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Geografia – O fluxo migratório e o desenvolvimento da Região Noroeste de Goiânia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O fluxo migratório e o desenvolvimento da Região Noroeste de Goiânia

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

 Observe a imagem e responda às questões 01 e 02.

O êxodo rural e a desigualdade socioespacial

QUESTÃO 02

Descreva como o fluxo migratório impactou a configuração socioeconômica da Região Noroeste de Goiânia. Quais foram as consequências desse movimento para o acesso a serviços públicos e infraestrutura urbana?

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Objeto de conhecimento/Conteúdos:Diversidade e dinâmica da população mundial e local:
Diversidade e os fluxos migratórios da população
Indicadores socioeconômicos brasileiros
Dinâmica demográfica
Fluxos de migração na América Latina
Políticas migratórias
DCGO – AMPLIADO – Habilidades:(EF08GE02-A) Relacionar e compreender os fatos e situações representativas da história das famílias do município em que se localiza a instituição escolar, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
Referências:OLIVEIRA, E. M. de; MELLO, M. de. A mobilidade presente no processo de segregação residencial: o caso da Região Noroeste de Goiânia/GO. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 138–163, 2018. DOI: 10.5216/ag.v12i2.53633. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53633>. Acesso em: 12 fev. 2025.

SANTOS, Daniela Braga. A Região Noroeste de Goiânia: a construção da paisagem (1975-2019). 2020. 266 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: <http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/39898>. Acesso em 12 de fev. de 2025.