You are currently viewing Geografia – O trabalho e os trabalhadores

Geografia – O trabalho e os trabalhadores

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

O trabalho e os trabalhadores

Todas as coisas que usamos e consumimos no nosso dia a dia são fruto do trabalho de várias pessoas. Desde a água que chega em nossas casas, aos nossos alimentos, roupas e objetos. Tudo é fruto do trabalho humano.

Fonte da imagem https://img.freepik.com/free-vector/set-time-farming-activities_1262-19935.jpg

O trabalho no passado

Durante mais de 300 anos, o Brasil usou o trabalho de pessoas escravizadas. Africanas e seus descendentes eram forçadas a trabalhar sem salário e sem direitos. Mesmo depois de libertas, não receberam apoio. Muitos foram substituídos por imigrantes europeus.

  • O trabalho hoje

Hoje, as pessoas trabalham com salário e direitos. No campo, produzem alimentos, criam animais e retiram produtos da natureza. Mesmo com máquinas, o trabalho humano é sempre necessário.

  • Atividades do campo
  • Agricultura: plantar e colher alimentos
  • Pecuária: cuidar dos animais
  • Extrativismo: retirar frutos, madeiras e minérios da natureza
  • Atividades da cidade

Na cidade, os trabalhadores transformam a matéria-prima em produtos prontos. Muitos também trabalham no comércio, transporte, escolas, hospitais e outros serviços.

  • A ligação entre campo e cidade

O campo envia alimentos e matérias-primas. A cidade fornece máquinas, embalagens, produtos de limpeza e remédios. Um depende do outro.

  • Mudanças no número de trabalhadores

Com o crescimento das cidades, muitas pessoas saíram do campo. Hoje, a maioria dos trabalhadores está nas cidades. De cada 100 trabalhadores, 85 trabalham nas cidades e apenas 15 trabalham no campo.

QUESTÃO 1


• Hora da entrevista.

Você precisa encontrar um ou uma profissional, que seu trabalho seja prestar um serviço. Alguém contratado para realizar um trabalho, e é remunerado para realizar esse trabalho. Você irá entrevistar esta pessoa.

  • Alguns exemplos de prestadores de serviço:

Combine com seus colegas para que vocês consigam entrevistar a maior quantidade possível de diferentes profissionais, assim vão conhecer várias profissões.

• Os prestadores de serviços também são chamados de trabalhadores autônomos.

  • Questões da entrevista:
  • Qual é o tipo serviço que você realiza?
  • Quais são as atribuições de sua profissão? (Ou seja, o que você faz na prática?)
  • Há quantos anos você exerce essa profissão?
  • Onde você aprendeu o seu trabalho?
  • Qual é a maior vantagem da sua profissão e do trabalho que você realiza?
  • Qual ou quais as desvantagens, ou dificuldades da sua profissão e do seu trabalho?
  • Existe alguma época do ano em que seu trabalho é mais requisitado? Explique por que isso acontece.

ESCREVA TODAS AS RESPOSTAS EM SEU CADERNO E EM SALA, CONTE O QUE VOCÊ DESCOBRIU SOBRE ESTE TRABALHADOR E ESCUTE AS RESPOSTAS DOS COLEGAS SOBRE OUTRAS (OS) PROFISSIONAIS.

QUESTÃO 2

Na sala de aula, ou em sua casa, escute a música ao lado e depois leia as instruções da atividade.

Na música de Raul Seixas, O dia em que a Terra parou, o cantor imagina um dia em que ninguém saiu de casa para trabalhar. Os professores não deram aula, os motoristas não dirigiram, os padeiros não fizeram pão, os carteiros não entregaram cartas… e tudo parou.

Agora pense em como seria um dia na sua vida se todas as pessoas parassem de trabalhar. Nada de pão no café da manhã, de ônibus para ir à escola, de água saindo da torneira ou de aula com a professora.

Agora que você colocou a imaginação para voar, escreva um texto contando como seria esse dia na sua casa.

Você pode imaginar desde a hora em que acorda até o fim do dia. Mostre o que sentiria e o que deixaria de acontecer.

No final, escreva, “do seu jeitinho”, um parágrafo, falando sobre a importância dos trabalhadores para a nossa vida e das outras pessoas.

QUESTÃO 3

Com base nos dados do gráfico, o número de trabalhadores


(A) é maior no campo, onde há mais indústrias e escolas modernas.
(B) está igualmente dividido entre áreas rurais e áreas urbanas.
(C) é menor nas cidades por causa da falta de máquinas modernas.
(D) é muito maior nas cidades, onde há mais tipos de trabalho.

QUESTÃO 4

A tecnologia trouxe muitas máquinas que ajudam no trabalho do campo e da cidade. Mesmo com esses avanços, o trabalho humano continua sendo essencial. As pessoas operam máquinas, tomam decisões e realizam tarefas que só o ser humano consegue fazer com atenção, cuidado e responsabilidade.

Mesmo com o uso das máquinas, o texto nos faz entender que
(A) a tecnologia substituiu completamente o esforço dos humanos.
(B) o trabalho humano ainda é importante para várias atividades.
(C) as pessoas só trabalham em consertar máquinas antigas.
(D) o campo usa apenas robôs, e a cidade não precisa de gente.

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: O trabalho e os trabalhadores

SAIBA MAIS SOBRE AS PROFISSÕES, SUA IMPORTÂNCIA E SUGESTÕES PARA ENTREVISTAR ESSES TRABALHADORES.


Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Piscicultura. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-piscicultura/  Acesso em: 13 mai. 2023.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.