Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 20 de ago. de 2024.
O processo de desenvolvimento do sistema ferroviário brasileiro
O sistema ferroviário brasileiro é uma parte importante da infraestrutura de transporte do país, que reflete o desenvolvimento econômico e social ao longo dos séculos. Desde a sua introdução, no século XIX, as ferrovias desempenham um papel significativo na integração regional e no escoamento da produção agrícola e mineral do Brasil.
O sistema ferroviário brasileiro em 1960
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 20 de ago. de 2024.
A história do sistema ferroviário brasileiro começou em 1854, com a inauguração da primeira linha ferroviária do país, a Estrada de Ferro Mauá, que ligava o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Raiz da Serra, no Rio de Janeiro. Esse empreendimento, liderado pelo Barão de Mauá, foi um marco do processo de modernização do Brasil, impulsionando a economia e o transporte de mercadorias e pessoas.
Durante o final do século XIX e início do século XX, o Brasil viveu um período de intensa expansão ferroviária. Linhas férreas foram construídas para atender principalmente à exportação de café, ligando as regiões produtoras do interior aos portos. As ferrovias tornaram-se fundamentais para o desenvolvimento econômico, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde o café era a principal riqueza do país.
O sistema ferroviário brasileiro em 2021
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 20 de ago. de 2024.
No entanto, essa expansão não foi uniforme. O sistema ferroviário foi desenvolvido de maneira fragmentada, com diferentes bitolas (largura dos trilhos) e padrões de construção. Isso resultou em dificuldades de integração entre as diferentes regiões do país, um problema que persiste até hoje.
O sistema rodoviário brasileiro em 1960 e 2021
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 20 de ago. de 2024.
Atualmente, o sistema ferroviário brasileiro enfrenta vários desafios. Após décadas de declínio, nos quais as ferrovias perderam espaço para as rodovias, o Brasil tem tentado revitalizar esse meio de transporte. As ferrovias brasileiras continuam sendo um modal importante para o escoamento de cargas pesadas, como minério de ferro, soja e outros produtos agrícolas.
A Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste são exemplos de projetos recentes que visam conectar regiões produtoras aos portos, contribuindo para a competitividade do Brasil no mercado internacional. Entretanto, a infraestrutura ferroviária ainda é limitada em termos de extensão e qualidade. Muitas linhas são antigas e carecem de manutenção, e o transporte de passageiros é praticamente inexistente na maioria do país, exceto por algumas poucas linhas urbanas e regionais.
Um dos maiores desafios é a competição com o transporte rodoviário, que, apesar de ser mais caro e menos eficiente para cargas pesadas, recebeu mais investimentos ao longo do século XX. A dependência das rodovias sobrecarrega a infraestrutura viária e aumenta os custos logísticos, enquanto as ferrovias poderiam oferecer uma alternativa mais sustentável e eficiente.
Além disso, questões ambientais e sociais também precisam ser consideradas. A construção de novas linhas férreas pode causar impactos ambientais significativos, especialmente em áreas sensíveis como a Amazônia. Por isso, é essencial que os projetos ferroviários sejam planejados de forma sustentável, com medidas de mitigação de impactos e compensações ambientais adequadas.
O sistema ferroviário brasileiro tem uma história rica e desempenha um papel crucial na economia do país. No entanto, enfrenta desafios significativos em termos de modernização, integração e sustentabilidade. Investimentos em infraestrutura, planejamento integrado e políticas públicas que promovam o uso eficiente e sustentável das ferrovias são essenciais para que esse modal de transporte possa contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento do Brasil.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Observe o mapa do Brasil e crie 3 rotas ferroviárias que você deseja que fossem construídas no país. Explique os motivos que te levou a escolher essas 3 rotas, e como essas rotas podem melhorar a vida da população brasileira.
QUESTÃO 02
Faça uma pesquisa sobre os novos projetos de ferrovias e parcerias internacionais que o Brasil vem buscando, após a pesquisa, produza um texto sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico do Brasil.
QUESTÃO 03
Durante o final do século XIX e início do século XX, o Brasil viveu um período de intensa expansão ferroviária. Linhas férreas foram construídas para atender principalmente à exportação de café, ligando as regiões produtoras do interior aos portos. As ferrovias tornaram-se fundamentais para o desenvolvimento econômico, especialmente em
(A) Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas, onde a cana-de-açúcar era a principal produção do país.
(B) Rondônia, Roraima e Acre, onde a produção de borraça era a principal produção do país.
(C) Pará, Tocantins e Maranhão, onde a produção de soja era a principal produção do país.
(D) São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde o café era a principal riqueza do país.
QUESTÃO 04
A infraestrutura ferroviária ainda é limitada em termos de extensão e qualidade. Muitas linhas são antigas e carecem de manutenção, e o transporte de passageiros é praticamente inexistente na maioria do país, exceto por algumas poucas linhas urbanas e regionais. Um dos maiores desafios é a competição com o transporte rodoviário, que, apesar de ser mais caro e menos eficiente para cargas pesadas, recebeu mais investimentos ao longo do século XX. A dependência das rodovias
(A) sobrecarrega a infraestrutura viária e aumenta os custos logísticos.
(B) qualifica a infraestrutura viária e diminui os custos com a produção e transporte.
(C) melhora o desenvolvimento ambiental e social das áreas com rodovias.
(D) possibilitando o transporte de cargas muito pesadas e em grande quantidade.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades: | (EF07GE07-A) Compreender a importância e a função das redes de transporte e comunicação no desenvolvimento do território brasileiro e suas implicações socioeconômicas, ambientais e culturais. |
Matriz de habilidades essenciais: | Compreender a função das redes de transporte e comunicação no desenvolvimento do território brasileiro e as implicações socioeconômicas, ambientais e culturais no país. |
Referências: | RUIZ-PADILLO, Alejandro; SILVEIRA, Caroline Alves da TORRES, Tânia Batistela. Sistemas de transporte: introdução, conceitos e panorama: Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Cachoeira do Sul–RS, UFSM-CS, 2020. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/266/2020/09/Sistemas-de-Transporte.-Introducao-conceitos-e-panorama.pdf>. Acesso em 20 de ago. de 2024. |