You are currently viewing Geografia – Problemas Urbanos

Geografia – Problemas Urbanos

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Alagamento e pobreza. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/alagados-pobreza-mis%c3%a9ria-pobre-912114/>. Acesso em: 17, mar. 2023.

Problemas urbanos  

Escolhemos, ou fomos forçados pelas circunstâncias, viver em áreas urbanas e assistimos o surgimento de grandes cidades formando aglomerados urbanos expressivos. Atualmente mais de 50% da população mundial vive em cidades e boa parte dessas pessoas estão nos grandes centros urbanos, relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) estima que em 2050 a população urbana deve corresponder a 70% da população mundial. 

Nesse sentido, é preciso ressaltar que o crescimento desordenado e acelerado das cidades gerou diversos problemas, em especial nos países em desenvolvimento onde houve menor investimento para minimizar os problemas de diferentes ordens gerados pela urbanização. 

Entre as principais dificuldades vivenciadas pelas grandes cidades podemos destacar o trânsito, transporte público, saneamento básico, violência, poluição, moradia, trabalho informal e a pobreza que tem impacto direto na maximização das adversidades vivenciadas no espaço urbano.

Estruturas econômicas defeituosas potencializam a desigualdade social, o que potencializa os problemas urbanos citados anteriormente. Os diversos problemas sociais vivenciados nas cidades são oriundos da desigualdade social e da pobreza, esses pressionam o estado por mais intervenções para minimizá-los ou tentar erradicá-los. 

As moradias em áreas irregulares com baixo investimento em engenharia para garantir a segurança mínima dos moradores é uma realidade em boa parte das periferias.  As pessoas não escolhem morar amontoadas em áreas que colocam suas vidas em risco pelo prazer e sim por necessidade, a ineficiência do estado em garantir a moradia associado ao crescimento urbano desordenado é a fórmula para as tragédias sociais vivenciadas em áreas de risco.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Olha só aquele clube que da hora.
Olha aquela quadra, olha aquele campo Olha, Olha quanta gente
Tem sorveteria cinema piscina quente
Olha quanto boy, olha quanta mina
Tem corrida de kart dá pra veré igualzinho o que eu ví ontem na Tv
Milhares de casas amontoadas
Ruas de terra esse é o morro
A minha área me espera
Gritaria na feira (vamos chegando!)
Pode crer eu gosto disso mais calor humano
Na periferia a alegria é igual
É quase meio dia a euforia é geral
Fim de semana no parque – Inquérito 
Composição: Mano Brown / Edi Rock

Considerando os problemas que podem ser vivenciados em regiões onde o processo de urbanização aconteceu de forma acelerada, assinale alternativa correta: 

(A) A canção evidencia a pobreza que atinge um quantitativo significativo de pessoas nas maiores áreas urbanas do Brasil e retrata as moradias em áreas precárias que podem ser resultado do intenso e rápido processo de urbanização. 

(B) Destaca- se o trânsito caótico típico das grandes cidades o que faz com que o clube mencionado na questão não seja acessível a população que vive em casas amontoadas. 

(C) Ainda que a canção evidencie as desigualdades sociais presentes nos grandes centros urbanos, não é possível fazer qualquer relação com o processo de urbanização. 

(D)  A urbanização foi intensificada no Séc. XVIII, não sendo possível perceber qualquer efeito desse fenômeno nos dias atuais, o que impede de fazer qualquer relação da canção com a urbanização.

QUESTÃO 2

Problemas urbanos – Ivan Cabral. Fonte: http://www.ivancabral.com/

Considerando os problemas urbanos e suas consequências, assinale a alternativa correta. 

(A) Os problemas relacionados a enchentes, como o evidenciado na charge, não são gerados pela ação antrópica e sim por fatores naturais. 

(B) Enchentes e saneamento básico defeituoso são problemas urbanos oriundos, geralmente, do crescimento rápido e desordenado das cidades. 

(C) Os problemas presentes na charge são vivenciados em regiões nobres das cidades, a periferia não convive com essa realidade. 

(D) Os problemas representados na charge devem ser enfrentados pela população, pois são inevitáveis e sem solução.

QUESTÃO 3

Problemas urbanos – Overdrive Punk Hc

Ando nas ruas

Que ruas imundas

Esgotos abertos

Todos abertos

Buracos atalhos

Homens ingratos

Não aguento mais essa destruição

Estão acabando com nossa nação

Assaltos a banco

Crimes desumanos

Trânsito inconsequente

Matando inocentes

Essa poluição

Causando intoxicação

Doenças que nada

A cidade ameaçada

Quais problemas urbanos são evidenciados na canção do grupo Overdrive Punk? Aponte como esses problemas surgem em grandes cidades.

QUESTÃO 4

Você foi escolhido como representante do seu bairro, e sua primeira função é apontar para o prefeito da cidade os problemas urbanos que mais incomodam a comunidade. Não se esqueça de citar possíveis soluções ou alternativas que possam minimizar os problemas levantados.


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente curricular:Geografia
Habilidade:(EF09GE12-A) Relacionar o processo de urbanização com o desenvolvimento tecnológico, industrialização e mecanização da agropecuária, bem como sua ação nas formas de trabalho e circulação do capital, em diversos países, com destaque para o Brasil e o agronegócio em Goiás.
ReferênciasADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
FONSECA, R. A industrialização de Goiás: um caso de sucesso. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/14474/1/A%20industrializa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s_11_P_BD.pdf>. Acesso em: 01, mar de 2023.
GOBBI, L. D. Urbanização brasileira. Disponível em: <http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html>. Acesso em: 01, mar de 2023.
GOMBATA, M. Trabalho informal bate recorde e deve continuar a crescer. Disponível em:< https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/11/10/trabalho-informal-bate-recorde-e-deve-continuar-a-crescer.ghtml>. Acesso em: 01, mar de 2023.