Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INDÚSTRIA
AS MATÉRIAS-PRIMAS VINDAS DO CAMPO SÃO TRANSFORMADAS EM PRODUTOS NAS INDÚSTRIAS. É NAS FÁBRICAS, QUE ALIMENTOS COMO O LEITE SÃO PROCESSADOS E EMBALADOS PARA DEPOIS SER TRANSPORTADO ATÉ O SUPERMERCADO. NAS INDÚSTRIAS, TRABALHADORES E MÁQUINAS TRANSFORMAM A MATÉRIA PRIMA EM OBJETOS, ALIMENTOS, ROUPAS, REMÉDIOS, ETC.
O CAMINHO DO PRODUTO
ANTES DE CHEGAR À PRATELEIRA DO SUPERMERCADO E DAS LOJAS, OS PRODUTOS PASSAM POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E LUGARES.
VAMOS JUNTOS SABER MAIS SOBRE ESSE CAMINHO?
O LEITE, POR EXEMPLO, ANTES DE CHEGAR AO SUPERMERCADO, SAI DA FAZENDA, ONDE FOI TIRADO DA VACA PELO TRABALHADOR RURAL, E VAI PARA A INDÚSTRIA SER PROCESSADO E EMBALADO NAS CAIXINHAS. ENTÃO É TRANSPORTADO PARA OS SUPERMERCADOS E MERCEARIAS, ONDE É COMPRADO PELAS PESSOAS, QUE O LEVAM PARA A CASA PARA CONSUMI-LO.
O CAMINHO DO LEITE: FAZENDA → INDÚSTRIA → COMÉRCIO → CONSUMIDOR
MAS O QUE É INDÚSTRIA?
INDÚSTRIA É O LUGAR ONDE ACONTECE A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA.
VOCÊ LEMBRA O QUE É MATÉRIA-PRIMA?
“MATÉRIA” QUER DIZER MATERIAL, ELEMENTO OU SUBSTÂNCIA.
“PRIMA” QUER DIZER PRIMEIRA.
MATÉRIA-PRIMA É O MATERIAL, ELEMENTO OU SUBSTÂNCIA DA QUAL SÃO FEITAS AS COISAS QUE COMEMOS, USAMOS E COMPRAMOS.
MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM:
- ANIMAL: LEITE, OVOS, CARNE
- VEGETAL: FRUTAS, GRÃOS, VERDURAS
- MINERAL: ÁGUA, FERRO, AREIA
É A MATÉRIA-PRIMA QUE VAI PARA AS INDÚSTRIAS PARA SER PROCESSADA OU TRANSFORMADA EM PRODUTOS QUE AS PESSOAS VÃO COMPRAR, CONSUMIR OU UTILIZAR.
EXEMPLOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS:
CREME DE LEITE, PÃO DE FORMA, LINGUIÇA, SALSICHA, SUCO DE FRUTAS, FUBÁ, VEGETAIS CONGELADOS, PAPEL, PRODUTOS DE LIMPEZA, BORRACHA, PLÁSTICOS, CELULARES, ROUPAS, AUTOMÓVEIS, MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, ELETRÔNICOS E MUITOS OUTROS.
TRABALHADORES DA INDÚSTRIA:
NA INDÚSTRIA SÓ TEM MÁQUINAS? NAS INDÚSTRIAS HÁ MUITAS MÁQUINAS, MAS TAMBÉM HÁ PESSOAS QUE TRABALHAM PARA A INDÚSTRIA FUNCIONAR. FAZEM O TRANSPORTE, A MANUTENÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
POLUIÇÃO – INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE
A INDÚSTRIA É IMPORTANTE, MAS TAMBÉM PODE CAUSAR POLUIÇÃO DO AR, DO SOLO E DAS ÁGUAS.
PODEMOS AJUDAR A DIMINUIR A POLUIÇÃO DAS INDÚSTRIAS CONSUMINDO ALIMENTOS COMO FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS E GRÃOS COMPRADOS DIRETAMENTE DO PRODUTOR RURAL, COMO NAS FEIRAS.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
DE ACORDO COM AS PALAVRAS DOS RETÂNGULOS ABAIXO, ESCREVA EM SEU CADERNO, QUAL É O TIPO DE INDÚSTRIA QUE FABRICA OS SEGUINTES PRODUTOS.
QUESTÃO 2
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO.
NA IMAGEM ACIMA ESTÁ ILUSTRADO O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO LEITE, DESDE A ORIGEM ATÉ O DESTINO FINAL.
- NO SEU CADERNO DESCREVA CADA UMA DAS ETAPAS QUE O LEITE PASSOU. UTILIZE A NUMERAÇÃO AO LADO DE CADA ETAPA, CONFORME O MODELO A SEGUIR.
QUESTÃO 3
O LEITE É UMA MATÉRIA-PRIMA QUE PODE DAR ORIGEM A VÁRIOS PRODUTOS. PARA ISSO ELE SAI DA FAZENDA E PASSA POR VÁRIOS PROCESSO E LUGARES ATÉ CHEGAR ÀS CASAS DOS CONSUMIDORES. É NA INDÚSTRIA QUE O LEITE É
(A) CONSUMIDO.
(B) TRANSFORMADO E EMBALADO.
(C) VENDIDO PARA O CONSUMIDOR.
(D) RETIRADO DA VACA.
QUESTÃO 4
UM PRODUTO INDUSTRIALIZADO É AQUELE FABRICADO EM GRANDE QUANTIDADE EM FÁBRICAS, UTILIZANDO MÁQUINAS E OUTROS EQUIPAMENTOS.
O PRODUTO INDUSTRIALIZADO É
(A) PÃO DE FORMA
(B) FRUTAS
(C) ÁGUA
(D) GRÃOS
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: INDÚSTRIA MOVELEIRA?
LÁ VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE A FABRICAÇÃO DE MÓVEIS.
Autoria: | Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestra em Ensino na Educação Básica. Graduada em Geografia e em Pedagogia. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF03GE05) – Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. (EF03GE11) – Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. |
Referência (s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. RIBEIRO, Amarolina. Indústria. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-industria/ Acesso em: 13 mai. 2024. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |