Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 03 de Junho de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje vamos compreender diferentes possibilidades de regionalização do espaço mundial.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Formas de representação e pensamento espacial: Regionalização do espaço mundial.
Regionalização do espaço mundial
Antes de começar a regionalizar o mundo, vamos recordar o significado de região que é um importante conceito geográfico. Compreendemos a regionalização como o agrupamento de elementos semelhantes do espaço geográfico a partir de critérios, é como dividir o espaço em partes que abrigam elementos iguais ou semelhantes, e ao dividir o espaço em partes formamos as regiões.
Existem diferentes possibilidades de regionalizar o mundo, podemos estabelecer critérios e dividir o nosso planeta de acordo com os interesses ou as necessidades de análise do agente regionalizador é possível estabelecer critérios físicos, sociais, econômicos, políticos, entre outros. Observe a seguir algumas regionalizações do espaço geográfico.
Continentes
As massas continentais são as terras que não estão cobertas pelas águas dos oceanos e são onde a maioria dos seres humanos estabelecem as suas moradias. Atualmente o planeta Terra está dividido em seis continentes, levando em consideração critérios de localização geográfica e histórico- cultural. Veja:
Figura I: Continentes. Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: <https://cdn.britannica.com/27/145627-073-F6D53204.gif>. Acesso em 06 de Maio de 2021.
Na Figura I observamos os seis continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida que também pode ser chamada de Antártica. Destacamos que a Europa e Ásia estão conectadas formando uma única massa de terras, é como se a Europa fosse uma península asiática, essa massa continental é conhecida como Eurásia que é ligada à África por uma estreita faixa de terra.
Por isso, essa proposta de regionalização também considera aspectos históricos e culturais. Europa, Ásia e África apresentam povos, língua, costumes e tradições bem diferentes, sendo assim a Europa é considerada um continente. Há quem diga que essa separação também é política, dado a influência da Europa que durante muitos anos abrigou países que dominaram a economia e a política mundial extrapolando seus interesses para além das suas fronteiras.
Os continentes também podem ser regionalizados de acordo com a visão que os europeus tinham do mundo ao longo da história. Essa proposta é eurocêntrica, pois privilegia a Europa e desconsidera a história dos povos antes do contato com os europeus, os continentes são classificados de acordo com sua integração ao “mundo” europeu e são divididos em Velho Mundo (Europa, Ásia e África), Novo Mundo (América) e Novíssimo Mundo (Oceania e Antártida).
Hemisférios
A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich (GMT) divide a Terra em hemisférios (metade de uma esfera), as linhas imaginárias traçadas na horizontal são as latitudes que tem seu ponto de partida na Linha do Equador (0°), já as linhas verticais são as longitudes e tem Greenwich (0°) como principal meridiano. Veja a Figura II:
Figura II: Hemisférios. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:World_map_Winkel_Tripel_proj-0deg_centered.svg>. Acesso em: 06 de Maio de 2021. (Adaptado)
Como exposto na Figura II, o mundo está dividido em quatro hemisférios a Linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul, o hemisfério Norte também é conhecido por Setentrional ou Boreal e o Sul por Austral ou Meridional. O Meridiano de Greenwich divide a Terra em mais dois hemisférios: Leste (Oriental) e Oeste (Ocidental).
Há quem compreenda o mundo em ocidental e oriental considerando aspectos históricos e culturais, determinando como ocidentais os países desenvolvidos com forte presença do cristianismo e orientais países asiáticos (com exclusão ao Japão) e demais nações que apresentem características culturais diferentes dos europeus e dos Estados Unidos.
Socioeconômico
Uma das possibilidades de regionalização que consideram os aspectos socioeconômicos é a divisão dos países do globo em países do Norte e do Sul. Essa proposta surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), mas se popularizou depois da Guerra Fria (1939 – 1989), no período da Nova Ordem Mundial, algumas alterações nesse intervalo foram propostas para reduzir as distorções na classificação dos países. Observe a Figura III, que apresenta a regionalização do mundo durante a Guerra Fria:
Figura III: Regionalização no período da Guerra Fria. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p.31.
Durante o período da Guerra Fria o mundo estava regionalizado em Primeiro Mundo (Países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (Países socialistas), Terceiro Mundo (Países capitalistas subdesenvolvidos). Essa divisão considera o contexto político da época, onde os Estados Unidos e a União Soviética travavam uma guerra política e ideológica. Após o conflito e a dissolução da União Soviética tal regionalização perde o sentido, mesmo assim não é incomum ouvir a expressão país de terceiro mundo para se referir a uma nação com fragilidade econômica.
Figura IV: Países do Norte e do Sul. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 32.
A localização geográfica, como podemos observar na Figura II, não é levada em consideração na Figura IV. Os países não estão divididos em Norte e Sul pela Linha do Equador, estão classificados de acordo com seus indicadores sociais e econômicos.
Os Países do Norte também são conhecidos como Desenvolvidos e apresentam economia forte, altos índices de desenvolvimento tecnológico e bons indicadores de qualidade de vida. Ressaltamos que acesso à saúde, saneamento básico, longevidade, educação (baixos índices de analfabetismo) e soberania alimentar indicam qualidade de vida da população.
Os Países do Sul apresentam acentuados problemas sociais, industrialização tardia, dependência tecnológica dos desenvolvidos e muita das vezes economia ligada ao setor primário. Devido a heterogeneidade desse grupo, alguns países foram classificados como Emergentes pois apresentam bons indicadores econômicos e indicadores sociais com índices questionáveis.
Visão Eurocêntrica
A Europa foi durante muitos anos uma região de forte influência sobre as demais nações, seu poderio econômico e militar a colocou em condição favorável para tanto. Por isso, algumas regionalizações que ainda utilizamos atualmente são eurocêntricas ao colocar a Europa em posição de destaque e utilizá- la como referência para estabelecer outras regiões.
A divisão do mundo em dois hemisférios como observamos na Figura II, considera a Inglaterra como ponto de partida para estabelecer o meridiano 0°, em Greenwich, cidade próxima a Londres, qualquer outra longitude poderia ser escolhida, mas não ao acaso essa localidade ficou em território europeu e inglês.
Em 1884 foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, capital dos Estados Unidos, a escolha demonstra o poderio da Inglaterra, que naquele período era a maior potência econômica do globo, e o poder de influência da Europa em cenário mundial, já que até os mapas, como o da Figura I, trazem esse continente no centro da representação.
A divisão do mundo em Oriente e Ocidente deveria apenas apontar em qual lado do horizonte o sol nasce (oriente) e se põem (ocidente), durante o período das grandes navegações, a Europa utilizou essa possibilidade de regionalização para determinar Oriente Próximo, Oriente Médio e Extremo Oriente. Atualmente ainda classificamos a região da Península Arábica como Oriente Médio, mesmo que ela não esteja na direção oriental do Japão, Austrália e de outros países, reforçando a Europa como centro do mundo ou referência para localização geográfica na Terra.
Atividade
Questão 1 – Procure na internet mapas ou gráficos que apresentem outras possibilidades de regionalização socioeconômica do espaço mundial.
Questão 2 – Responda as questões abaixo e registre as respostas no seu caderno.
a) De acordo com a Figura II o Brasil está presente em quantos hemisférios?
b) Em qual grupo o Brasil se enquadra na regionalização proposta na Figura IV? Justifique a sua resposta.
Habilidade estruturante: | (EF09GE14-A) Elaborar e interpretar diferentes formas de representações cartográficas com informações geográficas acerca da diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. (EF09GE14-B) Compreender através de mapas as regionalizações mundiais, como países do norte, do sul, orientais, ocidentais, Oriente Médio, África Subsaariana. |
Referências: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. Continente. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/continente/481047/recursos/149958>. Acesso em: 27 de abril de 2021. Países menos economicamente desenvolvidos. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/países-menos-economicamente-desenvolvidos/631890>. Acesso em: 27 de abril de 2021. Países mais economicamente desenvolvidos. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/países-mais-economicamente-desenvolvidos/631891>. Acesso em: 27 de abril de 2021. |