You are currently viewing Geografia – <strong>Emigrante, imigrante, refugiado ou deslocado interno?</strong>

Geografia – Emigrante, imigrante, refugiado ou deslocado interno?

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


A migração sempre esteve presente na história da humanidade, o homem moderno dispersou- se pelos continentes ocupando diferentes regiões em busca de alimento e lugares que possibilitasse a manutenção da sua vida. Atualmente os imigrantes e os refugiados deslocam-se por motivos diferentes, ainda que ambos estejam migrando a motivação e as condições desse processo migratório não são iguais.


Emigrante, imigrante, refugiado ou deslocado interno?

Os conceitos migratórios nos rodeiam cotidianamente, sejam pelas reportagens na televisão, internet ou nas aulas de Geografia. Mas, você já se perguntou quando aplicar o conceito correto para cada migração? 

Os termos emigrantes e imigrantes estão relacionados à migração internacional, que ocorre entre dois países, quando a pessoa deixa o seu país de origem é  considerada emigrante e no país em que ela estiver chegando será imigrante. Por exemplo, se você mora no Brasil e se muda para a Alemanha vai ser classificado no Brasil como emigrante e na Alemanha imigrante

Já os refugiados, de acordo com a Convenção de Genebra de 1951, são pessoas obrigadas a deixar o seu país em decorrência de sofrerem perseguição por motivos políticos, étnicos, religiosos, ideológicos ou catástrofes ocorridas por conta da força da natureza.  Os deslocados internos submetem- se à migração pelos mesmo motivos dos refugiados, porém, buscam abrigo dentro do seu próprio país. 

Quando o refugiado retorna espontaneamente para seu país de origem, ou é reconhecido como cidadão do país em que o acolheu, a condição de refugiado deixa de existir.

Não podemos confundir refugiado com imigrante ilegal, o segundo migrou de forma voluntaria, ainda que não houvessem boas condições de vida no seu país de origem. São considerados ilegais por não ter autorização para morar no país de destino, os Estados Unidos recebem muitos imigrantes ilegais que tentam entrar no país principalmente pela sua fronteira com o México. 

RESPONDA AS QUESTÕES

Questão 01

Leia:

Quando deixou Minas Gerais no início deste ano, Leo, de 23 anos, tinha um plano: tentar uma vida melhor nos Estados Unidos, como muitos de seus conterrâneos. Mas na última sexta-feira, 22, ele voltou ao Brasil em um voo no qual passou boa parte do tempo algemado nos pés, mãos e cintura após sete meses de um pesadelo americano, em que ficou o tempo todo detido em uma cadeia. “Nos colocaram em prisões de alta segurança e nos devolveram ao nosso país algemados. Eu, que sempre fui saudável, voltei tomando cinco antidepressivos e tive alopecia, metade do meu cabelo caiu. Foram sete meses de agonia e terror

ALESSI, G; ANDRADE, N. Deportação de brasileiros dos EUA dispara e já é mais que o dobro dos últimos três anos somados. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2021-10-27/deportacao-de-brasileiros-dos-eua-dispara-e-ja-e-mais-que-o-dobro-dos-ultimos-tres-anos-somados.html>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.

a) De acordo com o texto, qual fator motivou a migração do Léo para os Estados Unidos? 

b) Considerando os conceitos de emigrantes e imigrantes, descreva em qual país Leo seria reconhecido como emigrante e em qual seria imigrante. 

c) Leo seria nos Estados Unidos imigrante ou refugiado? Justifique sua resposta.


Questão 02

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Disponível em:<https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/#:~:text=S%C3%A3o%20pessoas%20que%20est%C3%A3o%20fora,direitos%20humanos%20e%20conflitos%20armados.>. Acesso em: fev. 23.

O texto cita a condição dos: 

(A) Imigrantes ilegais 

(B) Emigrantes 

(C) Refugiados 

(D) Imigrantes legais


Questão 03

Leia:

O congolês Moïse Kabagambe chegou ao Brasil em 2011 junto com seus três irmãos. Eles vieram em busca de segurança, em razão do conflito entre as etnias Hema e Lendu na República Democrática do Congo.

Mais de 10 anos depois, Moïse se tornou vítima da violência no Brasil. Em 24 de janeiro de 2022, o jovem foi espancado até a morte em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo relatos de familiares da vítima, o congolês foi agredido por cobrar duas diárias, que somavam R$ 200, de serviços prestados no estabelecimento.

A família de Moïse pertence à etnia Hema. O conflito étnico com o povo Lendu já causou mortes violentas, desnutrição e outras inúmeras dificuldades para o Congo, o maior país da África subsaariana.

Conforme parentes do rapaz, o pai dele tinha envolvimento com a política do país e se preocupava com a segurança da família. Em razão disso, decidiu que os filhos precisavam sair do Congo.

Moïse e os irmãos conseguiram status de refugiados no Brasil. Quando chegaram por aqui, logo foram acolhidos pela comunidade congolesa e foram recebidos por familiares que haviam chegado anteriormente.

Os garotos foram matriculados em escolas públicas, começaram a aprender o idioma e logo se adaptaram à vida em solo brasileiro.

LEMOS, V. A família achava que ele teria segurança no Brasil’: a morte do jovem congolês que causa comoção e revolta. Disponível em:<https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/02/01/a-familia-achava-que-ele-teria-seguranca-no-brasil-a-morte-do-jovem-congoles-que-causa-comocao-e-revolta.ghtml>. Acesso em: 01 de janeiro de 2022.

a) A reportagem afirma que “Moïse e os irmãos conseguiram status de refugiados no Brasil”, por que Moïse e os irmãos são considerados refugiados e não imigrantes?

b) As autoridades policiais ainda não concluíram que a morte do jovem congolês tenha ocorrido em decorrência da xenofobia, que é crime no Brasil, ainda assim você acredita que possamos estar diante de um caso de xenofobia? Justifique sua resposta.


Questão 04

Observe a charge do cartunista Benett e assinale alternativa correta: 

(A) Na charge podemos observar que os refugiados estão deixando seu país de origem em busca de melhores condições de vida e por isso encontram novas e agradaveis possibilidades no país de destino.

(B) A charge apresenta a necessidade de meios que permitam o deslocamento seguro dos refugiados do seu país de origem para o destino, pela ausência de placas publicitárias muitos ficam perdidos durante o caminho. 

(C) A charge retrata as dificuldades encontradas pelos refugiados quando são acolhidos por algum país, a xenofobia é uma realidade vivenciada pelos refugiados. 

(D) Na charge encontramos uma família de refugiados escolhendo qual será o melhor caminho a seguir.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e vamos curti esse vídeo irado sobre Imigrantes, refugiados e deslocados internos.

Canal Geo Power “Atividade 01- Migração- 8° Ano“. Disponível em <https://youtu.be/y2sM7Rupeg0> acesso em 15 fev 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana.
Referência bibliográfica:ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. “Refugiados” e “Migrante”: Perguntas Frequentes. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
_______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
DILFIM, R. B. Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia para Comunicadores. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/05/Migracoes-FICAS-color_FINAL.pdf>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.
ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em 31 de janeiro de 2022.
REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.