You are currently viewing Geografia – O trabalho no campo

Geografia – O trabalho no campo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

O TRABALHO NO CAMPO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE

Os alimentos que consumimos diariamente, o algodão usado para fazer nossas roupas, o álcool em gel que usamos para nos proteger, e até mesmo o lápis e o papel que usamos para escrever, só chegam às nossas mãos porque há trabalhadores no campo para produzir tudo isso. Agricultores familiares, boias-frias, agrônomos, motoristas e diversos outros profissionais, se esforçam todos os dias para colocar alimentos em nossas mesas.

https://www.freepik.com/free-photo/senior-couple-harvesting-carrots_5261659.htm

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

Nas imagens abaixo, estão ilustradas atividades realizadas por trabalhadores no campo.

a) No seu caderno, descreva o que cada trabalhador do campo está fazendo em cada uma das cenas.

b) Também escreva se o trabalhador é da agricultura, pecuária ou extrativismo.

https://www.freepik.com/free-vector/farmers-gardeners-work-moments-harvesting-fruits-raising-cattle-trimming-plants-flat-icons_3998713.htm (created by macrovector/edição Amarolina Ribeiro)

QUESTÃO 2

Os trabalhadores do campo, especialmente no Brasil, quando não têm sua própria terra, trabalham nas terras de outras pessoas em diferentes situações.

Associe os números abaixo de acordo com cada uma dessas situações:

a) ( ) Alugam a terra por um período e pagam ao final da colheita ou da venda dos produtos que ali cultivaram ou criaram.
b) ( ) Famílias que vivem, trabalham e produzem em uma terra na qual não têm documentos de propriedade.
c) ( ) Trabalham em um período do ano, por alguns dias ou meses. No Brasil é comum na colheita de frutas, cana-de-açúcar, café e algodão.
d) ( ) Dividem a produção com o dono da terra em que vivem e trabalham.

QUESTÃO 3

Pesquise e escreva em seu caderno, a origem do termo boia-fria.

QUESTÃO 4

A cidade e o campo são interdependentes. Sabemos então, que a cidade precisa dos produtos do campo, como frutas, legumes e carnes. No entanto, o campo também precisa da cidade. Esse apoio ocorre principalmente quando a cidade fornece;

(A) produtos frescos para abastecer o campo, como frutas e verduras.

(B) ferramentas, máquinas e outros equipamentos agrícolas essenciais.

(C) espaços para os agricultores do campo venderem seus produtos.

(D) recursos naturais como água e ar limpo para a zona rural.

QUESTÃO 5

Em uma fazenda, agricultores e outros trabalhadores realizam tarefas essenciais para garantir produtos que a cidade consome. A principal atividade dos pecuaristas é

(A) plantar vegetais e cuidar de hortas para colher frutas e legumes.

(B) cuidar de animais para a produção de leite, carne, ovos e couro.

(C) proteger florestas e áreas de reserva para a conservação da natureza.

(D) produzir máquinas agrícolas para vender nas lojas da cidade.

SAIBA MAIS

Agora, que tal assistir o vídeo: hortas urbanas?

Lá, você vai saber mais sobre o cultivo de alimentos nas cidades.

Canal Amarolina RibeiroHortas Urbanas – – Prof.ª Amarolina Ribeiro – Geografia – EF1“. Disponível em: <https://youtu.be/3I1K9_mA268>. Acesso em: 25 abr. 2022.
Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/