ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Imagem criada por Inteligência artificial no Canva.com
O QUE É TRABALHO INFANTIL?
OLÁ, CRIANÇA! HOJE VAMOS APRENDER SOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE CHAMADO TRABALHO INFANTIL.
VOCÊS SABEM O QUE É TRABALHO? TRABALHO É O QUE OS ADULTOS FAZEM PARA GANHAR DINHEIRO, COMO TRABALHAR EM UM ESCRITÓRIO, CUIDAR DE UMA LOJA OU CONSTRUIR CASAS. MAS VOCÊS SABIAM QUE ALGUMAS CRIANÇAS, ASSIM COMO VOCÊS, TÊM QUE TRABALHAR EM VEZ DE BRINCAR E IR À ESCOLA? ISSO SE CHAMA TRABALHO INFANTIL.
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA DE JOÃO
VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DO JOÃO. JOÃO TEM 6 ANOS, COMO MUITOS DE VOCÊS. ELE DEVERIA ESTAR NA ESCOLA, APRENDENDO A LER E ESCREVER, E DEPOIS BRINCANDO COM SEUS AMIGOS NO PARQUE. MAS JOÃO TEM QUE ACORDAR CEDO TODOS OS DIAS E TRABALHAR VENDENDO BALAS NA RUA. ELE FICA MUITO CANSADO E TRISTE, PORQUE NÃO TEM TEMPO PARA BRINCAR E APRENDER.
CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO INFANTIL – O TRABALHO INFANTIL É MUITO RUIM POR VÁRIAS RAZÕES:
SAÚDE: TRABALHAR O DIA TODO DEIXA AS CRIANÇAS CANSADAS E PODE ATÉ FAZER MAL PARA A SAÚDE DELAS. ELAS NÃO TÊM TEMPO PARA DESCANSAR E BRINCAR, O QUE É MUITO IMPORTANTE PARA CRESCEREM FORTES E SAUDÁVEIS.
EDUCAÇÃO: CRIANÇAS COMO JOÃO QUE TRABALHAM NÃO CONSEGUEM IR À ESCOLA. E TODOS SABEMOS QUE A ESCOLA É MUITO IMPORTANTE PARA APRENDER COISAS NOVAS E TER UM FUTURO MELHOR.
FELICIDADE: TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE SEREM FELIZES, DE BRINCAR E DE APRENDER. QUANDO UMA CRIANÇA TEM QUE TRABALHAR, ELA PERDE A CHANCE DE APROVEITAR A INFÂNCIA E SER FELIZ.
O QUE PODEMOS FAZER?
É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS SAIBAM QUE O TRABALHO INFANTIL É ERRADO. AS CRIANÇAS DEVEM TER TEMPO PARA ESTUDAR, BRINCAR E CRESCER FELIZES. NÓS PODEMOS AJUDAR CONTANDO ESSA HISTÓRIA PARA OUTRAS PESSOAS E SEMPRE LEMBRANDO QUE TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS.
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VOCÊ SABE O QUE É TRABALHO INFANTIL?
(A) QUANDO CRIANÇAS BRINCAM NA ESCOLA.
(B) QUANDO CRIANÇAS TÊM QUE TRABALHAR EM VEZ DE BRINCAR E ESTUDAR.
(C) QUANDO CRIANÇAS AJUDAM A ARRUMAR SEUS QUARTOS.
(D) QUANDO CRIANÇAS FAZEM ESPORTE NA ESCOLA.
QUESTÃO 2
MARQUE ABAIXO UMA CONSEQUÊNCIA DO TRABALHO INFANTIL.
(A) AS CRIANÇAS FICAM MAIS SAUDÁVEIS.
(B) AS CRIANÇAS TÊM MAIS TEMPO PARA BRINCAR.
(C) AS CRIANÇAS FICAM CANSADAS E PODEM FICAR DOENTES.
(D) AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS NA ESCOLA.
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE POR QUE A ESCOLA É IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS?
(A) PORQUE NA ESCOLA ELAS PODEM TRABALHAR.
(B) PORQUE ELAS PODEM APRENDER COISAS NOVAS E TER UM FUTURO MELHOR.
(C) PORQUE ELAS PODEM VENDER COISAS.
(D) PORQUE ELAS NÃO FAZEM NADA.
QUESTÃO 4
ESCREVA UMA LISTA DE TRABALHOS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR SEUS PAIS EM CASA.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 5
FALE UM POUCO SOBRE O SEU TRABALHO INFANTIL.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
FAÇA UMA FRASE SOBRE TRABALHO INFANTIL…
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | GEOGRAFIA |
HABILIDADES: | (EF01GE07-C) IDENTIFICAR E RELATAR AS CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO INFANTIL. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM |