You are currently viewing Geografia – O desenvolvimento socioeconômico na região da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte

Geografia – O desenvolvimento socioeconômico na região da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O desenvolvimento socioeconômico na região da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Que medidas podem ser tomadas para garantir que a bacia do Rio Meia Ponte continue a fornecer água para a população e para as atividades econômicas sem ser degradada? Cite exemplos de ações que equilibrem desenvolvimento e preservação.

QUESTÃO 02

Você como um morador de Goiânia, que depende diretamente do Rio Meia Ponte para o abastecimento de água. Como você explicaria para um colega a importância de cuidar desse rio e o que cada pessoa pode fazer para auxiliar na sua preservação? Produza um texto, explicando formas de proteger e preservar o Rio Meia Ponte.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Objeto de conhecimento/Conteúdos:Relações entre os componentes físico-naturais: redes hidrográficas; águas subterrâneas e aquíferos; morfologia da bacia hidrográfica.
DCGO – AMPLIADO – Habilidades:(EF06GE04-E) Relacionar a localização das redes hidrográficas com as implicações socioeconômicas.
Referências:PINTO, Angela Ciccone. Os (dis)cursos do rio: um estudo de história ambiental sobre o rio Meia Ponte na cidade de Goiânia. Orientador: Prof. Dr. Alexandre Martins de Araújo. Dissertação (mestrado) — Universidade Federal de Goiás, Pós-graduação em História, Goiânia, 2014. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/D2014-22.pdf>. Acesso em 07 de abr. de 2025.

SANTOS, Patrícia Tinoco; MARTINS, Alécio Perini. Análise socioeconômica e espacial da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte (GO). Revista Geografias, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-549X.2022.37885. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/37885. Acesso em: 2 abr. 2025.