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Geografia – Redes de transporte

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Redes de transporte – Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/hidrog%c3%aanio-rede-posto-de-gasolina-6236502/

  Redes de transporte

Podemos compreender as redes como um sistema integrado de fluxos, que ligam pontas e possibilitam a circulação de pessoas, mercadorias, serviços e informações. As redes de transporte buscam meios de percorrer uma determinada distância com menor tempo e custo possível, possibilitando a integração entre diversas regiões.

As redes de transporte estão associadas ao desenvolvimento econômico e as dinâmicas populacionais, sendo fator atrativo para instalação de indústrias e o surgimento de diversas cidades. 

A eficiência na integração de diversas regiões garantem o fluxo de pessoas, mercadorias, serviços e informações com menor custo e tempo. No cerne das redes de transporte está a variedade de modos pelos quais nos deslocamos: rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial. Cada um desses modos tem suas características distintas, vantagens e limitações, mas juntos eles formam um sistema interconectado que impulsiona a economia global e facilita a troca cultural.

Podemos utilizar meios de transportes terrestre, aéreo e aquáticos. O transporte aéreo revolucionou a maneira como nos conectamos globalmente. Aviões permitem que pessoas cruzem continentes em questão de horas, encurtando as distâncias e facilitando o comércio e o turismo. Os aeroportos se tornaram centros de atividade econômica e cultural, proporcionando acesso a destinos remotos e conectando diferentes culturas e sociedades.

O transporte terrestre ocorre pelas rodovias, ferrovias e dutovias. O transporte rodoviário utiliza veículos em rodovias, avenidas e ruas que podem ser pavimentadas ou não para transportar pessoas e mercadorias. No transporte dutoviário utiliza- se dutos que podem ser  subterrâneos, marítimos ou sobre o solo, transportam mercadorias e estão divididos em oleodutos, minerodutos e gasodutos.

Os sistemas ferroviários oferecem uma alternativa eficiente e sustentável para longas distâncias. As linhas ferroviárias de carga transportam toneladas de mercadorias, desde produtos manufaturados até matérias-primas, desempenhando um papel crucial na cadeia de abastecimento global. Além disso, trens de passageiros fornecem um meio de transporte rápido e confortável, especialmente em rotas interurbanas e internacionais.

Questão 01

Qual é o principal fator que influencia a escolha entre transporte rodoviário e ferroviário para o transporte de mercadorias em longas distâncias?

(A) Velocidade de entrega

(B) Custos operacionais

(C) Impacto ambiental

(D) Flexibilidade de rota

Questão 02

Fonte: http://www.genildo.com/2015_07_11_archive.html

Há quem diga que o Brasil se move sobre rodas, sendo o transporte rodoviário o principal meio de transporte brasileiro. Observe a charge e aponte qual é a crítica presente.

Questão 03

Escolha um produto que você tenha em sua casa, pode ser eletro, alimento ou qualquer objeto. Encontre o local de fabricação deste produto e aponte quais meios de transporte provavelmente foram utilizados no deslocamento da indústria para o revendedor e até sua residência.  

Questão 04

Qual modalidade de transporte é frequentemente usada para movimentar grandes volumes de mercadorias ao redor do mundo entre países e continentes?

(A) Transporte aéreo

(B) Transporte ferroviário

(C) Transporte marítimo

(D) Transporte rodoviário

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 10 – Redes de transporte – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RA0HJO92lw0>. Acesso em: 15, jun. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/


Habilidade:(EF07GE07-A) Compreender a importância e a função das redes de transporte e comunicação no desenvolvimento do território brasileiro e suas implicações socioeconômicas, ambientais e culturais.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
CASTILHO, D. Modernização territorial e redes técnicas em Goiás. 2014. 224 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3500>. Acesso em: 01, ago. 22.
CNT- Confederação Nacional do Transporte. Transporte de cargas no Brasil: Ameaças e oportunidades para o desenvolvimento do país. Disponível em:<https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/transporte-de-cargas-no-brasil-ameacas-e-oportunidades-para-o-desenvolvimento-do-pais.htm>. Acesso em: 01, ago. 22.
COLAVITE, A. S; KONISHI, F. A matriz do transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade. Disponível em:<https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/802267.pdf>.Acesso em: 01, ago. 22.
IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Atlas do Estado de Goiás – 2014. Disponível em:<http://dados.sieg.go.gov.br/Sieg/rgg/atlas/index.html>. Acesso em: 01, ago. 22.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.