana com a criação de novos setores, ampliação das vias municipais de tráfego, construção de equipamentos de lazer, dentre outros. 

O mundo é urbano?

Quando mais de 50% da população de uma região vive em áreas urbanas, podemos dizer que essa região é urbana. Foi apenas em 2008 que a população mundial ultrapassou pela primeira vez a marca de mais de 50% de moradores urbanos. 

Alguns países vivenciaram a urbanização primeiro e em 2008 já contavam com mais de 90% da sua população em área urbana, mas em cenário global encontramos diferentes realidades. Atualmente 54% da população mundial vivem em áreas urbanas, segundo relatório da ONU em 2022 atingimos a marca de 8 bilhões de habitantes no planeta Terra. Para comportar toda essa galera, e fruto das dinâmicas do sistema capitalista, vivemos agrupados, as cidades com mais de 10 milhões de habitantes são chamadas de megacidades. Em 1950 o mundo contava apenas com 2 megacidades, já em 2019 eram 33 cidades com mais de 10 milhões de habitantes.


RESPONDA AS QUESTÕES


Questão 01

CIDADEPOPULAÇÃO 
São Paulo (SP)12.396.372
Goiânia (GO) 1.555.626
Rio de Janeiro (RJ)6.775.561
Fortaleza (CE)2.703.391
Faina (GO)6.527
Uberlândia (MG)706.597
Fonte: IBGE Cidades (2021)

a) Dentre as cidades listadas, quais não são capitais de alguma Unidade da Federação brasileira? 

b) Quais cidades nesta lista podem ser consideradas Megacidades? Justifique sua resposta.

c) Pesquise qual é o quantitativo populacional da Região Metropolitana de Goiânia, São Paulo e do Rio de Janeiro.

Questão 02

Segundo a ONU, atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050.
Este crescimento coincide com um período em que muitos países estão implementando processos de políticas descentralizadas. Isso estaria resultando num aumento das responsabilidades de governos locais.

ONU CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO. Disponível em:<https://news.un.org/pt/story/2019/02/1660701>. Acesso em 22, jan. 22.

No que diz respeito à expectativa do aumento do número pessoas que moram em áreas urbanas e o processo de urbanização é possível concluir que: 

a)  De acordo com o texto o processo de urbanização está estagnado, não havendo mais motivos para justificar o crescimento urbano. 

b) O processo de urbanização ainda está em curso e a população urbana vem crescendo, sendo necessário pensar as cidades para minimizar os impactos negativos que podem ser causados por esse processo. 

c) Ainda que haja estimativas de crescimento da população urbana até o ano de 2050, podemos afirmar que o mundo ainda deve continuar sendo majoritariamente rural.

d) Acompanhando os últimos dados apresentados por diferentes agências de notícias, concluímos que a previsão da ONU é alarmista considerando que a população mundial só deve se tornar urbana em 2050.


Questão 03


Goiânia – Vila Mutirão 

Mil casas construídas em um único dia. Isso é possível? Em Goiânia, no início da década de 80, isso foi sim. Essa obra grandiosa foi executada pelo então governador do estado, Iris Rezende.

O ano era 1983. O estado, assim como todo o Brasil vivia um momento de grandes dificuldades financeiras, mas igualmente de grandes mobilizações sociais. A classe mais pobre, que não havia sido contemplada pelos programas habitacionais dos governos militares, ajudada por entidades, promovia ocupações por todo lado. Em Goiás, para conter essa onda, o então governador recém eleito, Iris Rezende Machado, buscou uma solução populista, mas ao mesmo tempo, chamada de mutirão da moradia.

O primeiro bairro a ser erguido seria em Goiânia e o projeto era impactante e ambicioso: construir mil casas em um único dia, em regime de mutirão. A iniciativa não admitia erros. Um fracasso ou grandes falhas significaria um prejuízo político muito grande para um líder em ascensão. O professor Sílvio Antônio de Freitas, que esteve no mutirão e estudou a construção do bairro para sua tese de mestrado, explica que o projeto exigiu um planejamento minucioso e a participação de muita gente.

Fonte: https://goiasdenorteasul.com.br/programa_goiania–vila-mutirao_29

De acordo com o texto podemos concluir que: 

a) A construção da Vila Mutirão evidencia o movimento dos políticos goianos para aumentar o número de moradores no campo. 

b) As construções, ainda que precarias, na Vila Muitirão, explicam os motivos que incentivaram a urbanização em Goiânia. 

c) A construção da Vila Mutirão é um exemplo de crescimento urbano, que ocorre quando o espaço físico urbano da cidade está em expansão.

d) As construções realizadas na Vila Mutirão expressam a necessidade de construir novas moradias no campo para abrigar a população rural.

Questão 04

Descreva o que você entende por urbanização e qual relação podemos estabelecer entre urbanização, mecanização do campo e industrialização?

SAIBA MAIS

Ficou perdido nessa atividade? Se liga nesse Saiba Mais diferenciado sobre a Urbanização que vai te dar uma forcinha para responder as questões.

Canal Geo Power “Urbanização – 9° Ano – Atividade 01“. Disponível em <https://youtu.be/BTmE8Z_J8x8> acesso em 15 fev 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente curricular:Geografia
Habilidade:(EF07GE01-A) Identificar o imaginário/conhecimento que os estudantes possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil 

(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ARRAIS, T. A. A  Produção  do  Território  Goiano  –  economia, urbanização e metropolização. Goiânia: Editora da UFG, 2013.
FONSECA, R. A industrialização de Goiás: um caso de sucesso. Disponível em:<https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/14474/1/A%20industrializa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s_11_P_BD.pdf>. Acesso em: 01, fev de 2022.
GOBBI, L. D. Urbanização brasileira. Disponível em: <http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html>. Acesso em: 01, fev de 2022
 GOMBATA, M. Trabalho informal bate recorde e deve continuar a crescer. Disponível em:< https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/11/10/trabalho-informal-bate-recorde-e-deve-continuar-a-crescer.ghtml>. Acesso em: 01, fev de 2022