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Geografia – Povos tradicionais e movimentos sociais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Tupi – Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/ind%c3%adgenas-cultura-cocar-956438/

Povos tradicionais e movimentos sociais

Povos tradicionais são caracterizados pelas práticas culturais, organização social, relação estabelecida como um território específico e tradições ancestrais. O decreto n° 6040 de 2007 estabelece a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais.

São considerados povos tradicionais: seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, indígenas, cerradeiros, quilombolas, entre outros. Os povos tradicionais são reconhecidos por preservar e viver em harmonia com a natureza, infelizmente não detém a posse legal dos seus territórios e por isso dependem do poder público para lhes garantir o lugar onde moram. 

Seringueiros, castanheiros, indígenas e ribeirinhos são conhecidos como Povos da Floresta devido aos seus vastos conhecimentos sobre a biodiversidade da floresta que é passado de geração em geração. Na Floresta Amazônica auxiliam na preservação apontando possíveis focos de desmatamento, por isso também são reconhecidos como Guardiões da Floresta.

A concentração fundiária no Brasil é um grande problema que vem se arrastando durante muitos anos, a ausência de políticas públicas que garantam o acesso à terra e a moradia tem se perpetuado ao longo da história do nosso país. Nesse contexto surgem os movimentos sociais urbanos e rurais.

No campo, a reforma agrária ocorre principalmente pela distribuição de terras que não cumprem sua função social, no Brasil o MST (Movimento Sem Terra) é o principal representante dessa pauta. No espaço urbano o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, buscam democratizar o espaço urbano através da destinação de imóveis e espaços que não cumprem sua função social para construção de moradias ou de espaços para lazer, saúde, educação, cultura, dentre outros.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Questão 01

É uma cova grande pra tua carne pouca

Mas a terra dada, não se abre a boca

É a conta menor que tiraste em vida

É a parte que te cabe deste latifúndio

É a terra que querias ver dividida

Funeral de um lavrador – Chico Buarque
Composição: Chico Buarque e João Cabral de Melo Neto

A canção Funeral de um lavrador faz referência: 

(A) As diversas disputas por terra que ocorrem no espaço urbano, sendo marcadas pela violência das elites dominantes que são resistentes à reforma urbana. 

(B) Aos conflitos territoriais que ocorriam no Brasil Colônia, onde os portugueses se recusaram a vender as terras produtivas para os camponeses de origem espanhola ou italiana.  

(C) A reforma agrária consiste na distribuição de terras que não estão cumprindo sua função social entre as pessoas que não têm condição financeira para aquisição. 

(D) Da luta diária enfrentada pelos latifundiários para aquisição de terras que possibilitem a expansão das suas posses, seja para o plantio monocultor ou para especulação imobiliária.  

Questão 02


Analise o texto, a charge e responda. 

O projeto principal submete a demarcação de terras indígenas ao Congresso Nacional. O texto apresentado pelo relator é mais amplo, não trata de demarcação por lei, porém, traz outros temas polêmicos como o chamado marco temporal e mudanças no usufruto pelos povos originários, com a possibilidade, por exemplo, de instalação de bases, unidades e postos militares, expansão da malha viária, e exploração de alternativas energéticas de cunho estratégico.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Por Beto Cartuns – Demarcação de terras indígenas. Disponível em: <https://www.humorpolitico.com.br/beto/bolsonaro-sobre-os-indios//>. Acesso em 04, mar. 2022.

a) Ainda que as comunidades indígenas tenham garantido por lei o direito sobre as terras que tradicionalmente ocupam o debate sobre a demarcação de terras indígenas sempre é suscitado no cenário político brasileiro. Você acredita que os índios realmente conseguem fazer valer o seu direito pela terra? 

b) Considerando que você seja responsável pela demarcação de terras para os povos tradicionais, quais medidas poderiam ser implementadas para garantir o cumprimento dos direitos desses esses povos?

Questão 03


Toda vez que eu passo em frente deste edifício é difícil de lembrar

Foi aqui que eu e meu amigo vivemo quando em São Paulo viemos morá

Nós trabalhava de pedreiro e construíamos casa, mas não tinhamos casa pra ficá

Foi quando fizemos nossa casinha aqui, até o oficial de justiça mandar derrubá

Nos fiquemo tão triste que fumo com o dono do terreno conversá

Que disse que se a gente trabalhasse pra ele então ele ia nos ajudá

Construímos tijolo por tijolo até o prédio acabar quando por fim cabemo, o dono pagou uma merreca e mandou a gente pastar

Heróis Invisíveis- Fabio Brazza 

a) Quais problemas sociais urbanos são evidenciados na canção Heróis Invisíveis do Fabio Brazza? 

b) Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, 33 milhões de pessoas no Brasil não possuem habitação adequada ou não têm onde morar. Considerando que o direito à moradia está previsto na Constituição Federal de 1988, quais fatores são responsáveis pelos dados apresentados pelas Nações Unidas?

Questão 04

Dentre as opções citadas, qual é um objetivo geral da reforma agrária no Brasil?

(A) Estimular o agronegócio em detrimento da agricultura familiar.

(B) Promover a concentração de terras nas mãos de grandes empresas.

(C) Melhorar a infraestrutura das áreas urbanas.

(D) Reduzir a desigualdade social e a pobreza no campo.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 04 – Movimentos sociais – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Whxf8BG7Sxo>. Acesso em: 25, mar. 2022.

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Habilidade:(EF07GE03-B) Analisar criticamente os direitos legais territoriais dos povos indígenas, quilombolas, povos da floresta, cerradeiros, ribeirinhos, beiradeiros e os movimentos sociais urbanos e rurais.
(GO-EF07HI09-A) Identificar as nações indígenas originárias no período pré-colonial do Brasil e estabelecer relação com as nações indígenas na atualidade, refletindo sobre os contatos entre povos europeus e indígenas, conflitos e resistências no passado e no presente.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 
EBC. Povos Indígenas: conheça os direitos previstos na Constituição. Disponível em:<https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-04/povos-indigenas-conheca-os-direitos-previstos-na-constituicao>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
FUNAI. Terras indígenas: o que é?. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
Índio, ou nativo americano. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/índio-ou-nativo-americano/482011>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.