You are currently viewing Geografia – O racismo estrutural: A desigualdade de trabalho e renda no Brasil

Geografia – O racismo estrutural: A desigualdade de trabalho e renda no Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O racismo estrutural: A desigualdade de trabalho e renda no Brasil

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Como o passado escravista do Brasil influencia a manutenção do racismo estrutural no mercado de trabalho atual, e de que forma políticas públicas podem ajudar a romper com esse ciclo de exclusão?

QUESTÃO 02

Faça uma pesquisa sobre as cotas raciais e explique de que forma as políticas de ação afirmativa, como as cotas raciais, podem contribuir para reduzir a desigualdade no mercado de trabalho, e quais são as limitações dessas políticas diante do racismo estrutural ainda presente nas instituições brasileiras?

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação, em diferentes tempos, resultando na espoliação dos povos originários.
Matriz de habilidades essenciais:Analisar as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação, em diferentes tempos, resultando na espoliação dos povos originários.
Referências:DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. 20 de novembro – Dia da Consciência Negra Boletim Especial – Apesar dos avanços, desigualdade racial de rendimentos persiste. São Paulo, 2024. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2024/conscienciaNegra.pdf>. Acesso em 22 de nov. de 2024.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Estudos e Pesquisas, Informação Demográfica e Socioeconômica, n.41, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em 22 de nov. de 2024.