Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
DE ONDE VÊM OS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS?
O PÃO E AS FRUTAS NO SUPERMERCADO. MAS E ANTES DE CHEGAR ATÉ AS PRATELEIRAS, COMO ESTES ALIMENTOS FORAM PRODUZIDOS?
OS PRODUTOS SÃO FEITOS COM AS MATÉRIAS–PRIMAS. MAS O QUE É ISSO?
ASSIM, MATÉRIA-PRIMA:
É O MATERIAL, ELEMENTO OU SUBSTÂNCIA DA QUAL SÃO FEITAS AS COISAS QUE COMEMOS, USAMOS E COMPRAMOS.
POR EXEMPLO: A MATÉRIA-PRIMA DO PÃO É O TRIGO.
OS PRODUTOS SÃO FEITOS COM MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM:
• MINERAL — FERRO, COBRE, ALUMÍNIO, GRANITO, MÁRMORE
• VEGETAL — ARROZ, FEIJÃO, MAÇÃ, BANANA, TRIGO, CHOCOLATE
• ANIMAL — LEITE, OVOS, CARNE, COURO, MEL, SEDA
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
O CACAU É A FRUTO QUE SE USA PARA FAZER O CHOCOLATE. A ORIGEM DESTA MATÉRIA-PRIMA É
(A) MINERAL.
(B) VEGETAL.
(C) ARTIFICIAL.
(D) ANIMAL.
QUESTÃO 2
OS MINERAIS SÃO UTILIZADOS PARA FABRICAR VÁRIOS OBJETOS E PRODUTOS QUE UTILIZAMOS EM NOSSO COTIDIANO. NAS ALTERNATIVAS A SEGUIR, O PRODUTO FEITO COM A MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM MINERAL É
(A) A MADEIRA QUE O MARCENEIRO FAZ A MESA.
(B) A CANA-DE-AÇÚCAR QUE FAZ A RAPADURA.
(C) O COURO USADO PARA FABRICAR SAPATOS.
(D) O FERRO QUE FAZ O PORTÃO E A CARTEIRA DA ESCOLA.
QUESTÃO 3
ORIGENS DAS MATÉRIAS-PRIMAS
• OBSERVE A IMAGEM ACIMA. NELA ENCONTRAMOS OS OVOS, O LEITE E ALGUNS ANIMAIS QUE NOS FORNECEM TAMBÉM A CARNE E O COURO. SÃO MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL.
• AS MATÉRIAS-PRIMAS PODEM SER DE ORIGEM VEGETAL, ANIMAL E MINERAL.
ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVER ESSA ATIVIDADE:
- COPIE A TABELA EM SEU CADERNO E PREENCHA-A, NOS LUGARES CERTINHOS DE ACORDO COM OS TIPOS DE MATÉRIA-PRIMA.
- USE AS PALAVRAS ABAIXO DA TABELA PARA PREENCHÊ-LA DIREITINHO
QUESTÃO 4
● COPIE ESTA OUTRA TABELA EM SEU CADERNO E ESCREVA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATÉRIAS-PRIMAS DOS PRODUTOS A SEGUIR, CONFORME O EXEMPLO.
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: AGRICULTURA ORGÂNICA?
LÁ, VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE ESTE TIPO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS.
Autoria: | Prof.ª Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Licenciatura em Geografia e Pedagogia Mestrado em Ensino na Educação Básica – PPGEEB – UFG. |
Componente Curricular: | GEOGRAFIA |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. |
Referência (s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. RIBEIRO, Amarolina. Matéria-prima. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-o-bairro-que-nunca-muda/ Acesso em: 13 mai. 2023. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |