You are currently viewing GEOGRAFIA – LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL: AS VIAS POR ONDE CIRCULAMOS.

GEOGRAFIA – LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL: AS VIAS POR ONDE CIRCULAMOS.

NA VIDEOAULA DE HOJE APRENDEREMOS QUE AS VIAS DE CIRCULAÇÃO NOS MUNICÍPIOS PERTENCEM A TODOS. IR E VIR É UM DIREITO DO CIDADÃO E É DEVER DE CADA UM RESPEITAR ESSE ESPAÇO. AS RUAS SÃO VIAS PÚBLICAS E TÊM NOMES QUE AS IDENTIFICAM, FACILITANDO SUA LOCALIZAÇÃO. POR MEIO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, O ALUNO PODERÁ IDENTIFICAR ASPECTOS DAS VIAS DE CIRCULAÇÃO E ELABORAR FORMAS DE REPRESENTAR ESSES ESPAÇOS. VAMOS LÁ?

GEOGRAFIA /2 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL

NESSA ATIVIDADE VAMOS FALAR SOBRE AS VIAS POR ONDE CIRCULAMOS. VOCÊ JÁ REPAROU NAS RUAS POR ONDE VOCÊ PASSA AO IR PARA A ESCOLA? COMO SÃO ESSAS RUAS? TODAS SÃO IGUAIS? VOCÊ ACHA QUE ELAS SÃO BEM CUIDADAS? PARA QUE SERVEM ESSAS VIAS DE CIRCULAÇÃO?

AS RUAS PODEM RECEBER NOMES DE:

  • PEDRAS;
  • PESSOAS;
  • ÁRVORES;
  • PAÍSES;
  • ESTADOS;
  • DATAS, ENTRE OUTROS.

UMA RUA PODE SER DENOMINADA DE AVENIDA, QUANDO É MAIS LARGA E POSSUI UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E VEÍCULOS CIRCULANDO.

ATIVIDADE 1

  • CONVERSE COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE O CAMINHO DA SUA CASA PARA ESCOLA. ESCREVA NO SEU CADERNO OS LUGARES POR ONDE VOCÊ PASSA. 

ATIVIDADE 2

  • VOCÊ OUVIU A MÚSICA SE ESTA RUA FOSSE MINHA. IMAGINE COMO VOCÊ GOSTARIA QUE SUA RUA FOSSE E FAÇA UM LINDO DESENHO DELA.

ATIVIDADE 2

  • ASSINALE AS OPÇÕES QUE APRESENTAM ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NA SUA RUA:

A. (   ) CALÇADA 

B. (   ) ÁRVORES 

C. (   ) MORADIAS 

D. (   ) CARROS 

E. (   ) PRÉDIOS ALTOS 

F. (   ) COMÉRCIO 

G. (   ) ESCOLAS 

H. (   ) FAIXA DE PEDESTRES 

I. (   ) SEMÁFORO 

J. (   ) LOMBADA

AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL.
  • AS RUAS SÃO VIAS PÚBLICAS E TÊM NOMES QUE AS IDENTIFICAM, FACILITANDO SUA LOCALIZAÇÃO. 
  • ALGUNS ELEMENTOS FAZEM PARTE DO ESPAÇO DAS VIAS DE CIRCULAÇÃO, COMO CALÇADAS, SEMÁFOROS, FAIXAS DE PEDESTRES, CONSTRUÇÕES E OUTROS.
  •  QUANDO A DISTÂNCIA É CURTA, NÓS PODEMOS IR A PÉ; CONTUDO, SE A DISTÂNCIA É GRANDE, DEVEMOS USAR UM MEIO DE TRANSPORTE, QUE PODE SER UMA BICICLETA, ÔNIBUS, CARRO, ETC.
  • EXISTEM PROFISSÕES COMO ENTREGADORES DE ALIMENTOS E PANFLETOS, GARIS, COLETORES DE LIXO, PIPOQUEIROS, JORNALEIROS, POLICIAIS, QUE TRABALHAM NAS RUAS.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF02GE08) IDENTIFICAR E ELABORAR DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO (DESENHOS, MAPAS MENTAIS, MAQUETES) PARA REPRESENTAR COMPONENTES DA PAISAGEM DOS LUGARES DE VIVÊNCIA. 

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS