Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Produção Mundial de Alimentos
Com o fim da Segunda Grande Guerra Mundial surge a preocupação com a expressiva quantidade de pessoas atingidas pela fome em todo o globo. Inicia- se os esforços para solucionar essa grande mazela social e a Revolução Verde se apresenta como uma possibilidade.
A Revolução Verde pode ser compreendida pelo conjunto de inovações tecnológicas no meio rural com objetivo de aumentar a produção agrícola. Em meados de 1940 o Engenheiro Agrônomo Norman Borlaug defendia técnicas agrícolas mais eficientes e de menos custos, pautadas pela mecanização do campo e uso de sementes transgênicas.
O termo Revolução Verde surge por entre 1960 e 1970, expandindo- se pelos países desenvolvidos através do financiamento de grande grupos como a Fundação Rockefeller.
As principais características da Revolução Verde são mecanização do campo com emprego de máquinas que substituem a mão de obra humana, investimentos em pesquisas para produção de tecnologias e inovação das técnicas produtivas no campo, utilização de técnicas de plantio e irrigação mais eficientes e uso de insumos agrícolas (Fertilizantes, adubos, agrotóxicos e sementes transgênicas).
A Revolução Verde apresenta algumas desvantagens como a degradação ambiental, força a saída de pequenos agricultores em decorrência do aumento da competitividade, desemprego estrutural pela substituição dos homens pelas máquinas e o êxodo rural.
RESPONDA AS QUESTÕES
Questão 01
Observe a charge:
Aponte a crítica presente na charge no que diz respeito a produção de alimentos e apresente soluções para minimizar o problema que foi evidenciado.
Questão 02
Para alimentar o mundo e, ao mesmo tempo, salvar o planeta em tempos de aquecimento global, a ONU encoraja, a partir de agora, a agroecologia, um giro histórico após décadas de “revolução verde” baseada na agricultura intensiva para lutar contra a fome no mundo.
ONU deixa “revolução verde” para trás e adere à agroecologia. Disponível em:<https://www.nsctotal.com.br/noticias/onu-deixa-revolucao-verde-para-tras-e-adere-a-agroecologia>. Acesso em 24, fev. 2022.
A Revolução Verde foi durante muitos anos a grande esperança para erradicação da fome no mundo, ainda que tenha ampliado significativamente a capacidade produtiva os impactos oriundos dessa revolução parecem evidenciar a necessidade de pensar em outro modelo produtivo para o campo. Como característica da Revolução Verde podemos destacar:
(A) Expressiva geração de emprego no campo dando oportunidade às comunidades tradicionais e gerando êxodo urbano nas grandes cidades.
(B) Possibilitou a recuperação de áreas antes degradadas, considerando que a ampliação da produção por hectare fez com que áreas de plantio pudessem dar espaço para a vegetação típica de cada região.
(C) A expansão da Revolução Verde em países em desenvolvimento possibilitou a redução dos conflitos agrários, tendo como resultado uma distribuição mais justa das áreas de plantio.
(D) Acentuou a degradação ambiental com a utilização dos insumos agrícolas, entre eles agrotóxicos e fertilizantes químicos.
Questão 03
A Revolução Verde pode ser compreendida como um pacote de inovações tecnológicas voltadas para a produção no campo inserido novas técnicas de plantio, uso de agrotóxicos, fertilizantes, sementes transgênicas e mecanização do campo. Sobre a Revolução Verde responda:
a) Como é possível identificar os alimentos transgênicos na prateleira do supermercado?
b) Procure na dispensa de onde você mora quais alimentos estão assinalados como transgênicos. Descreva aqui quais produtos você encontrou.
c) A agricultura também é fonte de matéria- prima, sendo necessária para a fabricação de diversos produtos. Quais produtos, exceto alimentos, têm origem na agricultura?
Questão 04
Colheita da Cana – F
As alterações na colheita da cana-de-açúcar representadas nas imagens ocorreram em decorrência:
(A) Revolução Verde
(B) Revolução Camponesa
(C) Urbanização
(D) Ruralização
SAIBA MAIS
Aperte o play, incline o seus ouvidos e curta esse vídeo sobre a produção de alimentos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/
Habilidade: | (EF09GE13-A) Analisar e problematizar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ANDRADES, T. O; GANIMI, R. N. Revolução Verde e a apropriação capitalista. CES Revista, Juiz de Fora, v. 21, p. 43- p. 56, 2007. CASTRO, J. O livro negro da fome. São Paulo: Brasiliense, 1960. EDUCA IBGE. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em:<https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html>. Acesso em 22, fev. 2022. IANDOLI, R. Mundo produz comida suficiente, mas fome ainda é uma realidade. Disponível em:<https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/09/02/Mundo-produz-comida-suficiente-mas-fome-ainda-é-uma-realidade>. Acesso em 22, fev. 2022. LAZZARI, F. M; SOUZA, A. S. Revolução Verde: Impactos sobre os conhecimentos tradicionais. Disponível em: <coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2017/4-3.pdf>. Acesso em 15, fev. 2022. ZANIN, T. Alimentos transgênicos: o que são e porque podem fazer mal. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/o-que-sao-alimentos-transgenicos/>. Acesso em 22, fev. 2022. |