You are currently viewing Geografia – Hierarquia Urbana

Geografia – Hierarquia Urbana

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

https://www.freepik.com/free-vector/road-city-isometric-scenery-with-birds-eye-view-signalized-intersection-with-cars-modern-buildings-illustration_15331936.htm

HIERARQUIA URBANA — CLASSIFICAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS

O que é Hierarquia Urbana?

Hierarquia é uma ordem ou subordinação baseada nos níveis de importância.

Hierarquia das Cidades: Classificação pelo IBGE

O IBGE classifica as cidades brasileiras considerando seu poder de atração e influência sobre outras.

Classificações das Cidades Brasileiras pelo IBGE:

  • Metrópoles: São as cidades de grande porte que exercem influência sobre várias outras cidades. Ex: São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia.
  • Capitais Regionais: Cidades de grande e médio porte que exercem influência regional. Ex: Porto Velho.
  • Centros Sub-regionais: cidades com população inferior às capitais regionais, atraindo pessoas das cidades próximas. Ex: Rio Verde – GO.
  • Centros de Zona: Cidades menores com influência sobre algumas cidades vizinhas. Ex: Santa Helena de Goiás.
  • Centros Locais: Pequenas cidades sem influência sobre outras. Ex: Turvelândia – GO.

É importante saber que não há cidades melhores ou piores, apenas diferentes. Cada cidade tem suas particularidades, qualidades e desafios.

Metrópoles oferecem variedade de produtos e serviços, enquanto centros locais possuem baixos índices de violência e maior convivência comunitária. A hierarquia urbana é útil para estudos e planejamentos urbanos, mas é essencial considerar as necessidades e características específicas de cada cidade.

QUESTÃO 1

Agora você vai realizar atividades sobre o tema.

Responda em seu caderno a questão a seguir.

a) A cidade de Goiânia é classificada como uma metrópole. Explique o que isso significa.

QUESTÃO 2

OBSERVE O MAPA ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES NO SEU CADERNO

Fonte do mapa: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728_folder.pdf

As regiões de influência não estão distribuídas igualmente pelo território brasileiro. Há áreas mais concentradas e outras pouco concentradas.

a) Quais são as áreas do Brasil em que há maior concentração de metrópoles e capitais e centros regionais? E quais as áreas há pouco destes tipos de cidade?

b) Pesquise a razão desta concentração de grandes cidades em nosso país.

QUESTÃO 3

Para fazer a distinção entre uma metrópole e um centro local, é preciso observar elementos que caracterizam esses diferentes tipos de centros urbanos. Neste sentido, o distingue uma metrópole de um centro local é

(A) A presença de serviços públicos essenciais.

(B) O número de estabelecimentos comerciais, indústrias e ofertas de serviços.

(C) O poder de atração e de influência que uma cidade exerce sobre as outras.

(D) A proporção de áreas verdes por habitante.

QUESTÃO 4

Entender como as cidades se organizam em diferentes níveis de importância pode ajudar a planejar e melhorar as cidades. Isso é importante para usar bem o dinheiro e os serviços públicos. Uma das funções da hierarquia das cidades serve, 

(A) para usar o dinheiro e os serviços públicos da melhor maneira possível.

(B) para fazer as cidades competirem por mais investimentos.

(C) para mudar áreas antigas e deixá-las mais bonitas.

(D) para escolher onde construir mais casas e prédios.

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: Conhecendo Países?

Aqui você vai viajar por vários países da Ásia, Europa e América.


Autoria: Prof. Ma. Amarolina Ribeiro.
Formação: Mestrado em Ensino na Educação Básica — UFG
Licenciatura em Geografia e Pedagogia.
Componente Curricular: Geografia
Habilidades: (EF04GE05) – Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Referência bibliográfica: CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.

________. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.