You are currently viewing Geografia – O SOLO E A AGRICULTURA

Geografia – O SOLO E A AGRICULTURA

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

O SOLO E A AGRICULTURA
VOCÊ SABIA QUE O SOLO É ESSENCIAL PARA PRODUZIR OS ALIMENTOS QUE COMEMOS TODOS OS DIAS? A ESTA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, CHAMAMOS DE AGRICULTURA. O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (PLANTAS E ANIMAIS EM DECOMPOSIÇÃO). O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTA DA SUPERFÍCIE DA TERRA.

Fonte da imagem: canva.com

AGRICULTURA

É O PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA DE PLANTAS, QUE USAMOS PARA NOS ALIMENTAR COMO: FRUTAS, LEGUMES, HORTALIÇAS, GRÃOS E CEREAIS.

ELA É UMA DAS PRINCIPAIS FORMAS DE USO DO SOLO PELO SER HUMANO.

ETAPAS DA AGRICULTURA:

  • ARAR A O SOLO (DEIXAR A TERRA FOFINHA)
  • PLANTAR A SEMENTE OU A MUDINHA NO SOLO
  • COLOCAR ADUBOS (FERTILIZANTES), SE O SOLO PRECISAR.
  • REGAR O SOLO COM ÁGUA, PARA AS PLANTAS.
  • RETIRAR AS ERVAS DANINHAS, INSETOS E OUTRAS PRAGAS DAS PLANTAS.
  • COLHER OS ALIMENTOS OU RETIRÁ-LOS DO SOLO (CENOURA, BATATA, CEBOLA, MANDIOCA, BETERRABA E OUTRAS)

MAS O QUE É SOLO?

O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (RESTOS DE SERES VIVOS).

O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTINHA DA SUPERFÍCIE DA TERRA. 

OS PRINCIPAIS MINERAIS DO SOLO ESTÃO NO FORMATO DE AREIA E ARGILA.

E O MATERIAL ORGÂNICO SÃO OS RESTOS DE PLANTAS E OUTROS SERES VIVOS.

SOLO E AGRICULTURA

“O SOLO É NECESSÁRIO PARA PLANTAS, ANIMAIS E PESSOAS.”

SEM ELE, NÃO TERÍAMOS ALIMENTOS, ÁRVORES OU CONSTRUÇÕES.

TIPOS DE SOLOS

NEM TODOS OS TIPOS SOLOS SÃO BONS PARA A AGRICULTURA.

ALGUNS PRECISAM DE ADUBOS OU OUTROS MINERAIS PARA FICAREM FÉRTEIS.

VAMOS CONHECER OS PRINCIPAIS TIPOS DE SOLOS?

  • ARENOSO

É COMPOSTO POR AREIA, QUE TEM PEDACINHOS DE ROCHA BEM MAIORES QUE OS OUTROS DOIS TIPOS DE SOLO. 

A ÁGUA PASSA RÁPIDO PELO SOLO ARENOSO. OS PEDACINHOS NÃO GRUDAM UM NO OUTRO. FICAM SOLTOS.

NÃO É UM BOM SOLO PARA PLANTAR, POIS NÃO SEGURA A ÁGUA E OS NUTRIENTES QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA SE DESENVOLVER.

  • HUMÍFERO

É COMPOSTO POR MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO (FOLHAS QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES E OUTRAS PLANTAS QUE MORRERAM, PEQUENOS ANIMAIS), OU SEJA, MATERIAIS QUE JÁ FORAM SERES VIVOS – ANIMAL E VEGETAL. .

PODE CONTER TAMBÉM ARGILA E AREIA EM QUANTIDADES MENORES. 

É UM SOLO ÚMIDO E FÉRTIL. OU SEJA, É UM SOLO BOM PARA A AGRICULTURA.

  • ARGILOSO

É COMPOSTO POR ARGILA, QUE TEM PEDACINHOS BEM PEQUENINOS, QUE GRUDAM UM COM O OUTRO. É COMO UM POZINHO DE ARGILA.

ESTE TIPO DE SOLO RETÊM A ÁGUA E OS NUTRIENTES, POIS OS ESPAÇOS ENTRE UM PEDACINHO E OUTRO SÃO MUITO PEQUENOS. 

OS NUTRIENTES E A ÁGUA OCUPAM ESTES ESPAÇOS E FICAM NO SOLO ARGILOSO POR BASTANTE TEMPO. POR ISSO ESTE SOLO É BOM PARA AS PLANTAS.

O SOLO E AS PLANTAS

AS PLANTAS PRECISAM DE SOLO PARA CRESCER. ELE DÁ NUTRIENTES, ÁGUA E UM LUGAR SEGURO PARA AS RAÍZES SE FIXAREM E PEGAREM O QUE PRECISAM.

O SOLO SEGURA A ÁGUA QUE AS PLANTAS BEBEM PELAS RAÍZES. UM SOLO QUE SEGURA ÁGUA AJUDA PLANTAS A NÃO SECAR, MESMO EM DIAS MUITO QUENTES.

O SOLO É COMO UMA DESPENSA PARA AS PLANTAS. ELE GUARDA NUTRIENTES COMO CÁLCIO, FÓSFORO E POTÁSSIO, QUE SÃO ABSORVIDOS PELAS RAÍZES PARA AJUDAR AS PLANTAS A CRESCEREM FORTES.

O SOLO E OS NUTRIENTES

SOLO, AGRICULTURA E SAÚDE

OS NUTRIENTES DO SOLO NO NOSSO CORPO

QUANDO COMEMOS FRUTAS, VERDURAS, GRÃOS E OUTROS ALIMENTOS DA AGRICULTURA, RECEBEMOS OS NUTRIENTES QUE AS PLANTAS ABSORVERAM DO SOLO, COMO VITAMINAS E MINERAIS IMPORTANTES PARA A NOSSA SAÚDE.

SEM OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS, NOSSO CORPO FICA FRACO E PODE ADOECER. 

POR ISSO, É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM PRODUTOS QUE VÊM DE UM SOLO RICO E CUIDADO.

CUIDADOS COM O SOLO

SEM CUIDADOS, O SOLO FICA FRACO E PERDE OS NUTRIENTES. ISSO CHAMA-SE EROSÃO. 

PARA PROTEGER O SOLO, OS AGRICULTORES PLANTAM ÁRVORES E EVITAM QUE ELE SEJA LEVADO PELA CHUVA.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

“UM AGRICULTOR PRECISA CULTIVAR UM SOLO QUE SEGURE A ÁGUA POR MAIS TEMPO, MESMO NOS DIAS QUENTES.”

PARA QUE AS PLANTAS SE DESENVOLVAM BEM, AGRICULTOR DEVERÁ ESCOLHER UM SOLO QUE

(A) SEJA ARGILOSO, POIS SEGURA A ÁGUA E MANTÉM OS NUTRIENTES.

(B) TENHA CARACTERÍSTICAS DE AREIA, JÁ QUE SECA RAPIDAMENTE.

(C) SEJA TOTALMENTE SECO, SEM PRESENÇA DE MATÉRIA ORGÂNICA.

(D) SEJA ARENOSO, POIS A ÁGUA ESCORRE E DEIXA O SOLO SECO RAPIDAMENTE.

QUESTÃO 2

“A AGRICULTURA ENVOLVE O PLANTIO, O CUIDADO E A COLHEITA DE ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS NO DIA A DIA.”COM ISSO, COMPLETA-SE QUE A AGRICULTURA:

(A) PRODUZ FRUTAS, LEGUMES E GRÃOS PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA E ANIMAL.
(B) DEPENDE APENAS DE SOLOS ARENOSOS E NÃO NECESSITA DE ÁGUA.
(C) É SEMPRE REALIZADA EM ÁREAS URBANAS E NUNCA EM ÁREAS RURAIS.
(D) UTILIZA SOMENTE PLANTAS DECORATIVAS QUE NÃO TÊM USO ALIMENTAR.

QUESTÃO 3

“AS PLANTAS PRECISAM DO SOLO PARA CRESCER.”O SOLO ARGILOSO É BOM PARA AS PLANTAS PORQUE:

(A) ELE GUARDA A ÁGUA E OS NUTRIENTES POR BASTANTE TEMPO.
(B) ELE DEIXA A ÁGUA PASSAR RÁPIDO E SECA AS RAÍZES.
(C) ELE NÃO TEM NUTRIENTES E NÃO AJUDA AS PLANTAS.
(D) ELE NÃO GUARDA ÁGUA E FICA SEMPRE MUITO SECO.

QUESTÃO 4

“OS AGRICULTORES USAM ADUBOS PARA DEIXAR O SOLO MAIS FÉRTIL.”

Fonte da imagem: canva.com

EXPLIQUE QUAL É A FUNÇÃO DOS ADUBOS NO SOLO E COMO ELES AJUDAM AS PLANTAS A CRESCEREM.

QUESTÃO 5

EXPERIÊNCIA PARA CASA: O SOLO TEM VIDA?

OBJETIVO:
OBSERVAR SE HÁ SERES VIVOS NO SOLO QUE A CRIANÇA ENCONTRA PERTO DE CASA.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • 1 POTE DE VIDRO TRANSPARENTE COM TAMPA (COMO POTE DE CONSERVA)
    COLHER OU PAZINHA
  • SOLO DO QUINTAL, JARDIM, PARQUINHO OU PRAÇA
  • LUPA (SE TIVER)
  • PAPEL E LÁPIS DE COR PARA DESENHAR O QUE OBSERVAR
  • ETIQUETA OU PAPEL COM O NOME: “MEU SOLO”.

PASSOS:

  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO, A CRIANÇA DEVE COLETAR UM POUCO DE SOLO (TERRA DO CHÃO) E COLOCÁ-LA NO POTE DE VIDRO.
  2. OBSERVAR COM ATENÇÃO SE HÁ FOLHAS SECAS, PEDACINHOS DE MADEIRA, MINHOCAS, FORMIGAS OU OUTROS BICHINHOS NO SOLO.
  3. FECHAR O POTE COM A TAMPA E DEIXÁ-LO DESCANSAR POR 1 OU 2 DIAS, EM LOCAL COM SOMBRA.
  4. APÓS ESSE TEMPO, ABRIR O POTE COM CUIDADO E OBSERVAR DE NOVO.
  5. DESENHAR TUDO O QUE ENCONTROU: INSETOS, RAÍZES, PEDACINHOS DE FOLHAS OU SEMENTES.
  6. ESCREVER COM AJUDA DE UM ADULTO: “O QUE EU VI NO SOLO DA MINHA CASA?”

O QUE OBSERVAR:

  • O SOLO TEM PEDACINHOS DE PLANTAS OU ANIMAIS?
  • HAVIA ALGUMA MINHOCA, FORMIGA OU OUTRO BICHO?
  • O SOLO TINHA CHEIRO FORTE? ESTAVA SECO OU ÚMIDO?

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO:  DESERTOS?

LÁ, VOCÊ VAI CONHECER ESTES RICOS AMBIENTES – SOLO E CLIMA

Canal Amarolina RibeiroDesertos – Solos arenosos, Chuvas escassas – Profª Ma. Amarolina Ribeiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3Ku7FmANx5A>. Acesso em: 01 Mai. 2024.

Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/  Acesso em: 13 mai. 2024.

RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/  Acesso em: 13 mai. 2024.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.