You are currently viewing Geografia – História dos mapas

Geografia – História dos mapas

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 04/11/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

Os conhecimentos que temos hoje sobre os mapas são resultado de uma longa história. Sociedades muito antigas já faziam desenhos e mapas mesmo antes de desenvolverem a escrita.

Em nossa videoaula perceberemos mudanças e permanências que ocorreram no decorrer do tempo e o quanto o mapa, apesar de ser tão antigo é um instrumento precioso no auxílio da localização e transmissão de informações.

Vamos lá? Já pegou seu material? Não fique de fora dessa videoaula!

ATIVIDADE 1

1 – Você já se localizou com auxílio de um mapa? Já viu alguma pessoa utilizando essa representação gráfica?  Conte como foi sua experiência.

2 – No decorrer do tempo, inúmeras transformações ocorreram, principalmente aquelas relacionadas ao uso dos materiais utilizados para a confecção dos mapas.

Do seu ponto de vista, atualmente, quais são os modelos mais manipulados pelas pessoas?

ATIVIDADE 2

Este é o mapa da cidade de Goiânia.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/64/Administra%C3%A7%C3%B5es_Regionais_de_Goi%C3%A2nia.jpg

Que tal explorar o mapa da cidade? Acesse o link disponibilizado pela prefeitura de Goiânia e tente encontrar o seu bairro. 

Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2013/mapas/bairros_quadras_logradouros.pdf Acesso em 27/09/2021

ATIVIDADE 3

Hora da brincadeira! Confeccione o seu próprio mapa do tesouro e convide a sua família para seguir as pistas e encontrar o precioso prêmio. 

Vale lembrar, em seu mapa adicione o máximo de detalhes possíveis. Não se esqueça de adicionar o título, a legenda e se necessário a escala cartográfica. Boa diversão!


Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. 
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade. 
Referências:https://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2013/mapas/bairros_quadras_logradouros.pdf