You are currently viewing Geografia – O conceito de regionalização e as regionalizações do Brasil

Geografia – O conceito de regionalização e as regionalizações do Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa sobre as várias formas de regionalizar o Brasil, faça um texto resumido sobre como cada regionalização pesquisada usou os critérios para regionalizar o país.

QUESTÃO 02

Faça um mapa do Brasil com a sua regionalização, assim que finalizar o mapa, escreva um texto explicando os seus critérios para fazer a regionalização.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(GO-EF07GE14) Comparar e analisar as diferentes propostas de divisão regional do Brasil, elaboradas tanto por órgãos do poder público federal quanto por pesquisadores/estudiosos da ciência geográfica.
Matriz de habilidades essenciais:Distinguir as regionalizações oficiais e as elaboradas pelos principais geógrafos do Brasil.
Referências:BOSCARIOL, Renan Amabile. REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE SEGUNDO OS RESULTADOS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL (IDHM). Territórios em números : insumos para políticas públicas a partir da análise do IDHM e do IVS de municípios e Unidades da Federação brasileira, livro 1 / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, Carlos Vinícius da Silva Pinto. – Brasília : IPEA : INCT, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7978>. Acesso em 17 de jun. de 2024.