Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
PECUÁRIA
A PECUÁRIA É A ATIVIDADE EM QUE AS PESSOAS CRIAM ANIMAIS COMO BOIS, PORCOS, OVELHAS E GALINHAS PARA OBTER CARNE, LEITE, OVOS E OUTROS PRODUTOS. ELA ACONTECE NO CAMPO E PODE SER FEITA EM PEQUENAS OU GRANDES FAZENDAS.
HOJE VOCÊ VAI APRENDER O QUE É PECUÁRIA. VAMOS JUNTOS DESCOBRIR COMO AS PESSOAS CRIAM ANIMAIS NO CAMPO?
COLETA, CAÇA E PESCA
ANTIGAMENTE, QUANDO AS PESSOAS VIVIAM EM CAVERNAS, ELAS CAÇAVAM, PESCAVAM E COLETAVAM FRUTOS PARA SE ALIMENTAR. POR ISSO, ELAS MUDAVAM SEMPRE DE LUGAR PARA ENCONTRAR COMIDA.
MUDANÇAS
TUDO MUDOU QUANDO AS PESSOAS APRENDERAM A PLANTAR E DOMESTICAR ANIMAIS. ELAS COMEÇARAM A CRIAR ANIMAIS PARA CONSUMIR A CARNE, O LEITE, OS OVOS E USAR O COURO E OS OSSOS.
FOI ASSIM QUE SURGIU A PECUÁRIA.
A PECUÁRIA É A ATIVIDADE DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS NO CAMPO, COMO BOIS, VACAS, PORCOS E FRANGOS.
- AVES: GALINHAS, PERUS, PATOS E CODORNAS SÃO AVES QUE NOS DÃO CARNE E OVOS.
- SUÍNOS: OS PORCOS SÃO ANIMAIS SUÍNOS. DELES COMEMOS A CARNE, BACON, LINGUIÇA, TORRESMO E USAMOS A BANHA. ELES SÃO CRIADOS EM CHIQUEIROS OU GRANJAS.
- BOVINOS: BOIS, VACAS, BEZERROS, NOVILHOS E TOUROS SÃO BOVINOS. NOS FORNECEM CARNE, LEITE, COURO E OSSOS.
- OUTROS ANIMAIS: OVELHAS, CABRAS E COELHOS SÃO MENOS COMUNS, MAS A OVELHA, ALÉM DA CARNE, NOS DÁ LÃ.
CRIAÇÃO DE ANIMAIS NA AGRICULTURA FAMILIAR
EM FAZENDAS PEQUENAS, HÁ ALGUNS ANIMAIS COMO VACAS, GALINHAS E PORCOS. ELES SÃO CRIADOS PARA A FAMÍLIA CONSUMIR E VENDER.
PECUÁRIA COMERCIAL
EM FAZENDAS GRANDES, MUITOS ANIMAIS SÃO CRIADOS EM GRANDES QUANTIDADES. SÃO AS GRANJAS E OS CONFINAMENTOS. AQUI OS ANIMAIS FICAM EM GAIOLAS OU ESPAÇOS PEQUENOS, COMEM MUITO E ENGORDAM RÁPIDO.
A PECUÁRIA PODE AFETAR A NATUREZA, COMO QUANDO HÁ DESMATAMENTO PARA FAZER PASTAGENS, MAS É IMPORTANTE PARA NOS DAR ALIMENTOS.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
(A) QUAIS SÃO OS PRODUTOS DA PECUÁRIA?
(B) QUAIS SÃO OS ANIMAIS CRIADOS NA PECUÁRIA?
(C) QUAIS SÃO OS PRODUTOS DA PECUÁRIA QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA CONSOMEM OU USAM NO SEU DIA A DIA?
QUESTÃO 2
COMO É A ROTINA DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS NA FAZENDA?
ESCREVA AS ATIVIDADES QUE OS TRABALHADORES DAS FAZENDAS TÊM COM OS ANIMAIS NO TRABALHO DA PECUÁRIA?
QUESTÃO 3
QUAIS SÃO OS PRODUTOS DA PECUÁRIA QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA USAM OU COMPRAM?
A. ( ) CARNE
B. ( ) LEITE
C. ( ) LÃ
D. ( ) COURO
E. ( ) GELATINA
F. ( ) OVOS
QUESTÃO 4
OS ANIMAIS SUÍNOS SÃO REPRESENTADOS POR:
(A) GALINHAS, PATOS E PERUS
(B) VACAS, BOIS E BEZERROS
(C) PORCOS, BACON E LINGUIÇAS
(D) OVELHAS E COELHOS
QUESTÃO 5
A PECUÁRIA COMERCIAL SE DIFERENCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR POR:
(A) CRIAR ANIMAIS EM QUANTIDADES MAIORES E MAIS RÁPIDO
(B) NÃO USAR ANIMAIS PARA PRODUZIR ALIMENTOS
(C) CRIAR SOMENTE ANIMAIS EXÓTICOS
(D) NÃO AFETAR A NATUREZA DE FORMA ALGUMA
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: ANIMAL DA FAZENDA: VACA.
OS BOVINOS SÃO ANIMAIS IMPORTANTES PARA OS SERES HUMANOS.
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica – PPGEEB – UFG |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |