Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
.
O SOLO E A AGRICULTURA
VOCÊ SABIA QUE O SOLO É ESSENCIAL PARA PRODUZIR OS ALIMENTOS QUE COMEMOS TODOS OS DIAS? A ESTA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, CHAMAMOS DE AGRICULTURA. O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (PLANTAS E ANIMAIS EM DECOMPOSIÇÃO). O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTA DA SUPERFÍCIE DA TERRA.

AGRICULTURA
É O PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA DE PLANTAS, QUE USAMOS PARA NOS ALIMENTAR COMO: FRUTAS, LEGUMES, HORTALIÇAS, GRÃOS E CEREAIS.
ELA É UMA DAS PRINCIPAIS FORMAS DE USO DO SOLO PELO SER HUMANO.
ETAPAS DA AGRICULTURA:
- ARAR A O SOLO (DEIXAR A TERRA FOFINHA)
- PLANTAR A SEMENTE OU A MUDINHA NO SOLO
- COLOCAR ADUBOS (FERTILIZANTES), SE O SOLO PRECISAR.
- REGAR O SOLO COM ÁGUA, PARA AS PLANTAS.
- RETIRAR AS ERVAS DANINHAS, INSETOS E OUTRAS PRAGAS DAS PLANTAS.
- COLHER OS ALIMENTOS OU RETIRÁ-LOS DO SOLO (CENOURA, BATATA, CEBOLA, MANDIOCA, BETERRABA E OUTRAS)
MAS O QUE É SOLO?
O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (RESTOS DE SERES VIVOS).
O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTINHA DA SUPERFÍCIE DA TERRA.
OS PRINCIPAIS MINERAIS DO SOLO ESTÃO NO FORMATO DE AREIA E ARGILA.
E O MATERIAL ORGÂNICO SÃO OS RESTOS DE PLANTAS E OUTROS SERES VIVOS.
SOLO E AGRICULTURA
“O SOLO É NECESSÁRIO PARA PLANTAS, ANIMAIS E PESSOAS.”
SEM ELE, NÃO TERÍAMOS ALIMENTOS, ÁRVORES OU CONSTRUÇÕES.
TIPOS DE SOLOS
NEM TODOS OS TIPOS SOLOS SÃO BONS PARA A AGRICULTURA.
ALGUNS PRECISAM DE ADUBOS OU OUTROS MINERAIS PARA FICAREM FÉRTEIS.
VAMOS CONHECER OS PRINCIPAIS TIPOS DE SOLOS?
- ARENOSO
É COMPOSTO POR AREIA, QUE TEM PEDACINHOS DE ROCHA BEM MAIORES QUE OS OUTROS DOIS TIPOS DE SOLO.
A ÁGUA PASSA RÁPIDO PELO SOLO ARENOSO. OS PEDACINHOS NÃO GRUDAM UM NO OUTRO. FICAM SOLTOS.
NÃO É UM BOM SOLO PARA PLANTAR, POIS NÃO SEGURA A ÁGUA E OS NUTRIENTES QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA SE DESENVOLVER.
- HUMÍFERO
É COMPOSTO POR MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO (FOLHAS QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES E OUTRAS PLANTAS QUE MORRERAM, PEQUENOS ANIMAIS), OU SEJA, MATERIAIS QUE JÁ FORAM SERES VIVOS – ANIMAL E VEGETAL. .
PODE CONTER TAMBÉM ARGILA E AREIA EM QUANTIDADES MENORES.
É UM SOLO ÚMIDO E FÉRTIL. OU SEJA, É UM SOLO BOM PARA A AGRICULTURA.
- ARGILOSO
É COMPOSTO POR ARGILA, QUE TEM PEDACINHOS BEM PEQUENINOS, QUE GRUDAM UM COM O OUTRO. É COMO UM POZINHO DE ARGILA.
ESTE TIPO DE SOLO RETÊM A ÁGUA E OS NUTRIENTES, POIS OS ESPAÇOS ENTRE UM PEDACINHO E OUTRO SÃO MUITO PEQUENOS.
OS NUTRIENTES E A ÁGUA OCUPAM ESTES ESPAÇOS E FICAM NO SOLO ARGILOSO POR BASTANTE TEMPO. POR ISSO ESTE SOLO É BOM PARA AS PLANTAS.
O SOLO E AS PLANTAS
AS PLANTAS PRECISAM DE SOLO PARA CRESCER. ELE DÁ NUTRIENTES, ÁGUA E UM LUGAR SEGURO PARA AS RAÍZES SE FIXAREM E PEGAREM O QUE PRECISAM.
O SOLO SEGURA A ÁGUA QUE AS PLANTAS BEBEM PELAS RAÍZES. UM SOLO QUE SEGURA ÁGUA AJUDA PLANTAS A NÃO SECAR, MESMO EM DIAS MUITO QUENTES.
O SOLO É COMO UMA DESPENSA PARA AS PLANTAS. ELE GUARDA NUTRIENTES COMO CÁLCIO, FÓSFORO E POTÁSSIO, QUE SÃO ABSORVIDOS PELAS RAÍZES PARA AJUDAR AS PLANTAS A CRESCEREM FORTES.
O SOLO E OS NUTRIENTES
SOLO, AGRICULTURA E SAÚDE
OS NUTRIENTES DO SOLO NO NOSSO CORPO
QUANDO COMEMOS FRUTAS, VERDURAS, GRÃOS E OUTROS ALIMENTOS DA AGRICULTURA, RECEBEMOS OS NUTRIENTES QUE AS PLANTAS ABSORVERAM DO SOLO, COMO VITAMINAS E MINERAIS IMPORTANTES PARA A NOSSA SAÚDE.
SEM OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS, NOSSO CORPO FICA FRACO E PODE ADOECER.
POR ISSO, É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM PRODUTOS QUE VÊM DE UM SOLO RICO E CUIDADO.
CUIDADOS COM O SOLO
SEM CUIDADOS, O SOLO FICA FRACO E PERDE OS NUTRIENTES. ISSO CHAMA-SE EROSÃO.
PARA PROTEGER O SOLO, OS AGRICULTORES PLANTAM ÁRVORES E EVITAM QUE ELE SEJA LEVADO PELA CHUVA.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
“UM AGRICULTOR PRECISA CULTIVAR UM SOLO QUE SEGURE A ÁGUA POR MAIS TEMPO, MESMO NOS DIAS QUENTES.”
PARA QUE AS PLANTAS SE DESENVOLVAM BEM, AGRICULTOR DEVERÁ ESCOLHER UM SOLO QUE
(A) SEJA ARGILOSO, POIS SEGURA A ÁGUA E MANTÉM OS NUTRIENTES.
(B) TENHA CARACTERÍSTICAS DE AREIA, JÁ QUE SECA RAPIDAMENTE.
(C) SEJA TOTALMENTE SECO, SEM PRESENÇA DE MATÉRIA ORGÂNICA.
(D) SEJA ARENOSO, POIS A ÁGUA ESCORRE E DEIXA O SOLO SECO RAPIDAMENTE.
QUESTÃO 2
“A AGRICULTURA ENVOLVE O PLANTIO, O CUIDADO E A COLHEITA DE ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS NO DIA A DIA.”COM ISSO, COMPLETA-SE QUE A AGRICULTURA:
(A) PRODUZ FRUTAS, LEGUMES E GRÃOS PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA E ANIMAL.
(B) DEPENDE APENAS DE SOLOS ARENOSOS E NÃO NECESSITA DE ÁGUA.
(C) É SEMPRE REALIZADA EM ÁREAS URBANAS E NUNCA EM ÁREAS RURAIS.
(D) UTILIZA SOMENTE PLANTAS DECORATIVAS QUE NÃO TÊM USO ALIMENTAR.
QUESTÃO 3
“AS PLANTAS PRECISAM DO SOLO PARA CRESCER.”O SOLO ARGILOSO É BOM PARA AS PLANTAS PORQUE:
(A) ELE GUARDA A ÁGUA E OS NUTRIENTES POR BASTANTE TEMPO.
(B) ELE DEIXA A ÁGUA PASSAR RÁPIDO E SECA AS RAÍZES.
(C) ELE NÃO TEM NUTRIENTES E NÃO AJUDA AS PLANTAS.
(D) ELE NÃO GUARDA ÁGUA E FICA SEMPRE MUITO SECO.
QUESTÃO 4
“OS AGRICULTORES USAM ADUBOS PARA DEIXAR O SOLO MAIS FÉRTIL.”
EXPLIQUE QUAL É A FUNÇÃO DOS ADUBOS NO SOLO E COMO ELES AJUDAM AS PLANTAS A CRESCEREM.
QUESTÃO 5
EXPERIÊNCIA PARA CASA: O SOLO TEM VIDA?
OBJETIVO:
OBSERVAR SE HÁ SERES VIVOS NO SOLO QUE A CRIANÇA ENCONTRA PERTO DE CASA.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- 1 POTE DE VIDRO TRANSPARENTE COM TAMPA (COMO POTE DE CONSERVA)
COLHER OU PAZINHA - SOLO DO QUINTAL, JARDIM, PARQUINHO OU PRAÇA
- LUPA (SE TIVER)
- PAPEL E LÁPIS DE COR PARA DESENHAR O QUE OBSERVAR
- ETIQUETA OU PAPEL COM O NOME: “MEU SOLO”.
PASSOS:
- COM A AJUDA DE UM ADULTO, A CRIANÇA DEVE COLETAR UM POUCO DE SOLO (TERRA DO CHÃO) E COLOCÁ-LA NO POTE DE VIDRO.
- OBSERVAR COM ATENÇÃO SE HÁ FOLHAS SECAS, PEDACINHOS DE MADEIRA, MINHOCAS, FORMIGAS OU OUTROS BICHINHOS NO SOLO.
- FECHAR O POTE COM A TAMPA E DEIXÁ-LO DESCANSAR POR 1 OU 2 DIAS, EM LOCAL COM SOMBRA.
- APÓS ESSE TEMPO, ABRIR O POTE COM CUIDADO E OBSERVAR DE NOVO.
- DESENHAR TUDO O QUE ENCONTROU: INSETOS, RAÍZES, PEDACINHOS DE FOLHAS OU SEMENTES.
- ESCREVER COM AJUDA DE UM ADULTO: “O QUE EU VI NO SOLO DA MINHA CASA?”
O QUE OBSERVAR:
- O SOLO TEM PEDACINHOS DE PLANTAS OU ANIMAIS?
- HAVIA ALGUMA MINHOCA, FORMIGA OU OUTRO BICHO?
- O SOLO TINHA CHEIRO FORTE? ESTAVA SECO OU ÚMIDO?
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: DESERTOS?
LÁ, VOCÊ VAI CONHECER ESTES RICOS AMBIENTES – SOLO E CLIMA
Autoria: | Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestra em Ensino na Educação Básica. Graduada em Geografia e em Pedagogia. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |
Referência (s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/ Acesso em: 13 mai. 2024. RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/ Acesso em: 13 mai. 2024. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |