You are currently viewing Geografia –  Município, Estado e País

Geografia – Município, Estado e País

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Créditos da imagem: Professora Amarolina Ribeiro

DIFERENÇA ENTRE MUNICÍPIO, ESTADO E PAÍS

Você mora em um município, em um estado e em um país. O nosso país, o Brasil. O Brasil é dividido em 26 estados e um distrito federal. Nós moramos no estado de Goiás, que é um dos 26 estados do Brasil.

O estado de Goiás também é dividido em 246 municípios.

• Mas o que é um município? É o mesmo que cidade?

O Município é a menor unidade administrativa de nosso país. O município é formado pela:

• zona urbana (cidade) e pela,
  • zona rural (campo).

RESUMO:

• faz limite com outros países;
  • é a maior unidade administrativa, a União, esfera FEDERAL;
  • é governado pelo(a) presidente(a) da República.

• Goiás é nome do estado em que moramos;
  • o Brasil é dividido em 26 estados e um DF;
  • é governado pelo(a) governador(a).

• dentro dos limites do município está o campo e a cidade;
  • é a menor unidade administrativa;
  • é governado pelo(a) prefeito(a).

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

Você conhece outros municípios do estado de Goiás?
• Pesquise sobre UM dos 246 municípios goianos e escreva no seu caderno as principais características, como:
População
Principal atividade econômica (agricultura, ou pecuária, ou turismo, etc.)

Área (tamanho)
Localização (norte, sul, sudoeste, centro do estado, etc.)
.

QUESTÃO 2

Qual destas frases mostra melhor a diferença entre cidade e município?

(A) Uma cidade é menor que um município, e um município inclui muitas cidades.

(B) O município é apenas a parte central de uma cidade, enquanto o município é a área industrial em torno dessa cidade.

(C) Um município abrange uma área mais ampla que pode incluir cidades, vilas e zonas rurais, enquanto uma cidade é uma área urbanizada dentro desse município.

(D) Uma cidade é só para algumas pessoas morarem, e o município é onde as lojas e fábricas ficam.

QUESTÃO 3

Responda em seu caderno:
a) Qual PAÍS, você gostaria de conhecer? Explique o motivo da escolha.
b) Compartilhe com seus colegas a sua resposta e também descubra o país que eles escolheram.

QUESTÃO 4

Goiás é um estado brasileiro que destaca-se por sua história colonial, diversidade cultural e belezas naturais, como a Chapada dos Veadeiros. Reconhecido pela produção agropecuária e suas festas tradicionais, possui cidades históricas como Pirenópolis e Cidade de Goiás.

Qual a diferença entre Estado e País?

(A) Um país é um território independente reconhecido no mundo todo, enquanto um estado é uma parte menor desse país com suas próprias regras.

(B) Estado e país são nomes diferentes para falar sobre o mesmo lugar, apenas usando palavras diferentes em alguns lugares.

(C) Um país é onde várias cidades e lugares existem, enquanto um estado é somente uma dessas cidades.

(D) Estado é uma área com regras próprias, enquanto país é uma área menor que o estado e inclui apenas uma dessas áreas com regras diferentes.

QUESTÃO 5

• ASSOCIE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.
  • Escreva as respostas em seu caderno, de acordo com a sequência das letras
Imagem: Professora Amarolina Ribeiro

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: Tóquio – Japão?

Lá você vai conhecer o conjunto de municípios mais populoso do mundo. É a capital do Japão, um país que fica bem longe do nosso.

Canal Amarolina Ribeiro “Tóquio – Japão – Maior Metrópole do Mundo – Profª Amarolina Ribeiro – Geografia E”. Disponível em: <https://youtu.be/i4_Oa36ZTY4>. Acesso em: 8 Mai 2022.

Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Referências: CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Município, Estado, País. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-municipio-estado-e-pais/  Acesso em: 13 mai. 2023.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.