Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Indicadores socioeconômicos
Podemos até não saber o que ou quais são os indicadores socioeconômicos, porém eles estão presentes em nosso cotidiano seja nas políticas públicas em curso ou no planejamento de novas ações do governo e da iniciativa privada.
É possível conhecer o nível de desenvolvimento social de um determinado lugar analisando os seus indicadores sociais, que são dados estatísticos sobre diferentes características socioeconômicas da população como expectativa de vida, acesso à saúde, taxa de fecundidade, dentre outros.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), afere a qualidade de vida da população utilizando a combinação entre expectativa de vida, acesso à educação e Produto Interno Bruto (PIB) per capita. O Resultado é um número de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior é a qualidade de vida da população.
Segundo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil alcançou 0,754 de IDH, o que nos coloca entre as nações que apresentam IDH alto.
A expectativa de vida é um importante indicador socioeconômico, diz respeito a longevidade das pessoas, a esperança de vida ao nascer é o tempo médio de vida da população. Quanto maior a expectativa de vida sugere- se mais acesso a saúde, educação, saneamento básico, dentre outros e por isso maior é a qualidade de vida da população.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Questão 01
Leia o texto e observe a imagem para responder o que se pede:
O Brasil está em 84º (0,765), atrás da Colômbia (0,767) e à frente da China (0,761) e do Equador (0,759).
Na América do Sul, nosso IDH é menor do que o de 5 vizinhos: Chile (0,851), Argentina (0,845), Uruguai (0,817), Peru (0,777) e Colômbia (0,767)
SAMPAIO. L. Medalhas, IDH, Covid, PIB per capita: como o Brasil se compara aos outros países do mundo. Disponível em:<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/07.ghtml>. Acesso em: 08, abr. 2022.
Escala do IDH:
a) Considerando a escala do IDH, apresente a classificação (Muito Baixo, Baixo, Médio, Alto e Muito Alto) de cada país citado no texto.
b) Segundo a reportagem o Brasil apresenta IDH alto, você consegue perceber no seu cotidiano elementos que evidenciam o alto nível de desenvolvimento humano no Brasil?
Questão 02
Considerando as Pirâmides Etárias presentes na imagem, assinale a alternativa correta.
(A) A pirâmide que apresenta a base mais larga evidência uma região desenvolvida com baixa natalidade.
(B) Quanto maior for o topo da pirâmide, maior será a taxa de mortalidade da população representada.
(C) A pirâmide envelhecida apresenta a base mais larga em decorrência da maior participação dos idosos nas atividades econômicas.
(D) Pirâmides com a base mais larga representam regiões com elevada taxa de natalidade.
Questão 03
O PIB brasileiro segundo o IBGE, em 2019, foi de 1,455 trilhões de dólares, o PIB per capita (por pessoa) foi de R$ 35.161,27. Considerando a sua percepção da qualidade de vida do brasileiro, analise e descreva qual é a crítica presente na charge e faça as relações possíveis com a realidade do Brasil.
Questão 04
Assinale alternativa que apresente a resposta correta que o Pai deve dar ao seu filho, caso ele acorde no dia seguinte.
(A) IDH diz respeito ao número de pessoas que moram em situação de rua, com esse dado é possível criar políticas públicas que atendam essa população.
(B) IDH é o Índice de Humanização da população, este indicador afere o quanto as pessoas estão dispostas a contribuir pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
(C) IDH é um indicador econômico utilizado para aferir o quão aquecido encontra- se a economia de uma determinada região.
(D) Índice de Desenvolvimento Humano, afere a qualidade de vida da população utilizando a combinação entre expectativa de vida, acesso à educação e PIB per capita
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/
Habilidade: | (EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. _______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. CARGNIN, A. P; BERTÊ, A. M. de A; LEMOS, B. O.; RUSSO, C.; FERREIRA, G. S.; MIERES, L. S. . Atlas Socioeconômico do RS. Disponível em: <https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/inicial>. Acesso em: 06, abr. 2022. IBGE. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama>. Acesso em: 06, abr. 2022. IBGE. Estimativa da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2020. Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf>. Acesso em: 07, abr. 2022. IBGE. População. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/>. Acesso em: 06, abr. 2022. IBGE. Brasil em síntese. Disponível em:<https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-brutas-de-mortalidade.html>. Acesso em: 06, abr. 2022. ROSER, M. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Disponível em:<https://ourworldindata.org/human-development-index>. Acesso em: 07, abr. 2022. |