You are currently viewing Geografia – Desenvolvimento tecnológico no Japão

Geografia – Desenvolvimento tecnológico no Japão

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Desenvolvimento tecnológico no Japão

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

A robótica é um dos campos no qual o Japão mais se destaca. Qual a relação entre o envelhecimento populacional do Japão e o avanço tecnológico em robótica e automação? Que impactos sociais e econômicos essa integração de robôs pode trazer para o país?

QUESTÃO 02

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(EF09GE18-A) Identificar os locais com maior desenvolvimento  industrial e tecnológico na Europa, Ásia e Oceania, relacionando-os com os usos de recursos naturais e fontes de energia destes continentes.
Matriz de habilidades essenciais:Localizar e analisar as regiões com maior desenvolvimento industrial e tecnológico na Europa, Ásia e Oceania, relacionando-as com os usos de recursos naturais e fontes de energia locais.
Referências:CUNHA, Guilherme Lopes da. As relações Brasil-China: Ciência, Tecnologia e Inovação no século XXI.  Orientador: Ingrid Sarti Tese (doutorado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional, 2017. Disponível em: <https://www.ie.ufrj.br/images/IE/PEPI/teses/2017/Guilherme%20Lopes%20da%20Cunha.pdf>. Acesso em 05 de nov. de 2024.

MOURA, Rafael. Industrialização, desenvolvimento e emparelhamento tecnológico no leste asiático: os casos de Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China. Rio de Janeiro, INCT/PPED, CNPq, FAPERJ, CAPES, Ideia D, 2021. Disponível em: <https://inctpped.ie.ufrj.br/pdf/livro/Industrializacao_Desenvolvimento_e_Emparelhamento_Tecnologico_no_Leste_Asiatico.pdf>. Acesso em 05 de nov. de 2024.