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Geografia – Os indígenas na formação do Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/ind%c3%adgena-amaz%c3%b4nia-amazonas-brasil-3436787/

Os povos indígenas na formação do Brasil

Os primeiros habitantes do Brasil, foram os povos indígenas — povos originários — e têm grande importância na formação da população brasileira. Sua influência é notada em nossa cultura, costumes, alimentação e até na nossa língua. Desde o período da chegada dos europeus ao território que lhes pertencia, até os dias atuais, os indígenas sofrem permanente ameaça às suas vidas e terras.

NO BRASIL HÁ VÁRIOS POVOS INDÍGENAS, COM COSTUMES, CULTURA E TRADIÇÕES DISTINTAS. VOCÊ SABE ONDE VIVEM ESTES POVOS?

Os primeiros habitantes do Brasil, foram os povos indígenas – povos originários – e têm grande importância na formação da população e do território brasileiro. Sua influência é notada em nossa cultura, costumes, alimentação e até na nossa língua.

atualmente no Brasil, mais de 250 povos indígenas distintos. Embora ainda existam alguns povos isolados, a maioria da população indígena tem algum tipo de relação com as cidades. Inclusive muitos indígenas moram em cidades. 

Antes dos europeus chegarem ao Brasil, havia aqui – segundo estudos – de 3 a 5 milhões de pessoas. Cada povo tinha seu nome, sua língua e seu território. O nome “índio” foi inventado pelos europeus. Os povos originários se chamavam pelos nomes de seus povos.

OS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DO BRASIL

Observe o mapa ao lado. Nele é possível ver a distribuição dos povos originários – indígenas – no Brasil antes da chegada dos portugueses. O Brasil não foi “descoberto”. Aqui já havia uma população diversa, com suas línguas próprias, hábitos, cultura e organização social. 

Não se pode falar nos indígenas brasileiros como se fossem apenas um povo. Em razão da sua formação histórica, há povos muito distintos uns dos outros. As habitações, a divisão do trabalho, as línguas, a música e os mitos variam de um povo para outro.

DIVERSIDADE E CULTURA

Os povos indígenas contribuíram e continuam contribuindo para a formação da população brasileira e do território nacional.

Veja, a seguir, diferentes aspectos em que essas populações trouxeram importantes contribuições.

  • Formação do povo e território do Brasil 

Os povos indígenas aprenderam a usar a natureza para tudo o que precisavam, sem destruí-la. Esse conhecimento ajudou a manter as florestas preservadas e o solo fértil. Muitas práticas sustentáveis de hoje foram inspiradas por eles.

  • Conhecimento sobre a Natureza 

Usamos várias palavras de origem indígena, como abacaxi, pipoca e mandioca. Nomes de lugares também vêm das línguas indígenas, como Itaipu e Pindamonhangaba. Esse vocabulário é parte importante da nossa língua.

  • Idioma e Vocabulário

Os indígenas já cultivavam mandioca, milho e batata-doce antes dos colonizadores. A tapioca e o beiju, que vêm da mandioca, são comidas típicas até hoje. Eles influenciaram a base da nossa alimentação.

  • Alimentação e Agricultura

Nas aldeias, a vida indígena se baseia no respeito e na cooperação. Eles ensinam a importância de compartilhar e cuidar uns dos outros. Esse modelo de vida em comunidade é um exemplo para todos nós.

  • Organização Social e Vida em Comunidade

Artes indígenas, como cerâmica, cestarias e pinturas, influenciam o artesanato brasileiro. Essas práticas representam histórias e tradições passadas de geração em geração. Canto e dança indígenas mostram a conexão com a natureza e o mundo espiritual.

  • Tradições Culturais e Artísticas

Para ampliar o território e explorar matérias-primas como o pau-brasil, o ouro e outros recursos naturais, milhares de indígenas foram perseguidos, escravizados e mortos pelos europeus. Os indígenas tiveram suas terras tomadas pelos colonizadores e desestruturam sua cultura.

  • Expansão do território brasileiro:

A entrada de mineradores, garimpeiros e posseiros é um dos maiores problemas dos povos indígenas. Ameaças às terras e à sobrevivência dos indígenas, infelizmente estampam os meios de comunicação diariamente. Os povos indígenas são os guardiões dos recursos naturais brasileiros.

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Cabe a cada um de nós, ajudar na luta pela manutenção da vida e das terras da população indígena. Estas terras são de direito destes povos que sofreram e sofrem invasões desde o tempo da colonização até os dias atuais.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

HORA DA PESQUISA!

Escreva as respostas em seu caderno.

• Faça uma pesquisa sobre os povos indígenas e escreva o nome de:

A. Algum alimento de origem indígena: _________________________________
B. Um povo indígena que vive em seu estado: _________________________________
C. Duas palavras de origem indígena que usamos: _________________________________
D. Uma lenda de origem indígena: _________________________________
E. Um nome de cidade de origem indígena: _________________________________

QUESTÃO 2

• Os povos originários do nosso país, são os indígenas, que aqui habitavam bem antes da chegada dos europeus. No mapa abaixo é possível ver como esses povos se distribuíam em nosso país antes da chegada dos colonizadores.

OBSERVE O MAPA A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO

A. Qual povo indígena tinha a maior parte do território do Brasil? _________________________________________________________
B. Quantos povos indígenas diferentes você consegue identificar no mapa? ___________________________________________________
C. Onde é atualmente o seu estado, quais povos indígenas habitavam este território? ___________________________________________________
D. Você já havia ouvido falar algum ou alguns desses nomes alguma vez? ___________________________________________________
E. Você sabe o nome de algum povo indígena da atualidade? Qual? ___________________________________________________

QUESTÃO 3

A língua portuguesa que falamos no Brasil possui várias palavras originadas das línguas indígenas, mostrando a influência dessas culturas em nosso vocabulário.

Um exemplo de palavra de origem indígena que usamos até hoje é

(A) Caçula, que é como chamam o filho mais velho da família.

(B) Abacaxi, que faz parte do vocabulário originário indígena.

(C) Automóvel, que os indígenas usavam para se locomover.

(D) Estrada, palavra inventada pelos povos indígenas no passado.

QUESTÃO 4

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Expedi%C3%A7%C3%A3o_Guarani_Kaiowa_-_Mato_Grosso_do_Sul_(8166471089).jpg

Os povos indígenas no Brasil mantêm um conhecimento único sobre o uso da natureza de maneira respeitosa.

Uma prática indígena que promove o cuidado com o meio ambiente é:

(A) A construção de grandes prédios em regiões naturais protegidas.

(B) A exploração de minérios e a venda para indústrias estrangeiras.

(C) A preservação das florestas sem a destruição de recursos naturais.

(D) O cultivo intensivo de soja em áreas de floresta preservada.


SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA?

QUER SABER QUAIS SÃO? ENTÃO CLICA AÍ EM BAIXO!

Canal Amarolina RibeiroAlimentos de origem indígenas – Profª Ma. Amarolina Ribeiro – Geografia EF1“. Disponível em: <https://youtu.be/kfmV7H8zfFQ> Acesso em: 06 Junh 2022.

Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/