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Geografia – Plástico nos Oceanos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

PLÁSTICO NOS OCEANOS

Você já ouviu falar que os oceanos estão cheios de lixo plástico? Esse é um problema muito sério que pode fazer mal aos animais, à natureza e até a nós. O descarte incorreto dos materiais só agrava a situação.

Fonte da imagem: canva.com

OS OCEANOS E SUA IMPORTÂNCIA

Mais de 70% do nosso planeta é coberto por água. Os oceanos são muito importantes: eles ajudam a controlar o clima, produzem oxigênio e são a casa de muitos animais marinhos, como tartarugas, peixes e estrelas-do-mar.

O PROBLEMA DO LIXO PLÁSTICO

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos. A maior parte desse lixo é plástico. Ele pode vir das cidades, levado pela chuva e pelos rios, ou ser jogado diretamente no mar por navios, turistas e pescadores.

Esse lixo forma verdadeiras “ilhas de plástico” e causa muitos problemas. Os animais confundem plástico com comida, se machucam ou até morrem. Além disso, o plástico suja as praias, contamina a água e pode até chegar à nossa comida.

O QUE ENCONTRAMOS NOS OCEANOS?

Os tipos de lixo mais comuns são:

  • Garrafas plásticas
  • Sacolas
  • Canudos
  • Redes de pesca
  • Restos de barcos e lixo industrial

COMO ISSO NOS AFETA?

Quando os peixes comem plástico, ele entra na cadeia alimentar. Isso pode causar doenças nas pessoas. Além disso, as praias ficam sujas, o que prejudica o turismo, a saúde e a segurança.

COMO PODEMOS AJUDAR?

Podemos ajudar mudando nossos hábitos com os 3 Rs:

  • Reduzir: usar menos plástico, como garrafas descartáveis, copos e sacolas plásticas.
  • Reutilizar: transformar potes e embalagens em brinquedos ou organizadores.
  • Reciclar: separar o lixo corretamente, mas lembrando que nem todo plástico pode ser reciclado.

O PLÁSTICO NO BRASIL

O Brasil está entre os países que mais jogam plástico nos oceanos. Cada pessoa no Brasil produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. Em 2022, cada brasileiro produziu 64 quilos de plástico no ano!

O CONHECIMENTO FAZ A DIFERENÇA

Se mais pessoas souberem sobre esse problema, mais ações podemos tomar para proteger os oceanos. Todos podem ajudar: crianças, adultos, escolas, empresas e governos. Juntos, podemos mudar essa situação!


AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

Observe a imagem abaixo.

Fonte da imagem: canva.com – Edição: Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro.

Esse tipo de situação mostra um dos problemas causados pelo lixo plástico:

(A) Aumenta a população de tartarugas que vivem nos oceanos poluídos.

(B) Ajuda os animais marinhos a se protegerem de outros predadores.

(C) Deixa os animais em perigo, pois eles se prendem ou comem o plástico.

(D) Torna os oceanos mais limpos, com a presença de menos animais marinhos.

QUESTÃO 2

(A) A maioria dos brasileiros ainda não recicla o plástico de forma correta.

(B) O Brasil tem investido muito em reciclagem e já resolveu esse problema.

(C) A maioria das pessoas já sabe que todo plástico é fácil de reciclar.

(D) Os plásticos recicláveis são usados apenas para fabricar brinquedos e sacolas.

QUESTÃO 3

Desenhe um antes e depois de uma praia poluída que foi limpa com a ajuda da comunidade. Mostre os elementos da natureza, os animais e as pessoas ajudando.

QUESTÃO 4

Gerado no canva.com pela Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro

Observe a imagem acima e escreva uma história sobre essa personagem e a situação que a tartaruga vive neste lugar poluído.

QUESTÃO 5

ESSE TRECHO MOSTRA QUE:

(A) O plástico pode ser reciclado várias vezes, sem perder qualidade.

(B) A reciclagem do plástico não tem limites e sempre funciona bem.

(C) O plástico é um material natural, usado sem causar danos ambientais.

(D) A reciclagem tem limites e nem sempre resolve o problema do plástico.


SAIBA MAIS

A


Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/