You are currently viewing Geografia – Participar da cidade

Geografia – Participar da cidade

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 05/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com vocês?
Bom estar novamente por aqui!
Hoje veremos formas de participação social, ou seja, como nós cidadãos podemos participar da vida e das decisões da nossa cidade.
Vamos lá? Já pegou seu material? Não fique de fora dessa videoaula!

ATIVIDADE 1

As unidades político-administrativas são uma forma de organização que facilita o planejamento dos governos. Observe o mapa político do Brasil abaixo para responder às questões:

Disponível em: <https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/imagens/mapas-brasil/mapa-politico-brasil.jpg?x65722> Acesso em: 27 mar 2021

Localize a unidade político-administrativa que você mora e preencha as informações:

• País:
• Grande região:
• Estado:
• Cidade:
• Bairro:

ATIVIDADE 2

Tenha um dicionário em mãos e procure o significado da palavra “PLEBISCITO”. Caso não tenha um dicionário impresso, utilize o dicionário on line: https://www.dicio.com.br/ 

ATIVIDADE 3

Entre as formas de participação social da população está a livre manifestação – quando as decisões dos governos, de certa forma, prejudicam a população. Um exemplo foi um movimento de estudantes que ocuparam escolas no estado de São Paulo em 2015 contra uma decisão do governo de fechar escolas. Assista ao vídeo abaixo para conhecer.

Ocupação das escolas – São Paulo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G1N2q1QCQ6Q> Acesso em: 27 mar 2021.

Após assistir ao vídeo, responda:
O que os estudantes reivindicavam na manifestação? Você concorda ou discorda com esses estudantes? Explique sua resposta:


Habilidade estruturante (EF04GE03-A) Identificar a organização política e administrativa do município onde mora.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. 
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.