Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
MOBILIDADE URBANA
Diariamente, as pessoas se movimentam pela cidade para ir à escola, ao trabalho, ao supermercado, ao parque, à farmácia e a muitos outros lugares. Esse movimento de pessoas e veículos nas ruas e calçadas é chamado de mobilidade urbana. Entre os problemas que envolvem a mobilidade urbana, estão o excesso de carros, congestionamentos, acidentes, trânsito lento, são situações rotineiras em muitas cidades.
- Formas de Deslocamento na Cidade
A maioria dos deslocamentos ocorre nas ruas e calçadas, utilizando carros, bicicletas, ônibus, metrôs, trens e motos. Cada meio de transporte faz parte de um sistema maior que envolve a produção, circulação e consumo de recursos.
- Desafios do Trânsito
Quando há muitos carros nas ruas, surgem congestionamentos, lentidão e poluição do ar, o que prejudica a qualidade de vida urbana. Esses problemas são consequência do alto consumo de veículos e combustíveis.
- Gestão do Trânsito
A Câmara de Vereadores e os Conselhos Municipais têm papéis importantes na gestão do trânsito e da mobilidade urbana, discutindo e aprovando leis que melhoram o transporte público e a organização das vias. A participação da comunidade é essencial para decisões que atendam às necessidades de todos.
- Melhorando a Mobilidade Urbana
Utilizar transporte coletivo, como ônibus, metrôs e trens, é uma maneira eficaz de reduzir veículos nas ruas, diminuindo a poluição e melhorando o trânsito. A escolha do transporte impacta o consumo de recursos e a produção de matérias-primas.
- A Bicicleta como Alternativa
Incentivar o uso de bicicletas e construir ciclovias seguras ajuda a melhorar a mobilidade urbana. Esses meios demandam menos recursos para produção e consomem menos energia.
- Transporte de Produtos
Caminhões e vans distribuem produtos, mas podem causar congestionamentos e poluição. Planejar rotas eficientes e investir em transporte coletivo de mercadorias é crucial.
- Andar a Pé
Para curtas distâncias, andar a pé é a melhor opção, além de ser saudável e ajudar a reduzir o número de veículos nas ruas.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
Escreva as respostas em seu caderno.
QUESTÃO 1
Pesquise na internet ou em outras fontes, o significado de cada uma das vias de circulação de bicicletas:
a) Ciclovia
b) Ciclofaixa
c) Ciclorrota (ou Rota de Bicicleta)
QUESTÃO 2
• Hora da entrevista
Em sua casa, entreviste a pessoa que cuida de você. Escreva em seu caderno as seguintes informações:
a) Na sua cidade há ciclovias ou ciclofaixas para os ciclistas?.
b) A construção de ciclovias é uma política pública importante?
c) Você acha que se existissem mais ciclovias, as pessoas passariam a usar esse meio de transporte/locomoção?
QUESTÃO 3
Para distâncias curtas, caminhar é uma opção simples e eficaz. Essa escolha traz benefícios não apenas para a saúde, mas também para o trânsito da cidade.
Por que andar a pé é uma boa opção em curtas distâncias?
A) É saudável, permite apreciar a cidade e reduz veículos nas ruas.
B) Exige menos matérias-primas para produção de calçados e acessórios.
C) Facilita a construção de novas ciclovias e ruas exclusivas para pedestres.
D) Melhora o transporte coletivo e a organização do trânsito na cidade.
QUESTÃO 4
A gestão do trânsito e da mobilidade urbana depende de decisões tomadas por órgãos públicos. Essas decisões podem melhorar ou piorar o trânsito e o transporte na cidade.
Qual o papel da Câmara de Vereadores na mobilidade urbana?
A) Discutir e aprovar leis que melhorem o transporte público e a organização das vias.
B) Construir e manter ciclovias seguras em todas as áreas da cidade.
C) Administrar a produção e distribuição de alimentos nas grandes cidades.
D) Decidir sobre a quantidade de combustíveis disponíveis nas cidades.
QUESTÃO 5
• Agora é hora de colocar a imaginação para funcionar. No seu caderno, desenhe uma cidade (ou parte de uma) mostrando as ruas, as pessoas e as diferentes formas de circulação de pessoas.
- Imagine uma cidade onde não há poluição causada pelos automóveis, onde as pessoas não ficam em congestionamentos e os habitantes possam se locomover com rapidez e facilidade.
SAIBA MAIS
• AGORA, ASSISTA O VÍDEO: DIA MUNDIAL SEM CARRO
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |