Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
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PLÁSTICO NOS OCEANOS
Você já ouviu falar que os oceanos estão cheios de lixo plástico? Esse é um problema muito sério que pode fazer mal aos animais, à natureza e até a nós. O descarte incorreto dos materiais só agrava a situação.
Fonte da imagem: canva.com
OS OCEANOS E SUA IMPORTÂNCIA
Mais de 70% do nosso planeta é coberto por água. Os oceanos são muito importantes: eles ajudam a controlar o clima, produzem oxigênio e são a casa de muitos animais marinhos, como tartarugas, peixes e estrelas-do-mar.
O PROBLEMA DO LIXO PLÁSTICO
Todos os anos, milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos. A maior parte desse lixo é plástico. Ele pode vir das cidades, levado pela chuva e pelos rios, ou ser jogado diretamente no mar por navios, turistas e pescadores.
Esse lixo forma verdadeiras “ilhas de plástico” e causa muitos problemas. Os animais confundem plástico com comida, se machucam ou até morrem. Além disso, o plástico suja as praias, contamina a água e pode até chegar à nossa comida.
O QUE ENCONTRAMOS NOS OCEANOS?
Os tipos de lixo mais comuns são:
- Garrafas plásticas
- Sacolas
- Canudos
- Redes de pesca
- Restos de barcos e lixo industrial
COMO ISSO NOS AFETA?
Quando os peixes comem plástico, ele entra na cadeia alimentar. Isso pode causar doenças nas pessoas. Além disso, as praias ficam sujas, o que prejudica o turismo, a saúde e a segurança.
COMO PODEMOS AJUDAR?
Podemos ajudar mudando nossos hábitos com os 3 Rs:
- Reduzir: usar menos plástico, como garrafas descartáveis, copos e sacolas plásticas.
- Reutilizar: transformar potes e embalagens em brinquedos ou organizadores.
- Reciclar: separar o lixo corretamente, mas lembrando que nem todo plástico pode ser reciclado.
O PLÁSTICO NO BRASIL
O Brasil está entre os países que mais jogam plástico nos oceanos. Cada pessoa no Brasil produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. Em 2022, cada brasileiro produziu 64 quilos de plástico no ano!
O CONHECIMENTO FAZ A DIFERENÇA
Se mais pessoas souberem sobre esse problema, mais ações podemos tomar para proteger os oceanos. Todos podem ajudar: crianças, adultos, escolas, empresas e governos. Juntos, podemos mudar essa situação!
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
Observe a imagem abaixo.

Esse tipo de situação mostra um dos problemas causados pelo lixo plástico:
(A) Aumenta a população de tartarugas que vivem nos oceanos poluídos.
(B) Ajuda os animais marinhos a se protegerem de outros predadores.
(C) Deixa os animais em perigo, pois eles se prendem ou comem o plástico.
(D) Torna os oceanos mais limpos, com a presença de menos animais marinhos.
QUESTÃO 2
Leia com atenção às duas notícias:
(A) A maioria dos brasileiros ainda não recicla o plástico de forma correta.
(B) O Brasil tem investido muito em reciclagem e já resolveu esse problema.
(C) A maioria das pessoas já sabe que todo plástico é fácil de reciclar.
(D) Os plásticos recicláveis são usados apenas para fabricar brinquedos e sacolas.
QUESTÃO 3
Desenhe um antes e depois de uma praia poluída que foi limpa com a ajuda da comunidade. Mostre os elementos da natureza, os animais e as pessoas ajudando.
QUESTÃO 4
Observe a imagem acima e escreva uma história sobre essa personagem e a situação que a tartaruga vive neste lugar poluído.
QUESTÃO 5
“O plástico não pode ser reciclado infinitas vezes, pois perde qualidade e pode liberar substâncias tóxicas.”
ESSE TRECHO MOSTRA QUE:
(A) O plástico pode ser reciclado várias vezes, sem perder qualidade.
(B) A reciclagem do plástico não tem limites e sempre funciona bem.
(C) O plástico é um material natural, usado sem causar danos ambientais.
(D) A reciclagem tem limites e nem sempre resolve o problema do plástico.
SAIBA MAIS
A
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |