You are currently viewing Geografia – O processo de desenvolvimento do sistema ferroviário brasileiro

Geografia – O processo de desenvolvimento do sistema ferroviário brasileiro

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 20 de ago. de 2024.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Observe o mapa do Brasil e crie 3 rotas ferroviárias que você deseja que fossem construídas no país. Explique os motivos que te levou a escolher essas 3 rotas, e como essas rotas podem melhorar a vida da população brasileira.

QUESTÃO 02

Faça uma pesquisa sobre os novos projetos de ferrovias e parcerias internacionais que o Brasil vem buscando, após a pesquisa, produza um texto sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico do Brasil.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:
(EF07GE07-A) Compreender a importância e a função das redes de transporte e comunicação no desenvolvimento do território brasileiro e suas implicações socioeconômicas, ambientais e culturais.
Matriz de habilidades essenciais:Compreender a função das redes de transporte e comunicação no desenvolvimento do território brasileiro e as implicações socioeconômicas, ambientais e culturais no país.
Referências:RUIZ-PADILLO, Alejandro; SILVEIRA, Caroline Alves da TORRES, Tânia Batistela. Sistemas de transporte: introdução, conceitos e panorama: Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Cachoeira do Sul–RS,  UFSM-CS, 2020. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/266/2020/09/Sistemas-de-Transporte.-Introducao-conceitos-e-panorama.pdf>. Acesso em 20 de ago. de 2024.