You are currently viewing GEOGRAFIA – NATUREZA, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA / VESTUÁRIO E HÁBITOS ALIMENTARES.

GEOGRAFIA – NATUREZA, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA / VESTUÁRIO E HÁBITOS ALIMENTARES.

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE GEOGRAFIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 29/11/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

C:\Users\Deise&Branco\Desktop\SOLE CHUVA.jpg

OLÁ QUERIDA CRIANÇA! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊ! 

VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TEMPO E CLIMA? PARA ENTENDER ESSA DIFERENÇA, É NECESSÁRIO PRIMEIRAMENTE COMPREENDER O QUE É CADA UM E QUAIS SÃO OS FATORES QUE CONDICIONAM ESSES ESTADOS ATMOSFÉRICOS. VALE RESSALTAR QUE, APESAR DE DESIGNAREM CARACTERÍSTICAS A RESPEITO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS E COMPLEMENTAREM-SE, É UM EQUÍVOCO USÁ-LOS COMO SINÔNIMOS.

PORTANTO, QUANDO FALAMOS DE TEMPO, REFERIMO-NOS A ALGO QUE MUDA DE UM DIA PARA O OUTRO, OU ATÉ DE UMA HORA PARA OUTRA. POR OUTRO LADO, QUANDO FALAMOS DE CLIMA, REFERIMO-NOS A ALGO MAIS ROTINEIRO, QUE COSTUMA SE REPETIR AO LONGO DOS ANOS.

C:\Users\Deise&Branco\Desktop\arco iris.jpg

VOCÊ APRENDERÁ TAMBÉM COMO ELES INFLUENCIAM NO VESTUÁRIO E NA ALIMENTAÇÃO DO SER HUMANO. ASSISTA À VIDEOAULA COM ESSA TEMÁTICA E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO.

GEOGRAFIA/1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE 1 –

COMO ESTÁ O DIA HOJE? 

EU CONVIDO VOCÊ A SAIR DA SUA CASA, OU OLHAR PELA JANELA PRA VER COMO ESTÁ O DIA, ENSOLARADO, CHUVOSO, PARCIALMENTE NUBLADO, OU TODO NUBLADO E DESENHAR NO SEU CADERNO.

ATIVIDADE 2 – 

O QUE VC COSTUMA FAZER EM DIAS CHUVOSOS OU FRIOS?

E NOS DIAS QUENTES DE MUITO SOL?

DESENHE NO SEU CADERNO.


RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE? 

  • TEMPO: RELACIONA-SE ÀS MUDANÇAS CONSTANTES DA ATMOSFERA, OBJETO DE ESTUDO DO METEOROLOGISTA;
  • CLIMA: PADRÃO DE TEMPERATURA E UMIDADE DURANTE AS ESTAÇÕES DO ANO DE UM LUGAR, OBJETO DE ESTUDO DO CLIMATOLOGISTA;
  • AS ATIVIDADES COTIDIANAS ESTÃO RELACIONADAS AO CLIMA E AO TEMPO ATMOSFÉRICO;
  • VESTIMENTOS E HÁBITOS ALIMENTARES RELACIONADOS ÀS CONDIÇÕES DO TEMPO;
  • VÍDEO;
  • ATIVIDADES.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).


HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF01GE11-A). RECONHECER E ASSOCIAR MUDANÇAS DE VESTUÁRIO E HÁBITOS ALIMENTARES EM SUA COMUNIDADE AO LONGO DO ANO, DECORRENTES DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E UMIDADE NO AMBIENTE.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.MARTINEZ, ROGÉRIO; GARCIA, WANESSA. NOVO PITANGUÁ: GEOGRAFIA. 1 ª ED. MODERNA: SÃO PAULO.2017IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/