Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 04/11/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
Os conhecimentos que temos hoje sobre os mapas são resultado de uma longa história. Sociedades muito antigas já faziam desenhos e mapas mesmo antes de desenvolverem a escrita.
Em nossa videoaula perceberemos mudanças e permanências que ocorreram no decorrer do tempo e o quanto o mapa, apesar de ser tão antigo é um instrumento precioso no auxílio da localização e transmissão de informações.
Vamos lá? Já pegou seu material? Não fique de fora dessa videoaula!
ATIVIDADE 1
1 – Você já se localizou com auxílio de um mapa? Já viu alguma pessoa utilizando essa representação gráfica? Conte como foi sua experiência.
2 – No decorrer do tempo, inúmeras transformações ocorreram, principalmente aquelas relacionadas ao uso dos materiais utilizados para a confecção dos mapas.
Do seu ponto de vista, atualmente, quais são os modelos mais manipulados pelas pessoas?
ATIVIDADE 2
Este é o mapa da cidade de Goiânia.
Que tal explorar o mapa da cidade? Acesse o link disponibilizado pela prefeitura de Goiânia e tente encontrar o seu bairro.
Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2013/mapas/bairros_quadras_logradouros.pdf Acesso em 27/09/2021
ATIVIDADE 3
Hora da brincadeira! Confeccione o seu próprio mapa do tesouro e convide a sua família para seguir as pistas e encontrar o precioso prêmio.
Vale lembrar, em seu mapa adicione o máximo de detalhes possíveis. Não se esqueça de adicionar o título, a legenda e se necessário a escala cartográfica. Boa diversão!
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante | (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade. |
Referências: | https://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2013/mapas/bairros_quadras_logradouros.pdf |