You are currently viewing Geografia – Os órgãos do poder público municipal e suas funções

Geografia – Os órgãos do poder público municipal e suas funções

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Fonte: Prefeitura de Goiânia. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/>. Acesso em 13 de Abril de 2023.

Os órgãos do poder público municipal e suas funções

O poder público municipal é composto por dois poderes:

A Prefeitura é o órgão do poder executivo municipal, gerido pelo prefeito, e se divide em secretarias, coordenadorias, fundações e autarquias.

A função do prefeito é de gerir o município, as suas responsabilidades como gestor se divide entre cuidar dos interesses e demandas da população, planejar e organizar os investimentos dos recursos oriundos da arrecadação de impostos, tributos e os repasses realizados pelo governo federal.

O poder legislativo municipal é composto pelos vereadores na câmara municipal, eles fiscalizam as finanças públicas, aprovam as leis e julgam o Prefeito e os próprios Vereadores.

Para ter acesso aos serviços prestados pela prefeitura, o cidadão pode acessar e buscar algumas informações no site da prefeitura de Goiânia <https://www.goiania.go.gov.br/>. Dessa forma, a população da cidade de Goiânia, pode fazer agendamentos e tirar dúvidas sobre demandas diversas.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

O poder público municipal é composto por dois poderes, sendo assim, explique quais são esses dois poderes e quais as suas funções e diferenças.

QUESTÃO 02

Faça uma caminhada pelas ruas do seu setor com o seu responsável e registre, por meio de fotos e textos, os pontos de problema da região, por exemplo: buracos, vazamento de água ou esgoto, lixo, ou qualquer problema que afete a população local. Após registrar tudo, monte um cartaz com as informações coletadas.

QUESTÃO 03

Planejar e organizar os investimentos dos recursos oriundos da arrecadação de impostos como o IPTU, ITU, entre outros, tributos e os repasses realizados pelo governo federal, é a função do:

(A) Presidente da república.

(B) Representante dos moradores.

(C) Prefeito.

(D) Vereador.

QUESTÃO 04

O poder público municipal é composto por dois poderes, assinale a alternativa correta sobre quais são esses poderes.

(A) Poder executivo municipal e Poder legislativo municipal.

(B) Poder judicial e Poder governamental.

(C) Poder executivo municipal e Poder governamental.

(D) Poder legislativo municipal e Poder judicial.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE03-B) Identificar quais são os órgãos do poder público municipal e suas funções.