You are currently viewing Geografia – Indústria

Geografia – Indústria

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

INDÚSTRIA

AS MATÉRIAS-PRIMAS VINDAS DO CAMPO SÃO TRANSFORMADAS EM PRODUTOS NAS INDÚSTRIAS. É NAS FÁBRICAS, QUE ALIMENTOS COMO O LEITE SÃO PROCESSADOS E EMBALADOS PARA DEPOIS SER TRANSPORTADO ATÉ O SUPERMERCADO. NAS INDÚSTRIAS, TRABALHADORES E MÁQUINAS TRANSFORMAM A MATÉRIA PRIMA EM OBJETOS, ALIMENTOS, ROUPAS, REMÉDIOS, ETC.

Fonte da imagem: https://www.freepik.com/free-vector/factory-workers-robotic-arm-removing-packages-from-conveyor-line-engineer-using-computer-operating-process-vector-illustration-business-production-machine-technology-concepts_10606454.htm Edição: Amarolina Ribeiro

O CAMINHO DO PRODUTO

ANTES DE CHEGAR À PRATELEIRA DO SUPERMERCADO E DAS LOJAS, OS PRODUTOS PASSAM POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E LUGARES.

VAMOS JUNTOS SABER MAIS SOBRE ESSE CAMINHO?

O LEITE, POR EXEMPLO, ANTES DE CHEGAR AO SUPERMERCADO, SAI DA FAZENDA, ONDE FOI TIRADO DA VACA PELO TRABALHADOR RURAL, E VAI PARA A INDÚSTRIA SER PROCESSADO E EMBALADO NAS CAIXINHAS. ENTÃO É TRANSPORTADO PARA OS SUPERMERCADOS E MERCEARIAS, ONDE É COMPRADO PELAS PESSOAS, QUE O LEVAM PARA A CASA PARA CONSUMI-LO.

O CAMINHO DO LEITE: FAZENDA → INDÚSTRIA → COMÉRCIO → CONSUMIDOR

MAS O QUE É INDÚSTRIA?

INDÚSTRIA É O LUGAR ONDE ACONTECE A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA.

VOCÊ LEMBRA O QUE É MATÉRIA-PRIMA?
MATÉRIA” QUER DIZER MATERIAL, ELEMENTO OU SUBSTÂNCIA.
PRIMA” QUER DIZER PRIMEIRA.


MATÉRIA-PRIMA É O MATERIAL, ELEMENTO OU SUBSTÂNCIA DA QUAL SÃO FEITAS AS COISAS QUE COMEMOS, USAMOS E COMPRAMOS.

MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM:

  • ANIMAL: LEITE, OVOS, CARNE
  • VEGETAL: FRUTAS, GRÃOS, VERDURAS
  • MINERAL: ÁGUA, FERRO, AREIA

É A MATÉRIA-PRIMA QUE VAI PARA AS INDÚSTRIAS PARA SER PROCESSADA OU TRANSFORMADA EM PRODUTOS QUE AS PESSOAS VÃO COMPRAR, CONSUMIR OU UTILIZAR. 

EXEMPLOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS:

CREME DE LEITE, PÃO DE FORMA, LINGUIÇA, SALSICHA, SUCO DE FRUTAS, FUBÁ, VEGETAIS CONGELADOS,  PAPEL, PRODUTOS DE LIMPEZA, BORRACHA, PLÁSTICOS, CELULARES, ROUPAS, AUTOMÓVEIS, MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, ELETRÔNICOS E MUITOS OUTROS.

TRABALHADORES DA INDÚSTRIA:

NA INDÚSTRIA SÓ TEM MÁQUINAS? NAS INDÚSTRIAS HÁ MUITAS MÁQUINAS, MAS TAMBÉM HÁ PESSOAS QUE TRABALHAM PARA A INDÚSTRIA FUNCIONAR. FAZEM O TRANSPORTE, A MANUTENÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.

POLUIÇÃO – INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE

A INDÚSTRIA É IMPORTANTE, MAS TAMBÉM PODE CAUSAR POLUIÇÃO DO AR, DO SOLO E DAS ÁGUAS

PODEMOS AJUDAR A DIMINUIR A POLUIÇÃO DAS INDÚSTRIAS CONSUMINDO ALIMENTOS COMO FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS E GRÃOS COMPRADOS DIRETAMENTE DO PRODUTOR RURAL, COMO NAS FEIRAS.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

DE ACORDO COM AS PALAVRAS DOS RETÂNGULOS ABAIXO, ESCREVA EM SEU CADERNO, QUAL É O TIPO DE INDÚSTRIA QUE FABRICA OS SEGUINTES PRODUTOS.

Créditos da imagem: Prof.ª Amarolina Ribeiro

QUESTÃO 2

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO.

Fonte da imagem: https://www.freepik.com/free-vector/milk-production-steps-set-cartoon-illustration_12699160.htm
Edição: Amarolina Ribeiro

NA IMAGEM ACIMA ESTÁ ILUSTRADO O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO LEITE, DESDE A ORIGEM ATÉ O DESTINO FINAL.

  • NO SEU CADERNO DESCREVA CADA UMA DAS ETAPAS QUE O LEITE PASSOU. UTILIZE A NUMERAÇÃO AO LADO DE CADA ETAPA, CONFORME O MODELO A SEGUIR.

QUESTÃO 3

O LEITE É UMA MATÉRIA-PRIMA QUE PODE DAR ORIGEM A VÁRIOS PRODUTOS. PARA ISSO ELE SAI DA FAZENDA E PASSA POR VÁRIOS PROCESSO E LUGARES ATÉ CHEGAR ÀS CASAS DOS CONSUMIDORES. É NA INDÚSTRIA QUE O LEITE É

(A) CONSUMIDO.

(B) TRANSFORMADO E EMBALADO.

(C) VENDIDO PARA O CONSUMIDOR.

(D) RETIRADO DA VACA.

QUESTÃO 4

UM PRODUTO INDUSTRIALIZADO É AQUELE FABRICADO EM GRANDE QUANTIDADE EM FÁBRICAS, UTILIZANDO MÁQUINAS E OUTROS EQUIPAMENTOS.

O PRODUTO INDUSTRIALIZADO É

(A) PÃO DE FORMA

(B) FRUTAS

(C) ÁGUA

(D) GRÃOS


SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: INDÚSTRIA MOVELEIRA?

LÁ VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE A FABRICAÇÃO DE MÓVEIS.


Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF03GE05) – Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

(EF03GE11) – Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Indústria. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-industria/ Acesso em: 13 mai. 2024.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.