Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Os rios são importantes para a vida e as atividades humanas.
Os rios fornecem água para o abastecimento das casas e empresas. Também é de lá que sai boa parte da água usada na irrigação das lavouras e para matar a sede dos animais da pecuária. Aprender sobre os rios, nos ajuda a compreender melhor como preservar esses recursos naturais tão essenciais à nossa vida.
Observe a imagem do rio com suas partes
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/river-g9f7fbaee4_1920-e1649074250735-1024x767.jpg)
Agora você vai realizar atividades sobre as partes do rio.
![Fonte: Disponível em: <https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-flat-design-water-cycle_18773933.htm>. Acesso em 28 de mar. de 2022.](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/partes_rio_atividade.png)
QUESTÃO 1
É possível ver na ilustração, um rio que nasce nas montanhas e desagua no mar.
Orientações para desenvolver essa atividade:
De acordo com a numeração acima indicada. Escreva em seu caderno, o nome das partes do rio.
QUESTÃO 2
O lugar onde o rio deságua (despeja suas águas) é chamado de FOZ, mas esta parte do rio recebe outros nomes.
Identifique no caça palavras ao lado outro quatro sinônimos de foz.
QUESTÃO 3
Converse com um adulto que já tomou banho, nadou ou passeou em um rio.
Pergunte como foi a experiência.
a) Qual era o nome do rio?
b) A correnteza era forte?
c) A água era muito fria?
d) O rio era largo?
e) Havia árvores nas margens?
f) O local do rio era perto na nascente ou da foz?
g) Onde fica o rio? Qual município e estado.
Escreva em seu caderno as respostas e depois compartilhe com a professora e os colegas na sala de aula.
SAIBA MAIS
Agora, que tal assistir o VÍDEO: Consumo de água e uso consciente?
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | EF04GE11 – Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |