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Geografia – Regionalização mundial

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais. 

Terra – Fonte: Terra – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/terra-internet-globaliza%c3%a7%c3%a3o-2254769/

Regionalização Mundial

Existem diferentes possibilidades para regionalização do espaço mundial, podemos estabelecer critérios e dividir o nosso planeta de acordo com os interesses ou as necessidades de análise do agente regionalizador. É possível estabelecer critérios físicos, sociais, econômicos, políticos, entre outros.  

Regionalização é o Agrupamento de elementos semelhantes do espaço geográfico a partir de critérios, é como dividir o espaço em partes que abrigam elementos iguais ou semelhantes. Ao particionar o espaço formamos as regiões.

Considerando como critério para regionalização a localização geográfica e aspectos histórico- culturais, podemos dividir o mundo em 6 massas continentais, que são partes da superfície terrestre que não estão cobertas pelos oceanos. As massas continentais são: África, Antártida, América, Ásia, Europa e Oceania.

Em algumas regionalizações ocorre o que chamamos de visão eurocêntrica, coloca a Europa em destaque, considera a visão que os europeus têm do mundo e parte da Europa como referência para estabelecer outras regiões. 

A regionalização do mundo em Velho Mundo (Europa, Ásia e África), Novo Mundo (América) e Novíssimo Mundo (Oceania e Antártida) classifica os continentes de acordo com sua integração ao “mundo” europeu, desconsiderando a história dos povos antes do contato com os europeus.

Considerando indicadores socioeconômicos podemos regionalizar o mundo em países do Norte e do Sul, essa regionalização desconsidera a localização geográfica dos países. Os países do tipo norte são desenvolvidos, apresentam economia forte, altos índices de desenvolvimento tecnológico e bons indicadores de qualidade de vida. Já os de tipo sul estão em desenvolvimento apresentam acentuados problemas sociais, industrialização tardia, dependência tecnológica dos desenvolvidos e muita das vezes economia ligada ao setor primário. 

Nos países do sul estão os chamados emergentes que apresentam bons indicadores econômicos e indicadores sociais com índices questionáveis. O acesso à saúde, saneamento básico, longevidade, educação (baixo índice de analfabetismo) e soberania alimentar indicam qualidade de vida da população.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Questão 01

A divisão das massas continentais em Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo foram estabelecidas através de critérios históricos e geográficos. Nesse contexto é correto afirmar que:  

(A) A Europa por ser o continente que abriga os países com os melhores indicadores socioeconômicos compõem o que conhecemos por Novíssimo Mundo. 

(B) Ainda que o continente americano seja o mais importante e estratégico do mundo, a presença de países pouco desenvolvidos como Haiti e a Jamaica o classifica como Velho Mundo. 

(C) A classificação das massas continentais em Velho, Novo e Novíssimo mundo representa a era geológica do planeta Terra, as regiões onde encontramos rochas mais antigas são classificadas como Velho Mundo. 

(D) Nessa proposta de regionalização os continentes são classificados de acordo com a sua integração ao “mundo” europeu, desconsiderando a história de diversos povos antes do contato com os europeus. 

Questão 02

Observe o mapa: 

Países do norte e do sul. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_norte-sul#/media/Ficheiro:Global_North_and_Global_South.svg

a) Qual foi o critério de regionalização utilizado na elaboração do mapa? 

b) Descreva as características do grupo ao qual o Brasil está inserido. 

Questão 03

Continentes – Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/4/46/20220307122446%21Modelos_de_continentes_da.gif

a) O mapa- múndi representa qual critério de regionalização?  
b) A partir da leitura do mapa classifique os continentes em Velho, Novo e Novíssimo Mundo. 

Questão 04

Considerando a localização do território brasileiro é possível afirmar que este se encontra em quais hemisférios? 

(A) Três, são eles: Norte, Oeste e Sul.   

(B) Dois, são eles: Sul e Oeste.   

(C)  Dois, são eles: Norte e Leste.   

(D) Três, são eles: Norte, Leste e Meridional.

SAIBA MAIS

Aperte o play e curta esse vídeo sobre a distribuição mundial de alimentos.

Canal Geo Power “Atividade 07 – Regionalização mundial”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0tz7iLzknUQ> Acesso em 21 maio. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/

Habilidade:(EF09GE01-A) Compreender o processo de regionalização mundial, globalização e mundialização.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
CAIXETA, M, B. O Sul global na política e academia. Disponível em:<https://www.obs.org.br/cooperacao/662-o-sul-global-na-politica-e-academia>. Acesso em: 08, nov. 2022.
WOLFF, L. O que é Cooperação Sul-Sul e por que ela é importante?. Disponível em:< https://wp.ufpel.edu.br/pelotasmun/2020/09/13/o-que-e-cooperacao-sul-sul-e-por-que-ela-e-importante/>. Acesso em: 08, nov. 2022.