Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO FORMAS DE TROCAR INFORMAÇÕES ENTRE AS PESSOAS, COMO FALAR, ESCREVER OU USAR SINAIS. PODEM SER INDIVIDUAIS OU COLETIVOS. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COLETIVOS: SÃO AQUELES QUE TRANSMITEM INFORMAÇÕES PARA MUITAS PESSOAS AO MESMO TEMPO, COMO JORNAIS, RÁDIO, TELEVISÃO E INTERNET.
CONHEÇA ALGUNS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COLETIVOS:
- JORNAL: PUBLICADO DIARIAMENTE OU SEMANALMENTE COM NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES PARA MUITAS PESSOAS.
- RÁDIO: TRANSMITE MÚSICA, NOTÍCIAS E PROGRAMAS PARA PESSOAS EM UMA GRANDE ÁREA.
- TELEVISÃO: MOSTRA PROGRAMAS, NOTÍCIAS E FILMES QUE PODEM SER VISTOS POR MUITOS AO MESMO TEMPO.
- INTERNET: PERMITE ACESSO A INFORMAÇÕES, VÍDEOS E COMUNICAÇÃO EM MASSA ATRAVÉS DE SITES E REDES SOCIAIS.
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
QUESTÃO 1
RYAN OUVIU NO RÁDIO SOBRE UMA TEMPESTADE CHEGANDO À SUA CIDADE. POR QUE É IMPORTANTE USAR MEIOS DE COMUNICAÇÃO COLETIVOS NESSE CASO?
(A) PORQUE SÓ JOÃO PRECISA SABER DA TEMPESTADE.
(B) PORQUE É IMPORTANTE QUE MUITAS PESSOAS SEJAM AVISADAS RAPIDAMENTE.
(C) PORQUE O RÁDIO É O ÚNICO MEIO DE COMUNICAÇÃO DISPONÍVEL.
(D) PORQUE A TEMPESTADE NÃO É UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE.
QUESTÃO 2
AGORA É HORA DE USAR A IMAGINAÇÃO.
PENSE EM UMA VIAGEM DOS SEUS SONHOS. ESCREVA COMO VOCÊ USARIA A INTERNET PARA APRENDER MAIS SOBRE O LUGAR PARA ONDE VOCÊ QUER IR E CONTAR PARA SEUS AMIGOS O QUE VOCÊ DESCOBRIU.
QUESTÃO 3
IMAGINE QUE VOCÊ E SUA TURMA ESTÃO FAZENDO UM PROJETO SOBRE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE. EXPLIQUE COMO VOCÊS USARIAM AS REDES SOCIAIS PARA CONTAR PARA OUTRAS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA NATUREZA.
QUESTÃO 4
TOMAS QUER MUITO CONTAR PARA TODA A SUA FAMÍLIA QUE ELE ADOTOU UM LINDO FILHOTE DE GATINHO. PARA ISSO, QUAL MEIO DE COMUNICAÇÃO É MAIS ADEQUADO PARA A SITUAÇÃO?
(A) CARTA.
(B) TELEFONE.
(C) APLICATIVO DE MENSAGENS EM GRUPO.
(D) TELEVISÃO.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: COMO AS PESSOAS CEGAS SE COMUNICAM.
Conheça as formas de se comunicar das pessoas cegas.
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
Referência | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |