Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
PISCICULTURA
A piscicultura, é a produção de peixes em ambientes controlados, é uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil.
É uma atividade da PECUÁRIA – do setor primário da economia – que é a atividade que fornece matéria-prima de origem animal para a fabricação de outros produtos ou para venda direta ao consumidor.
A piscicultura pode ser realizada em vários ambientes como:
- represas
- tanques
- açudes
- tanques-rede
Os sistemas de criação de peixes em viveiros escavados ou em açudes, também chamados de represas, são os mais praticados no Brasil, para criar as principais espécies de peixes.
- TANQUES-REDE
Na criação em tanques-rede, os peixes ficam confinados em estruturas flutuantes fechadas com tela ou malha. Isso permite aproveitar diversos ambientes aquáticos, como reservatórios de usinas hidrelétricas e açudes de grande porte, onde não é viável criar os peixes soltos.
- AÇUDES OU REPRESAS
Os açudes, também conhecidos como represas, são estruturas construídas em áreas de relevo mais baixo com o propósito de armazenar água proveniente de chuvas, pequenos cursos d’água ou nascentes.
O tamanho e formato dos açudes depende do relevo do local, permitindo pouco controle sobre seu formato e dimensões.
SÓ PEIXES?
A piscicultura pode ser conhecida também como aquacultura, já que além dos peixes, é possível também criar outros animais aquáticos como crustáceos (lagosta, camarão), mexilhões e ostras. Boa parte do caviar também é produzido em viveiros.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
Escreva as respostas em seu caderno:
• Agora você é a(o) repórter. Entreviste um ou uma adulta(o) de sua casa e anote as respostas no seu caderno.
a) Vocês têm o habito de se alimentar de peixes nas refeições?
b) Se a resposta for sim, explique porque você escolhe esse tipo de carne.
c) Se a resposta for não, explique os motivos de não fazer esta escolha.
d) Se a resposta for sim, o peixe que vocês compram é adquirido direto do pescador ou é comprado em supermercados e peixarias?
QUESTÃO 2
AGORA É HORA DA PESQUISA!
Pesquise na internet os seguintes tópicos:
• Quais as cidades ou estados brasileiros em que há maior quantidade de criatórios de peixes (piscicultura).
• Quais as espécies de peixes mais vendidas em nosso país.
• Como é o processo de criação de peixes desde a chegada dos alevinos (peixes filhotinhos) até a engorda e venda nos supermercados e peixarias. (observe as imagens abaixo, pois elas vão te ajudar nesta tarefa)
Agora você e seus colegas vão juntos mostrar os resultados das entrevistas e também da pesquisa na internet.
Com a professora conversem sobre como a piscicultura é importante para as famílias criadoras e para o comércio de carne saudável.
QUESTÃO 3
A piscicultura, no Brasil, é realizada em vários tipos de ambientes ou reservatórios. São eles
(A) cavernas, rios e lagos.
(B) tanques-rede, açudes e represas.
(C) campos, florestas e desertos.
(D) cidades, vilarejos e praias.
QUESTÃO 4
Plantar, cuidar e colher são etapas da agricultura, que é a atividade onde são produzidos alimentos de origem vegetal como: arroz, feijão, alface, frutas e outros. A piscicultura também produz alimentos. Sobre a piscicultura, assinale a alternativa verdadeira.
(A) A piscicultura é uma atividade relacionada à agricultura, envolvendo a produção de vegetais em ambientes controlados para alimentação dos peixes.
(B) A piscicultura refere-se à produção de peixes em ambientes controlados e faz parte do setor primário da economia, sendo uma atividade da pecuária.
(C) A piscicultura é exclusivamente voltada para a pesca em rios e oceanos, sem envolver a criação de peixes em ambientes controlados.
(D) A piscicultura é uma atividade do setor secundário da economia, pois envolve a transformação de peixes em produtos industrializados para venda.
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: Corpos d’água?
Conheça as diferentes formas que a água aparece em nosso planeta.
Autoria: | Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestra em Ensino na Educação Básica. Graduada em Geografia e em Pedagogia. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | EF04GE11 – Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
Referência (s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. RIBEIRO, Amarolina. Piscicultura. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-piscicultura/ Acesso em: 13 mai. 2023. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |