You are currently viewing Geografia – O Espaço Vivido: O Urbano e o Rural

Geografia – O Espaço Vivido: O Urbano e o Rural

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O Espaço Vivido

O espaço vivido se refere aos conjuntos dos lugares de vivência do sujeito, onde podemos citar: A escola, a rua, o ambiente religioso, o parque, entre outros.

O espaço geográfico é a área onde toda sociedade se desenvolve, por meio das relações de trabalho, produção, consumo e vivência, essas relações são influenciadas pelos fatores naturais, culturais e econômicos.

O Espaço Urbano

O espaço urbano se refere ao espaço da cidade, é uma área que possui concentrações populacionais, zonas industriais, comerciais, culturais e educacionais.

Esse espaço é caracterizado pelas movimentações populacionais, financeiras e comerciais, juntamente com excesso de ruas, avenidas, casas, edifícios, entre outros.

O Espaço Rural

No espaço rural o processo de urbanização é mínimo, ou até mesmo inexistente, e os acessos a serviços básicos como saúde, educação, internet, energia e água tratada são mais difíceis.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Explique a diferença entre o espaço urbano e o espaço rural.

QUESTÃO 02

Explique o conceito de espaço vivido e cite alguns exemplos.

QUESTÃO 03

O espaço rural é caracterizado por ser uma área de produção extrativista, agrária, pecuária, entre outras formas de produção. Assinale a alternativa correta sobre as áreas encontradas no espaço rural.

(A) Conjunto de edifícios e Shoppings.

(B) Estacionamentos e zonas de congestionamento.

(C) Plantação de soja e criação de gado.

(D) Universidades e regiões comerciais.

QUESTÃO 04

Assinale a alternativa correta para completar as lacunas do texto.

O espaço urbano se refere ao _________________, é uma área que possui concentrações ____________, zonas industriais, comerciais, culturais e educacionais. Esse espaço é caracterizado pelas _______________ populacionais, financeiras e _____________, juntamente com excesso de ruas, __________, casas, edifícios, entre outros.

(A) espaço rural – de gado – explorações – rurais – extrativistas.

(B) espaço da cidade – populacionais – movimentações – comerciais – avenidas.

(C) campo – de plantação – captações – animais – usinas hidrelétricas.

(D) fazenda – energéticas – produções – cana-de-açúcar – laticínios.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE01-A) Reconhecer a existência de normas de convivência social para os diferentes espaços.
Referências:KIELING, Rejane Inês; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. O rural, o urbano e o continnum urbano-rural no contexto do desenvolvimento regional. PERSPECTIVA, Erechim. v. 39, n.148, p. 133-143, dezembro/2015. Disponível em: <https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_540.pdf>. Acesso em: 15/03/2023.