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Geografia – Orientação e localização geográfica

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 04/10/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender como podemos nos orientar e localizar em qualquer ponto do globo.

Temática – Geografia – Orientação e localização geográfica. Disponível em: <pixabay.com/photo/>. Acesso em: 08 de Setembro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Orientação e localização geográfica.

GEOGRAFIA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Orientação e localização geográfica

Errar o endereço ou andar sem saber para onde estamos indo não é nada legal, atualmente é muito simples resolver esse problema basta apenas receber a localização pelo whats ou abrir o Google Maps e fazer aquela pequena consulta do que está próximo de nós. No entanto, as opções citadas vão utilizar coordenadas geográficas e pontos cardeais para localização no espaço geográfico e nesse texto você vai compreender o que são os termos citados. 

Rosa dos Ventos A Rosa dos Ventos é utilizada para orientação no espaço geográfico, o movimento aparente do sol é a referência para elaboração dos pontos cardeais que são norte, sul, leste e oeste. Esses pontos marcam quatro direções e não estão sozinhos nessa tarefa. Existem 16 pontos ao total, veja:

Figura I: Rosa dos Ventos Fonte: Wikimidea Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9d/Rosa_dos_Ventos_%28pontos_colaterais%29.png>. Acesso em: 08 de Setembro de 2021.

A Figura I, que pode até assustar no início, apresenta a Rosa dos Ventos com os 16 pontos de orientação que são os cardeais, colaterais e subcolaterais. Como essa imagem está em inglês alguns pontos vão apresentar suas nomenclaturas neste idioma. 

Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (L ou E pois em inglês se escreve Este) e Oeste (O ou W de West em inglês).

Pontos colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sudoeste (SO), Noroeste (NO)

Pontos subcolaterais: Norte- nordeste (NNE), Leste- nordeste (ENE), Leste- sudeste (ESE), Su- Sudeste (SSE), Su- Sudoeste (SSW), Oeste- sudoeste (WSW), Oeste- Noroeste (WNW), Norte- Noroeste (NNW).

Conhecer os pontos parece não ajudar muito, precisamos saber como identificar a direção correta e para isso podemos utilizar a bússola. Esse importante instrumento de navegação surge para apontar a direção norte e ao identificar esse ponto cardeal é possível encontrar os demais pontos. 

Caso você não tenha uma bússola pode se localizar pelos astros, o sol, por exemplo, nasce na direção leste e se põe no hemisfério oeste. Se você apontar o seu braço direito para o hemisfério leste, a sua frente vai ser norte, nas suas costas o sul e o seu braço direito vai marcar o oeste. 

Coordenadas Geográficas 

Pode até parecer brincadeira mas, muito provavelmente, você utiliza o sistema de coordenadas geográficas com mais frequência que as quedas do Neymar durante uma partida de futebol.  Todas as vezes que o seu smartphone ou algum site pede a sua localização você está informando o seu ponto exato dentro do sistema de localização geográfica, passando as suas coordenadas. 

Os aplicativos de mobilidade (Uber, 99Pop e SiMRmtc), como também os apps de delivery (Ifood e UberEats) utilizam as coordenadas geográficas para definir os deslocamentos a serem realizados. Nestes casos estamos falando em uma combinação entre as coordenadas geográficas e o mapa colaborativo da sua cidade. 

As coordenadas geográficas são compreendidas como sistema de localização de qualquer ponto na superfície do globo utilizando linhas imaginárias que denominamos de latitudes e longitudes. As latitudes também podem ser chamadas de paralelos e as longitudes de meridianos. A Linha do Equador é o ponto de referência para as latitudes marcando 0° e meridiano de Greenwich para as longitudes também marcando 0º. Veja:

Figura II: Meridianos e Paralelos Fonte: Wikimidea Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ac/Paralelos_e_Meridianos.jpg>. Acesso em: 13 de Setembro de 2021.

Devido ao seu formato de Geóide, semelhante a uma esfera, podemos dividir a Terra em hemisférios (metade de uma esfera). Como podemos observar na Figura II, a Linha do Equador divide o nosso planeta em hemisférios norte (boreal ou setentrional) e sul (austral ou meridional) cada hemisfério é composto por 90°, já o Meridiano de Greenwich em Oeste (Ocidental) e Leste (Oriental).

Latitude e Longitude juntas podem nos apresentar a localização exata de qualquer ponto no globo terrestre, a Praça Cívica localizada no centro de Goiânia- GO tem a seguinte coordenada geográfica; Latitude: 16° 40′ 48” Sul, Longitude: 49° 15′ 18” Oeste. Pode até parecer complicado mas, é bem simples compreender essa série de números, quando apresentamos apenas uma aspa ( ‘ ) indica minutos e duas ( ” ) segundos os números em graus apontam em qual linha imaginária está localizada a Praça Cívica. Observe a Figura III:

Figura III: Coordenadas geográficas Fonte: Wikimidea Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/75/Mapa_coordenadas_geogr%C3%A1ficas_editado.jpg>. Acesso em: 13 de  Setembro de 2021.

Encontrar as coordenadas geográficas do ponto A na Figura III não é uma tarefa complicada, o mapa aponta que acima da Linha do Equador está a direção Norte e por sua vez abaixo encontramos a direção SUL, a direita de Greenwich Leste e a esquerda Oeste. Sendo assim o ponto A encontra- se na Latitude 50° N e Longitude 100° O.

Atividade

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores.

Questão 1 –  Aponte as coordenadas geográficas dos pontos B, C e D presentes na Figura III.

Figura III: Coordenadas geográficas Fonte: Wikimidea Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/75/Mapa_coordenadas_geogr%C3%A1ficas_editado.jpg>. Acesso em: 13 de  Setembro de 2021.

Questão 2 – Faça o cabeçalho em uma folha com nome da sua escola, cidade e data da realização da atividade. Em seguida, desenhe a rosa dos ventos, apenas com os pontos cardeais, considerando que o cabeçalho está apontando para a direção sul.


Habilidade estruturante: (EF06GE08-B) Conhecer e utilizar a rosa dos ventos e as coordenadas geográficas.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.
IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 22 de abril de 2021.