ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ, CRIANÇAS! VOCÊS JÁ PARARAM PARA OBSERVAR OS LUGARES ONDE VIVEM? CADA LUGAR TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS.
QUANDO SAÍMOS PARA BRINCAR NO PARQUE OU ATÉ MESMO QUANDO OLHAMOS PELA JANELA DE CASA, PODEMOS OBSERVAR MUITAS COISAS AO NOSSO REDOR.
AS CASAS, AS RUAS, AS ÁRVORES E ATÉ MESMO OS ANIMAIS QUE VIVEM POR PERTO. CADA UM DESSES ELEMENTOS TEM ALGO ESPECIAL QUE OS TORNA DIFERENTES.
PODEMOS NOTAR QUE ALGUMAS CASAS SÃO GRANDES E OUTRAS SÃO PEQUENAS, ALGUMAS ÁRVORES TÊM FOLHAS VERDES E OUTRAS TÊM FOLHAS COLORIDAS.
ISSO NOS MOSTRA QUE OS LUGARES TÊM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES.
SUGESTÃO DE LEITURA
TULU VIVE ENTRE A FLORESTA E O LAVRADO. ELE É AMIGO DOS ANIMAIS, DAS PLANTAS E DE TODA A NATUREZA QUE O CERCA. MAS TUDO COMEÇA A MUDAR QUANDO AS QUEIMADAS TOMAM CONTA DA MATA. NESTA HISTÓRIA, TULU VAI DESCOBRIR QUE NÃO SÃO SÓ OS ANIMAIS E A FLORESTA QUE ESTÃO CORRENDO PERIGO…
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VAMOS BRINCAR DE OBSERVAR? PEGUE UM PAPEL E LÁPIS E VAMOS FAZER UMA LISTA DAS COISAS QUE VEMOS AO REDOR. DEPOIS, ILUSTRE A SUA ATIVIDADE.
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: | GEOGRAFIA |
HABILIDADES: | (EF01GE01-B/C) OBSERVAR E DESCREVER CARACTERÍSTICAS DE SEUS LUGARES DE VIVÊNCIA, IDENTIFICANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DE OUTROS LUGARES. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COMBUCHWEITZ, DONALDO W. Tulu: em busca de um lugar para viver. Ciranda Cultural, 2020. |