Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
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POPULAÇÃO URBANA
Se você imagina que no Brasil há mais pessoas vivendo nas cidades do que no campo, você acertou! Chamamos população urbana o conjunto de pessoas que habitam as cidades. Em nosso país, de cada 100 brasileiros, 84 vivem nas cidades e apenas 16 vivem no campo. Observe a imagem do gráfico abaixo.
POPULAÇÃO URBANA E RURAL NO BRASIL
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE POPULAÇÃO URBANA E POPULAÇÃO RURAL?
- O total de pessoas que habitam um local é chamado de população.
- Quando as pessoas vivem nas cidades, dizemos que formam a população urbana.
- Quando moram no campo ou em áreas rurais, são chamadas de população rural.
POPULAÇÃO URBANA NO BRASIL
Se você pensa que há mais gente vivendo nas cidades brasileiras do que no campo, você está certo! Em 2010, cerca de 84% da população brasileira vivia nas cidades, enquanto apenas 16% vivia no campo. Ou seja, a cada 100 pessoas, 84 estão em áreas urbanas e apenas 16 em áreas rurais.
A distribuição da população urbana no Brasil é influenciada por fatores históricos e econômicos. As cidades mais populosas estão próximas ao litoral, especialmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Isso ocorre porque, historicamente, as primeiras ocupações e centros econômicos se formaram perto do litoral, facilitando o comércio e a comunicação com outros países. Já o interior do país, como as áreas da Amazônia e do Centro-Oeste, tem uma taxa de urbanização menor.
O ÊXODO RURAL E O CRESCIMENTO DESORDENADO DAS CIDADES
Até 1960, a população rural era a maioria no Brasil. No entanto, a partir desse período, muitas pessoas começaram a deixar o campo e se mudar para as cidades, fenômeno chamado de êxodo rural. Esse movimento foi motivado pela busca de melhores condições de vida, como trabalho, educação, saúde e serviços de infraestrutura que eram mais desenvolvidos nas cidades.
Outro fator importante que contribuiu para o processo de urbanização do país, foi a substituição dos trabalhadores rurais, por máquinas agrícolas. Muitos trabalhadores do campo perderam seus empregos e foram forçados a migrar para as cidades em busca de trabalho em fábricas, comércio e serviços. Essa rápida mudança provocou um expressivo crescimento das cidades para o qual muitas delas não estavam preparadas, resultando em problemas sociais, como a falta de moradia adequada, saneamento básico, transporte público e saúde.
DESAFIOS DA POPULAÇÃO URBANA
Hoje, o Brasil enfrenta grandes desafios para organizar o crescimento das cidades e melhorar a vida urbana. Em muitas áreas urbanas, ainda existem problemas com a infraestrutura, especialmente nas periferias, onde moram muitas pessoas que migraram em busca de novas oportunidades.
Além disso, o aumento populacional nas cidades também gera impactos ambientais, como a poluição e o consumo excessivo de recursos naturais, como a água e a energia elétrica.
A solução para esses desafios passa pela criação de políticas públicas que melhorem as condições de infraestrutura e promovam um crescimento urbano planejado e sustentável.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
HORA DA PESQUISA!
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RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR NO SEU CADERNO.
• Faça uma pesquisa a população do seu estado:
A. Qual o nome do seu estado e qual é a capital? ______________________________________________
B. Quantos habitantes há no seu estado? ______________________________
C. Qual é a taxa de urbanização do seu estado? (ou seja, qual o percentual de pessoas vivendo na cidade em relação ao campo? ____________________________________________
D. Você faz parte da população urbana ou rural? ______________________________
E. Quantos habitantes há na cidade em que você mora? ______________________________
QUESTÃO 2
• Cada região do nosso país tem uma taxa de urbanização diferente. Há regiões, com quase a totalidade das pessoas vivendo em cidades. Outras, têm um maior percentual de pessoas vivendo nas áreas rurais.
• OBSERVE O GRÁFICO/MAPA A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
A. Na região que você mora qual é o percentual de população urbana? ____________________________________________
B. Qual a região com maior taxa de urbanização? ____________________________________________
C. Qual é a região com maior percentual de pessoas vivendo no campo em relação aos habitantes da cidade? ____________________________________________
D. Quais são as regiões a taxa de urbanização é inferior à média nacional? ____________________________________________
QUESTÃO 3
Leia o trecho:
“Muitos trabalhadores migraram para as cidades devido à mecanização da agricultura, que diminuiu as oportunidades de trabalho no campo.”
A partir do trecho acima, o processo que levou muitas pessoas a deixarem o campo para viver nas cidades é conhecido como
(A) migração sazonal, que ocorre apenas em períodos de plantio e colheita.
(B) êxodo rural, causado pela mecanização e busca por melhores condições urbanas.
(C) urbanização planejada, que prevê melhorias nas condições de trabalho rural.
(D) exploração agrícola, voltada para o aumento da população no campo.
QUESTÃO 4
Considere o seguinte dado: Em 1960, a população urbana começou a crescer rapidamente no Brasil, e o país se tornou predominantemente urbano.
Esse crescimento da população urbana no Brasil foi influenciado por
(A) o incentivo do governo para que as pessoas voltassem a viver no campo.
(B) a necessidade de construir novas fazendas dentro das áreas urbanas.
(C) a busca por emprego, saúde e educação nas cidades por parte da população rural.
(D) o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentaram o trabalho rural.
SAIBA MAIS
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VEM COMIGO CONHECER OS LUGARES DA CIDADE E SUAS FUNÇÕES!
Autoria: | Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestra em Ensino na Educação Básica. Graduada em Geografia e em Pedagogia. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. |
Referência (s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |