You are currently viewing Geografia – Partes do Rio

Geografia – Partes do Rio

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Olá! Já tomou banho de rio alguma vez?
Hoje, vamos mergulhar nos conhecimentos sobre as partes do rio!

O QUE É UM RIO?

Um rio é um curso de água natural que corre de uma área mais alta para uma mais baixa, desaguando em outro rio, no mar ou em um lago. Ele também pode ser chamado de córrego, riacho, regato, ribeirão ou arroio. Apesar dos diferentes nomes, todos são cursos d’água!

Cada rio tem suas características, mas todos compartilham algumas partes em comum. Vamos aprender sobre elas?

Fonte: pixabay.com

O CAMINHO DA ÁGUA

  • Nascente: O local onde o rio nasce, ou seja, onde ele começa.
  • Curso: O caminho que o rio percorre até chegar no local de deságue.
  • Leito: É o lugar pelo qual o rio corre. Imagine o leito como a “cama” onde o rio repousa, um espaço no solo por onde suas águas se deslocam.
  • Margem: A margem do rio é a terra que fica ao seu lado, onde a água toca o solo. É comum encontrar vegetação, pedras ou areia ali. As margens ajudam a proteger o rio e o solo de serem levados pela água.

O FIM DO RIO

  • Foz: A foz é o ponto onde o rio termina, despejando suas águas em outro rio, em um lago ou no mar. A foz também pode ser chamada de delta, estuário ou boqueirão.

Agora você vai realizar atividades sobre as partes do rio.

QUESTÃO 1

Fonte: Disponível em: <https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-flat-design-water-cycle_18773933.htm>. Acesso em 28 de mar. de 2022.
Fonte: Disponível em: <https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-flat-design-water-cycle_18773933.htm>. Acesso em 28 de mar. de 2022.

É possível ver na ilustração, um rio que nasce nas montanhas e deságua no mar. 

Orientações para desenvolver essa atividade:

De acordo com a numeração acima indicada. Escreva em seu caderno, o nome das partes do rio. 

QUESTÃO 2

O lugar onde o rio deságua (despeja suas águas) é chamado de FOZ, mas esta parte do rio recebe outros nomes

Identifique no caça palavras ao lado outros quatro sinônimos de foz.

QUESTÃO 3

Converse com um adulto que já tomou banho, nadou ou passeou em um rio.

Pergunte como foi a experiência. 

a) Qual era o nome do rio?

b) A correnteza era forte?

c) A água era muito fria? 

d) O rio era largo? 

e) Havia árvores nas margens? 

f) O local do rio era perto na nascente ou da foz?

g) Onde fica o rio? Qual município e estado.

Escreva em seu caderno as respostas e depois compartilhe com a professora e os colegas na sala de aula.

QUESTÃO 4

Os rios são cursos d’água que nascem nas áreas mais altas para áreas mais baixas. O rio corre, porque a água desce pela força da gravidade.

 A nascente de um rio é:

(A) O lugar onde o rio termina.

(B) O ponto onde o rio começa.

(C) A margem do rio.

(D) O caminho que o rio percorre.

QUESTÃO 5

Todo rio percorre um longo caminho desde sua nascente até sua foz. Esse caminho pode ser cheio de curvas ou bem reto.

O curso de um rio é o:

(A) Lugar onde o rio termina.

(B) Solo onde crescem plantas.

(C) Caminho que o rio percorre até a foz.

(D) Lugar onde as águas se encontram com o mar.


SAIBA MAIS

Agora, que tal assistir o VÍDEO. Consumo de água e uso consciente?

Canal do YouTube – Amarolina Ribeiro. “Consumo de água e uso racional – Geografia – Amarolina Ribeiro – EF1”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B9a_JoGkQ3w>. Acesso em 01 de Abr. de 2022.

Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoEF04GE11 – Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Piscicultura. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-piscicultura/  Acesso em: 13 mai. 2023.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.