Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
O Sistema solar é o conjunto de oito planetas e inúmeros corpos celestes que orbitam em torno do Sol, entre os planetas que compõem esse sistema está a Terra. O único planeta que conhecemos capaz de abrigar a vida humana, além de realizar diversos movimentos, que influenciam diretamente na organização da vida seres vivos que habitam a Terra.
A Via Láctea é a galáxia do universo que abriga o sistema solar, mas você sabe o que é esse tanto de novos nomes?
Onde está a Terra?
Já parou para pensar que nosso planeta, a Terra, pode não ser o principal planeta do universo?
Sabemos a importância da Terra para nós, seres humanos, e conhecemos sua imensidão principalmente quando temos que caminhar por longas distâncias. Mas, onde fica a Terra?
O universo pode ser entendido como o conjunto de toda matéria e energia existente, vai por mim, ele é gigante. Ainda não compreendemos o seu real tamanho, porém, o que já descobrimos, é que dentro da Via Láctea, umas das diversas galáxias que compõem o universo, existe o sistema solar e é aqui que o nosso planeta está localizado.
O sistema solar tem como seu principal astro o Sol e é composto por oito planetas, diversos satélites naturais e inúmeros outros corpos celestes. Os planetas que compõem o Sistema Solar orbitam em torno do Sol, a principal estrela desse sistema, esse modelo estrutural é conhecido como heliocentrismo.
O papo está legal, mas é hora de conhecermos os planetas que formam o sistema solar.
Observe a Figura I:
Na imagem observamos a representação do Sistema Solar. O planeta mais próximo do Sol é o Mercúrio, seguido por Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A Terra não é tão grande assim, perto dos gigantes que formam o Sistema Solar, o nosso planeta aparece na quinta posição entre as maiores, que é liderada por Júpiter.
Nós também podemos classificar os planetas em dois grupos gasosos e rochosos. Os planetas rochosos são os quatro primeiros e são formados basicamente por rochas, enquanto os gasosos são os quatro últimos e sua composição é em grande parte de gazes.
Responda as questões
Questão 01
Observe a imagem:
Após observar a representação do sistema solar, escreva o nome de cada um dos planetas que formam o sistema solar, começando da esquerda para a direita.
Questão 02
“______ é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. A sua órbita tem a maior excentricidade e o seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(planeta)
Dentre as alternativas assinale a que melhor preenche a lacuna do texto.
(A) Terra
(B) Vênus
(C) Marte
(D) Mercúrio
Questão 03
Observe novamente a imagem presente na “Questão 01” e aponte quais planetas são classificados como rochosos e quais são gasosos.
Questão 04
Sobre o Sistema solar, assinale a alternativa correta.
(A) A teoria científica mais aceita e difundida para criação do Sistema Solar considera que o Sol cedeu energia para formação apenas dos planetas gasosos. Os rochosos foram formados pela sobra de gases expelidas pelos astros gasosos.
(B) No Sistema Solar existem apenas planetas rochosos, sua formação data há milhões de anos em tempo remotos ao conhecimento humano.
(C) Geocentrismo é o nome dado ao modelo estrutural do Sistema Solar, a Terra, o principal astro desse sistema, está fixa no centro e os demais planetas orbitam em torno da Terra.
(D) Os planetas que compõem o Sistema Solar orbitam em torno do Sol, a principal estrela desse sistema, esse modelo estrutural é conhecido como heliocentrismo.
SAIBA MAIS
Você esta pronto para uma viagem espacial?
Então, se liga nesse vídeo sobre o universo e o sistema solar.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Habilidade: | (EF06GE03-A) Compreender a dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo. (EF06CI13-A) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra, utilizando diferentes representações: globo terrestre, imagens, desenhos. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. A ESCALA DO UNIVERSO. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/sca/sca.htm>. Acesso em: janeiro de 2022 Universo. In Britannica Escola. Web, 2022. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/Universo/482753>. Acesso em: 20 janeiro de 2022. SERRANO, C. Neil Turok, o físico que desafia teoria do Big Bang e defende ideia de ‘universo espelho’. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-56909935>. Acesso em: janeiro de 2022. SILVA, F. P. Representação das dimensões astronômicas em livros didáticos de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental II. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 30, p.7 – 19, 2020. Disponível em <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/37>. Acesso em: janeiro de 2022. |