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Geografia – Grandes deslocamentos populacionais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

A migração faz parte da história da humanidade, sendo motivada por diversos fatores de ordem econômica, social, cultural, climática, dentre outros. Observamos que ao longo do tempo alguns períodos destacam- se com maior fluxo migratório ocasionados pela necessidade de ocupação do território, pelas colonizações, por consequência dos conflitos políticos ou pelos avanços nos meios de transporte. 

Viagem – Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/01/23/16/57/globe-609225_960_720.jpg

Grandes deslocamentos populacionais

A migração faz parte da história da humanidade, sendo motivada por diversos fatores de ordem econômica, social, cultural, climática, dentre outros. Observamos que ao longo do tempo alguns períodos destacam- se com maior fluxo migratório ocasionados pela necessidade de ocupação do território causado pelas colonizações, as consequências das Grandes Navegações ou pelos avanços nos meios de transporte. 

Durante o período das Grandes Navegações (Séc. XV – XVII) os europeus incorporaram aos seus mapas o território americano, além de novas áreas na África e Ásia antes desconhecidas pela Europa. Ao passo que a colonização da América ocorria, muitos europeus migraram para o Novo Mundo e com avanço da ocupação desse continente a utilização de mão de obra escrava trouxe povos africanos de diferentes regiões para a América. 

Historiadores apontam que aproximadamente 10 milhões de pessoas foram forçadas a migrar da África para América, em decorrência da exploração da mão de obra escrava pelos europeus. Entre o século XV e XVIII, além do grande fluxo migratório de europeus e africanos para América, também houve a chegada dos europeus na Oceania. 

Já em meados do século XIX, devido a descoberta de ouro e dado o potencial agropecuária da Austrália, muitos europeus migraram para Oceania e outros tantos foram em direção a Europa em busca de melhores condições de vida.  No entanto, no século XX, devido às grandes guerras mundiais vivenciados um novo grande deslocamento de pessoas fugindo dos horrores do conflito, o Brasil recebeu japoneses, russos, italianos, ucranianos e alemães.

Atualmente os avanços tecnológicos, em especial no setor de transporte, facilitam os deslocamentos e impulsionam os processos migratórios. Os países desenvolvidos por serem mais industrializados e apresentar maior estabilidade econômica atraem muitos migrantes que buscam maior qualidade de vida fugindo da pobreza, fome extrema, intolerância política ou religiosa.

Responda as questões


Questão 01

Leia: 

O Brasil sempre contou com uma forte presença de imigrantes de diversas nacionalidades, e que contribuíram para a construção do país, tanto como mão de obra, como também do ponto de vista cultural. Em um período mais recente da história do Brasil, conforme dados apresentados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Hospedaria dos Imigrantes do Brás, importante centro de recepção de imigrantes, registra que cerca de 2 milhões de imigrantes foram hospedados entre o período de 1887 a 1978.

RODRIGUES, A. S. Imigrantes italianos, alemães e japoneses no Brasil durante o período da segunda guerra mundial. Disponível em:<museudaenergia.org.br/media/190097>. Acesso em 07, fev. 2022.

 

a) O texto retrata um momento específico da história brasileira onde recebemos um expressivo número de imigrantes europeus e asiáticos. Quais fatores aconteciam na Europa que motivaram a migração?

b) Dentre os diversos povos europeus e asiáticos que imigraram para o Brasil no período citado no texto, podemos destacar principalmente os migrantes de quais nacionalidades?


Questão 02

Fonte: Instagram @mpb_historia

A imagem faz referência a chegada de pessoas negras africanas no continente americano. Sobre o processo migrátorio referido na imagem, assinale a alternativa correta. 

(A) Durante o período da colonização européia na América, ocorreu a maior migração forçada da história da humanidade. 

(B) Durante a Segunda Guerra Mundial com a chegada de diversos povos europeus para o Brasil, principalmente de países envolvidos no conflito. 

(C) Em meados do século XVIII com advento da Revolução Industrial, diversos povos africanos migraram para o Brasil. 

(D) Com a expansão da globalização já no início do século XXI, os povos asiáticos migraram para o Brasil e vivenciamos o maior fluxo migratório da história.

Questão 03

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51110626>. Acesso em 15, fev. 2022.

A fuga de cérebro é um movimento migratório caracterizado pela migração de profissionais qualificados e especializados em suas áreas no mercado de trabalho, esses imigrantes contribuem com desenvolvimento e inovação tecnológica nos países de destino. São atraídos em decorrência do reconhecimento profissional e melhores salários oferecidos em países desenvolvidos, geralmente são emigrantes de países em desenvolvimento.

Em sua opinião os países desenvolvidos recebem todos os imigrantes da mesma forma?

Questão 04

A primeira metade do século XX é marcada por um intenso fluxo populacional, as pessoas fugiam da Europa e buscavam abrigo em outras regiões em decorrência:

(A) das Grandes Navegações

(B) das Grandes Guerras Mundiais 

(C) do Tratado de Madri 

(D) dos avanços tecnológicos

SAIBA MAIS

Aperte o play e vamos conhecer um pouco mais sobre os grandes deslocamentos populacionais.

Canal Geo Power “Atividade 02 – Deslocamentos populacionais – 8° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0urYG_YQqvE>. Acesso em 14, fev. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente curricular:Geografia
Habilidade:(EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana.
(EF08GE01-B) Relacionar os fluxos migratórios mundiais com os condicionantes físico-naturais, socioeconômicos com a atual distribuição da população mundial e em diferentes períodos históricos.
Referencial Teórico: ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. “Refugiados” e “Migrante”: Perguntas Frequentes. Diposnível em: <https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/>. Acesso em 07, fev. 2022.
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
_______________. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
DIAS, A. M. Vontade de saber História: 6° ano. 1° Edição. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
DILFIM, R. B. Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia para Comunicadores. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/05/Migracoes-FICAS-color_FINAL.pdf>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.JUNIOR, A. G. Os africanos no Brasil. Disponível em:<www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_II.php>. Acesso em 07, fev. 22.ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em 01, fev. 2022.
ERICONI, L. A história mundial é uma história de migrações. Disponível em:<https://www.politize.com.br/migracoes-historia-mundial/>. Acesso em 03, fev. 2022.
REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em 07, fev. 2022.
RODRIGUES, A. S. Imigrantes italianos, alemães e japoneses no Brasil durante o período da segunda guerra mundial. Disponível em:<museudaenergia.org.br/media/190097>. Acesso em 07, fev. 2022.